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Histórico de Projetos

por Márcio Bomfim publicado 21/08/2019 15h02, última modificação 17/08/2021 13h10

Projetos - 2015 - 2018 - 2019 - 2020


PROJETOS 

LABFÍSICA – Do virtual para o real

 O projeto de extensão proposto “Lab. Física – Do Virtual para o real”, visa ajudar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a entender melhor os conceitos básicos da física através do uso de applets  de Física (aplicativos que simulam um experimento prático de Física) e questionários conceituais, facilitando o processo de transição dos alunos para o Ensino Médio. Além disso, permite ao Instituto fazer uma ponte científica com os alunos da escola pública municipal.

Coordenador: 

Prof. Msc. Jonathas Matias de Oliveira

Bolsistas

Mikael Lucas Lima Santos - 2º ano Curso Técnico em Edificações

Claudio Manoel Buarque Silva Filho - 2º ano Curso Técnico em Edificações

Jogos digitais como instrumento motivacional para aprendizagem em matemática

O projeto é uma forma de, através de jogos computacionais que envolvem matemática, fazer com que os alunos se sintam motivados para a aprendizagem nesta disciplina, uma vez que problemas como reprovação e até evasão são influenciados pela falta desta. Acreditamos que aluno motivado participa mais da aula, questiona mais e se relaciona melhor com os colegas, o que implica em passar mais tempo na escola.  São trabalhados ainda, comportamentos essenciais nesta disciplina como atenção, concentração, organização e decisão.

O projeto é executado no laboratório de informática do campus com 18 alunos do 6º ao 9º da Escola Municipal Liege Gama Rocha uma vez por semana com duração em média de 03 horas.

Coordenador

Prof. Enaldo Vieira de Melo

Bolsistas:

Edvilson Lessa Firmino Júnior

João Pedro de Araújo Lima

Reforço Escolar em Matemática

O projeto visa, na forma de reforço, dar suporte a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais e/ou estaduais, que possuem dificuldades na aprendizagem na matéria de matemática. Neste reforço são contemplados conteúdos não assimilados em seu cotidiano escolar bem como revisados aqueles não compreendidos em estudos anteriores. Os alunos com dificuldade são selecionados pelos professores das respectivas turmas.

O projeto é atualmente executado nas Escolas Municipais Liege Gama Rocha e Cláudio Daniel pelos bolsistas que ministram as aulas de reforço durante dois dias na semana cada, com uma média de 10 alunos por reforço em cada dia.

Coordenador

Prof. Enaldo Vieira de Melo

Bolsistas:
Edvilson Lessa Firmino Júnior
João Pedro de Araújo Lima

 

Projeto Horta Suspensa Escolar

O projeto Horta Suspensa Escolar visa conscientizar os alunos sobre o valor e importância que devemos ter com a natureza e o meio ambiente, enfatizando também a importância de uma alimentação com  produtos naturais e saudáveis, cultivando verduras e legumes e realçando o quão importante é o reuso de materiais recicláveis, como exemplo a garrafa PET, quando os mesmos poderiam ser jogados no ambiente e assim o prejudicando.

Coordenador:

Prof. Msc. Giancarlo Brito de Lyra Santos

Bolsistas:

Hugo Fernando Santos de Oliveira - 2°ano -Curso Técnico em Edificações

Jaciane França dos Santos - 2° ano - Curso Técnico em Edificações

CENTRO DE INSPEÇÃO VEICULAR COMUNITÁRIA

O projeto trata da realização de um estudo comunitário no que diz respeito aos acidentes veiculares registrados nos últimos 3 anos. Após o levantamento dos dados sera feita uma conscientização na comunidade em questão através da ministração de pequenos cursos, distribuição de panfletos, palestras, dentre outras formas de conscientização. Nesta conscientização serão tratados assuntos que dizem respeito a inspeção veicular e educação no trânsito, de modo a prevenir os acidentes estudados.

Este projeto visa pela minimização de acidentes assim como a preservação da vida através da implementação de técnicas e inspeções básicas que podem ser realizadas pelos próprios usuários (pilotos/motoristas). A comunidade a ser estudada é a do centro de Coruripe (Zequinha Azevedo) tendo em vista o grande fluxo de veículos automotores que circulam na mesma.

