Notícias
Em processo de formação, primeira empresa júnior do Ifal Penedo participa de encontro
Um grupo de estudantes do curso superior em Química Industrial se uniu para formar a primeira empresa júnior (EJ) do Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo e já marcou presença no encontro de empreendimentos dessa natureza em atuação no Ifal. O evento, que está em sua segunda edição e tem como organizador a Pró-reitoria de Extensão (Proex), aconteceu na última quinta-feira, 10, no Campus Arapiraca, reunindo representantes das nove EJs do Ifal, três delas ainda em processo de formação.
Batizada de AquaSolo Análises, a empresa da unidade de Penedo atuará na realização de análises físico-químicas e microbiológicas da água e do solo. “Contaremos com a infraestrutura de laboratórios do campus, e nossa sede administrativa funcionará na sala da InovIFAL”, informou o aluno e presidente da EJ, João Igor Andrade, referindo-se à Célula Incubadora de Empreendimentos (CIE).
Outros cinco estudantes, todos dos 6º período de Química Industrial, formam a equipe da empresa: Letícia Souza (diretora de administração), Juci Alana (diretora de vendas), Joice Lima (diretora de projetos), Tacio Lopes (diretor de marketing) e Carlos Manoel (diretor de recursos humanos). Como orientadora dos trabalhos, o grupo contará com a professora Taciana Chaves, que é doutora em Engenharia Química e leciona disciplinas da área técnica nos cursos de nível médio e superior do Ifal Penedo, dentre elas, Tecnologia do Tratamento de Água e Efluentes e Microbiologia Industrial.
Para iniciar oficialmente suas atividades, a AquaSolo Análises precisa finalizar os trâmites de regulamentação junto ao Ifal e formalizar sua associação à Federação das Empresas Juniores do Estado de Alagoas (Fejea). “Nossa expectativa é que toda essa parte burocrática esteja resolvida até o final de agosto, permitindo que nossa empresa funcione plenamente”, prevê João Igor.
Evento integrador
O 2º Encontro de Empresas Juniores do Ifal trouxe uma programação diversa voltada ao fortalecimento do movimento empresarial júnior na instituição. Os participantes assistiram a palestras, nas quais puderam dialogar sobre o impacto das empresas juniores na formação de empresários e ouvir relatos de ex-integrantes sobre como a experiência em EJs contribuiu para suas carreiras.
O dia dedicado à integração dos empreendedores juniores incluiu a apresentação de uma nova instrução normativa sobre o registro e acompanhamento dessas atividades no Ifal e um momento com a Fejea. “Tivemos ainda uma palestra sobre o NIT [Núcleo de Inovação Tecnológica]”, acrescentou o aluno presidente da AquaSolo Análises. Ao final, representantes da Proex, da Fejea e das empresas do Ifal se reuniram para uma foto oficial com suas respectivas bandeiras e mascotes.
“Foi muito produtivo para nós participar desse evento, pois a troca de experiências que tivemos com as outras EJs agregou bastante na construção da nossa empresa. Do início ao fim, pude perceber o grande comprometimento que o Instituto tem com o movimento das empresas juniores. Aproveitamos para agradecer ao diretor-geral Felipe Thiago por todo o suporte que o Campus Penedo tem nos proporcionado”, destacou João Igor.
Das nove empresas participantes do encontro sediado pelo Campus Arapiraca, seis já atuam no mercado abrangendo as áreas de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Alimentos, Agronomia e Sistemas de Informação. Essas empresas proporcionam serviços e desenvolvem projetos especializados, oferecendo oportunidades únicas de interação com o mercado de trabalho. Para conhecê-las, acesse o site: mundodotrabalho.ifal.edu.br/empresa-junior.