Notícias
Confira proposta vencedora do concurso de logo para clube de robótica do Campus Penedo
Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo) e Lidiane Neves
A Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo divulgou nesta quinta-feira, 15, o resultado do concurso cultural para a escolha do logotipo (nome e marca) do Clube Acadêmico de Robótica, conforme previsto no EDITAL Nº 01/2023.
Aberto a alunos, egressos e servidores, o concurso teve quatro propostas inscritas e a vencedora foi a do estudante Tacio de França Lopes, egresso da turma 2014 do extinto curso técnico em Açúcar e Álcool integrado ao ensino médio (CLIQUE AQUI para conferir a arte). A avaliação coube a uma comissão formada por seis servidores do Ifal Penedo e uma do Campus Maceió com conhecimento técnico na área de design gráfico e programação visual (CLIQUE AQUI para conferir os nomes).
Em sua proposta, Tacio explicou que “com o nome sugerido CABOT, representando Clube Acadêmico de Robótica, a logo traz elementos característicos do meio, desde a programação e Arduino aos chipsets das placas e engrenagens. A proposta apresenta a paleta de cores da marca juntamente com suas fontes características e disposição em background [fundo] branco e colorido”.
Para quem não conhece, Arduino é uma plataforma constituída de hardware e software que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos. Já o chipset (conjunto de chips) citado pelo estudante corresponde a um dos principais componentes de uma placa-mãe, parte central responsável pela comunicação entre a memória e o processador de um computador.
Na avaliação da banca, um dos pontos levados em conta foi a aplicabilidade da marca em diferentes possibilidades. “Se houver necessidade de usá-la na versão preta/branca e escala de cinza, por exemplo, ela funcionará super bem, sem perder identidade. Com relação à redução mínima, também permite a visualização sem grandes perdas. Ou seja, a marca CABOT é, sem dúvidas, a que vai ter melhor uso na prática”, destacou a servidora Poliana Urtiga, técnica em Design.
Outra membro da banca, a professora de Informática, Alana Messias, ressaltou que os elementos retratados relacionados à área foram bem escolhidos, sem pesar visualmente, assim como a sigla proposta faz sentido, em referência ao termo bot/robot. “Observamos também que a proposta do Tacio limitou menos a ideia de um robô apenas físico, e ressaltou outros elementos importantes, como a programação que faz um robô funcionar”, completou a docente.
Como prêmio, Tacio será contemplado com um headphone (fones de ouvido), além do certificado de vencedor do concurso. O estudante também deverá assinar o Termo de Cessão de Direitos Autorais (Anexo II do EDITAL do concurso), para que o Ifal Penedo tenha o uso pleno da arte, por prazo indeterminado.
“O logotipo escolhido passa então a simbolizar o Clube Acadêmico de Robótica do Campus Penedo e será utilizado em eventos, apresentações, documentos, materiais impressos, camisas, vídeos e publicações nas redes sociais do clube e da instituição de ensino”, explica o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Oberlan da Silva, professor que coordenará as atividades do CABOT.