Coordenador

Professor Alex Aguiar

Bolsistas

Cicero Paulino de Oliveira

Eduardo dos Santos Mendes Ferreira

Circulando

Através deste projeto, alunas do Instituto Federal de Alagoas/Campus Coruripe ministrarão cursos de confecção de artesanato a partir de materiais descartáveis para alunos(as) de escolas públicas municipais. Além de desenvolver a consciência crítica, social e ecológica por parte dos envolvidos, espera-se com este projeto, contribuir para exercer o potencial criativo do aluno.

Coordenador

Professor Msc Maria José Oliveira

Bolsistas

Dainara Ferreira dos Santos

Gesiele Dias Lima

Cartografia escolar

O projeto Cartografia Escolar pretende avaliar as ferramentas utilizadas para o ensino da geografia, com foco nos temas relacionados à inteligência espacial (desenhos, mapas e maquetes) nas séries inicias do ensino fundamental de duas escolas municipais Coruripe/AL. A partir dessa avaliação, desenvolver/promover situações práticas e lúdicas que favoreçam o entendimento e que facilitem o aprendizado da linguagemcartográfica

Coordenador

Prof. Leopoldo Marcílio Gonçalves Souza

Bolsistas

HEMILLY STEPHANY DE MOURA SILVA

HUGO VITORIO DOS SANTOS

BULLYING: BRINCADEIRA OU AGRESSAO?

O “Bullying” é um problema na sociedade mundial, fenômeno em que jovens agridem e ameaçam o seu próximo, a partir de fenômenos como racismo, machismo e homofobia. Buscaremos discutir esses temas de forma articulada, a partir dos conteúdos da disciplina de Sociologia, estabelecendo uma relação de contribuição do IFAL com a formação humana/cidadã na cidade de Coruripe. Propomos a execução desse projeto na Escola Inácio de Carvalho, através da realização de debates para identificar manifestações do problema, discutir e buscar estratégias de como evitá-lo. Observando que as diferenças sociais existentes em nosso país estão cada vez maiores, e o tratamento desigual entre os próprios jovens – desde o espaço escolar, interfere em sua formação, podendo até estabelecer limites para seu sucesso no mercado de trabalho –  queremos, portanto, contribuir partindo do princípio de que somos todos responsáveis pelas mudanças que queremos ver no mundo, desde nossas relações na escola e em nossa cidade.

Coordenador

Prof. Msc. Geice Queila Lima Silva

Bolsistas:

ALANE KETLY SILVA SOUZA

JOEL ANGELINO RAMOS

Projetos de Extensão 2019 - 2020

PROJETOS

PROJETO: A leitura e a escrita como aliadas no combate ao Bullying
PERÍODO: de Abril a Novembro de 2019

 PROJETO: A leitura e a escrita como aliadas no combate ao Bullying
COORD.ª: JULIANA MELO: juliaramelo@hotmail.com 

BOLSISTA: LETÍCIA BELTRÃO
BOLSISTA: LAIS BELTRÃO
RESUMO: "A escrita como aliada no combate ao Bullying” é um projeto que busca, através da leitura e da escrita de textos (poemas, músicas, artigos de opiniões, relatos, entre outros), mitigar a prática e os efeitos do Bullying no ambiente escolar. Através de ações propostas pela orientadora e pelas bolsistas, busca-se estimular o poder da expressão verbal através da prática da escrita entre alunos que cursam o 9º ano na Escola Municipal Liege Gama, situada no município de Coruripe – AL. A proposta do projeto busca atender a diretriz de número IV do edital PROJET - Incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social, ambiental e política, formando profissionais cidadãos.


