Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Confira proposta vencedora do concurso de logo para clube de robótica do Campus Penedo
conteúdo

Notícias

Confira proposta vencedora do concurso de logo para clube de robótica do Campus Penedo

Aberto a alunos, egressos e servidores, concurso recebeu quatro propostas de arte; avaliação coube a uma comissão formada por sete membros
publicado: 15/06/2023 21h32, última modificação: 16/06/2023 09h10

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo) e Lidiane Neves

A Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo divulgou nesta quinta-feira, 15, o resultado do concurso cultural para a escolha do logotipo (nome e marca) do Clube Acadêmico de Robótica, conforme previsto no EDITAL Nº 01/2023.

Aberto a alunos, egressos e servidores, o concurso teve quatro propostas inscritas e a vencedora foi a do estudante Tacio de França Lopes, egresso da turma 2014 do extinto curso técnico em Açúcar e Álcool integrado ao ensino médio (CLIQUE AQUI para conferir a arte). A avaliação coube a uma comissão formada por seis servidores do Ifal Penedo e uma do Campus Maceió com conhecimento técnico na área de design gráfico e programação visual (CLIQUE AQUI para conferir os nomes).

Em sua proposta, Tacio explicou que “com o nome sugerido CABOT, representando Clube Acadêmico de Robótica, a logo traz elementos característicos do meio, desde a programação e Arduino aos chipsets das placas e engrenagens. A proposta apresenta a paleta de cores da marca juntamente com suas fontes características e disposição em background [fundo] branco e colorido”.

Para quem não conhece, Arduino é uma plataforma constituída de hardware e software que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos. Já o chipset (conjunto de chips) citado pelo estudante corresponde a um dos principais componentes de uma placa-mãe, parte central responsável pela comunicação entre a memória e o processador de um computador.

Na avaliação da banca, um dos pontos levados em conta foi a aplicabilidade da marca em diferentes possibilidades. “Se houver necessidade de usá-la na versão preta/branca e escala de cinza, por exemplo, ela funcionará super bem, sem perder identidade. Com relação à redução mínima, também permite a visualização sem grandes perdas. Ou seja, a marca CABOT é, sem dúvidas, a que vai ter melhor uso na prática”, destacou a servidora Poliana Urtiga, técnica em Design.

Outra membro da banca, a professora de Informática, Alana Messias, ressaltou que os elementos retratados relacionados à área foram bem escolhidos, sem pesar visualmente, assim como a sigla proposta faz sentido, em referência ao termo bot/robot. “Observamos também que a proposta do Tacio limitou menos a ideia de um robô apenas físico, e ressaltou outros elementos importantes, como a programação que faz um robô funcionar”, completou a docente.

Como prêmio, Tacio será contemplado com um headphone (fones de ouvido), além do certificado de vencedor do concurso. O estudante também deverá assinar o Termo de Cessão de Direitos Autorais (Anexo II do EDITAL do concurso), para que o Ifal Penedo tenha o uso pleno da arte, por prazo indeterminado.

“O logotipo escolhido passa então a simbolizar o Clube Acadêmico de Robótica do Campus Penedo e será utilizado em eventos, apresentações, documentos, materiais impressos, camisas, vídeos e publicações nas redes sociais do clube e da instituição de ensino”, explica o coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Oberlan da Silva, professor que coordenará as atividades do CABOT.