 PROJETO: Poetifal – percepções através da poesia
COORD.ª: JULIANA MELO: juliaramelo@hotmail.com 

BOLSISTA: PAULA WIDYANE
BOLSISTA: GENISSON SANTOS
 
RESUMO: O projeto consiste em promover oficinas com um grupo formado por 25 estudantes que estarão cursando o 1º ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Coruripe, AL. Nossa proposta objetiva transformar as dificuldades conteudísticas das disciplinas em objeto passível de reflexão por meio da linguagem literária. Os discentes terão a oportunidade de expor suas dúvidas e dificuldades escolares em textos literários, o que inclui a produção dos gêneros conto, poesia, crônica e cordel. Vemos nesta proposta que o projeto "Poetifal: percepções através da poesia", visa atender à diretriz de extensão número III: integrar o ensino e a pesquisa às demandas da sociedade, seus interesses e necessidades. Com uma proposta de trabalho interdisciplinar, esperamos do público-alvo não apenas a produção de literatura, mas também de promovermos uma conexão entre as áreas do conhecimento e o aprendizado dos alunos, levando-os à compreensão de que o conhecimento é múltiplo e as formas de obtenção também.

PROJETO: Matemática Com Jogos Digitais
PERÍODO: de Abril a Novembro de 2019

 COORD.: TIAGO MARINHO: tiaggomatt@hotmail.com

BOLSISTA: ÂNDERSON MARK
BOLSISTA: JAMESON WESLEY


RESUMO: O projeto Matemática através de jogos digitais vem por meio destes, contribuir para aprendizagem de conteúdos na disciplina de matemática, bem como desenvolver as capacidades necessárias para que o aluno possa aprendê-la. Grando (2004) ratifica esta ideia dizendo que estes jogos podem ser utilizados como instrumento facilitador da aprendizagem de estruturas matemáticas, às vezes de difícil percepção. Além disso, ativam e trabalham comportamentos essenciais na disciplina: atenção, concentração, organização, decisão (BORIN, 1996). Ainda, de acordo com Kamii e Joseph (1992), os jogos digitais estimulam e desenvolvem habilidades na criança, como o pensar de forma independente, contribuindo assim para o seu processo de construção do conhecimento lógico matemático. Portanto, além desenvolver os meios para a aprendizagem na disciplina, o projeto espera também colaborar na continuidade dos estudos dos discentes, evitando reprovações.


 PROJETO: Preparatório Olímpico em Matemática
COORD.: TIAGO MARINHO: tiaggomatt@hotmail.com

BOLSISTA: ÂNDERSON MARK
BOLSISTA: JAMESON WESLEY


RESUMO: O projeto em sumo visa dar preparatório para as Olimpíadas de matemática para alunos da rede pública da região, melhorando o desempenho dos próprios nas provas, e além disso fornecendo ao aluno conhecimento para que também venha a trabalhar e revisar assuntos importantes para sua formação além de proporcionar um ambiente de interação única e educativa para os próprios alunos.


 PROJETO: “RECONECTE-SE” – UM NOVO OLHAR PARA A TECNOLOGIA
COORD.: TAUAN AISLEY: tauan.anjos@ifal.edu.br

BOLSISTA: JOSÉ ALAN
BOLSISTA: JOSUE HENRIQUE


RESUMO: Visando revitalizar o ambiente informatizado, o presente projeto tem como objetivo oportunizar aos alunos e colaboradores da Escola municipal de Educação Básica Guttemberg Brêda Neto, localizada em Coruripe-AL, a formação no uso do computador garantindo que haja o incentivo do uso das tecnologias encontradas no ambiente escolar, com o intuito de despertar o interesse dos estudantes, sob um novo olhar para a tecnologia. O projeto realizará atividades práticas que envolvem o conhecimento das funções de cada componente do computador e o uso dos principais aplicativos. As atividades serão planejadas com o intuito de estimular habilidades de raciocínio lógico e uso de tecnologias educacionais. O projeto atende a diretriz da extensão no IFAL que é articular políticas públicas que oportunizem o acesso à Educação Profissional estabelecendo mecanismo de Inclusão, além da diretriz de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, constituindo um vínculo que estabeleça troca de saberes.


 PROJETO: TRABALHANDO FUNDAMENTOS DE DESENHO TÉCNICO COM A GEOMETRIA
COORD.ª: MARIA REGINA: regina.goncalves@ifal.edu.br

COLABORADOR(A) EXTERNO: ALLAN SOUZA
BOLSISTA: ELYSON VANDER
BOLSISTA: LAERTHE LUÍDE
VOLUNTÁRIO(A): DVILSON LESSA


RESUMO: O projeto intitulado Trabalhando Fundamentos de Desenho Técnico com a Geometria visa levar o conhecimento técnico sobre desenho projetivo e sua relação com a geometria, aos alunos de nonos anos, que pretendem adentrar nos cursos Edificações e Mecânica do IFAL Coruripe, a fim de que eles possam adquirir noções mínimas sobre desenho técnico a partir da fundamentação básica, que será apresentada com a geometria plana e espacial, buscando com isso minimizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no primeiro ano do curso. Desse modo espera-se que o Projeto possa contribuir para o desenvolvimento da sociedade, estabelecendo um vínculo de troca de saberes, conhecimentos e experiências entre os alunos do IFAL e estudantes das escolas municipais de Coruripe que almejam os cursos técnicos do Instituto, e com isso criando uma interação sistematizada do Ifal com a comunidade por meio da participação dos servidores e estudantes como prevê as diretrizes da Extensão no IFAL.


 PROJETO: Juventude explorando valores socioculturais em obras literárias
COORD.ª: GEICE QUEILA: silvageice@gmail.com 

COORD.ª ADJUNTO(A): CARLA CAROLINA: ccarolinamalta@yahoo.com.br 
COLABORADOR(A) EXTERNO: ALLAN SOUZA: allan.souzaqueiroz@ugent.be 

COLABORADOR(A) EXTERNO: ALLAN SOUZA
BOLSISTA: ELYSON VANDER
BOLSISTA: LAERTHE LUÍDE
VOLUNTÁRIO(A): DVILSON LESSA
 
 
RESUMO: Propomos uma ação de extensão conjugada à pesquisa social. Interessa-nos incentivar estudantes da Escola Municipal Engenheiro Guttenberg Breda Netto – Coruripe, a criar círculos de cultura, grupos de leitura e reflexão sociocultural, de obras literárias diversas, especialmente alagoanas. E, em parceria com a Coordenação Pedagógica local, realizar uma pesquisa-ação sobre a realidade socioeconômica e as práticas culturais da juventude, através de entrevistas, fichas de descobrimento, identificação de temas geradores nos círculos de cultura e avaliação permanente (GAJARDO, 1984; ARRAZOLA, L.; THIOLLENT, M., 2014; FREIRE, 2016). Buscamos atender a diretriz que indica “Integrar o ensino e a pesquisa às demandas da sociedade, seus interesses e necessidades, estabelecendo mecanismos que inter-relacionem o saber acadêmico e o saber popular”.


 PROJETO: CORAÇÃO DE ESTUDANTE – Renovando a esperança nos alunos de Lagoa Azeda
COORD.ª: MARIA JOSÉ: maria.design@hotmail.com 

BOLSISTA: ELVIS JOSAWQUIM
BOLSISTA: LESLYE LOHANNE
RESUMO: Quase dois anos após as chuvas que inundaram o povoado de Lagoa Azeda – pertencente ao município de Jequiá da Praia/AL – a população ainda sofre sequelas desta calamidade. Exemplo disso é a E.M. Eutíquio Quintela que ainda funciona em local improvisado: antigo depósito do mercado local, com acesso por escada íngrime e estrutura sem condições favoráveis para práticas escolares, causando prejuízos não apenas cognitivos mas, acima de tudo, emocionais. Diante deste cenário e, principalmente, pelo grande êxito das intervenções passadas do IFAL nesta escola, espera-se, por meio do projeto “CORAÇÃO DE ESTUDANTE–RENOVANDO A ESPERANÇA NOS ALUNOS DE LAGOA AZEDA”, proporcionar momentos de trocas, conhecimento e crescimento através de encontros semanais onde serão desenvolvidas atividades didáticas, lúdicas, recreativas, artísticas e culturais, fazendo com que os alunos sintam mais acolhidos e estimulados a vivenciar o ambiente escolar, contribuindo assim, para seu crescimento pessoal e cognitivo.