Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Extensão > Projetos
conteúdo

Projetos

por Márcio Bomfim publicado 21/08/2019 14h59, última modificação 21/08/2019 14h59

PROJETOS 2019 - ATUAL


PROJETOS

PROJETO: A leitura e a escrita como aliadas no combate ao Bullying
PERÍODO: de Abril a Novembro de 2019

 PROJETO: A leitura e a escrita como aliadas no combate ao Bullying
COORD.ª: JULIANA MELO: juliaramelo@hotmail.com 

BOLSISTA: LETÍCIA BELTRÃO
BOLSISTA: LAIS BELTRÃO
RESUMO: "A escrita como aliada no combate ao Bullying” é um projeto que busca, através da leitura e da escrita de textos (poemas, músicas, artigos de opiniões, relatos, entre outros), mitigar a prática e os efeitos do Bullying no ambiente escolar. Através de ações propostas pela orientadora e pelas bolsistas, busca-se estimular o poder da expressão verbal através da prática da escrita entre alunos que cursam o 9º ano na Escola Municipal Liege Gama, situada no município de Coruripe – AL. A proposta do projeto busca atender a diretriz de número IV do edital PROJET - Incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social, ambiental e política, formando profissionais cidadãos.


 PROJETO: Poetifal – percepções através da poesia
COORD.ª: JULIANA MELO: juliaramelo@hotmail.com 

BOLSISTA: PAULA WIDYANE
BOLSISTA: GENISSON SANTOS
 
RESUMO: O projeto consiste em promover oficinas com um grupo formado por 25 estudantes que estarão cursando o 1º ano do ensino médio da rede estadual de ensino de Coruripe, AL. Nossa proposta objetiva transformar as dificuldades conteudísticas das disciplinas em objeto passível de reflexão por meio da linguagem literária. Os discentes terão a oportunidade de expor suas dúvidas e dificuldades escolares em textos literários, o que inclui a produção dos gêneros conto, poesia, crônica e cordel. Vemos nesta proposta que o projeto "Poetifal: percepções através da poesia", visa atender à diretriz de extensão número III: integrar o ensino e a pesquisa às demandas da sociedade, seus interesses e necessidades. Com uma proposta de trabalho interdisciplinar, esperamos do público-alvo não apenas a produção de literatura, mas também de promovermos uma conexão entre as áreas do conhecimento e o aprendizado dos alunos, levando-os à compreensão de que o conhecimento é múltiplo e as formas de obtenção também.

PROJETO: Matemática Com Jogos Digitais
PERÍODO: de Abril a Novembro de 2019

 COORD.: TIAGO MARINHO: tiaggomatt@hotmail.com

BOLSISTA: ÂNDERSON MARK
BOLSISTA: JAMESON WESLEY


RESUMO: O projeto Matemática através de jogos digitais vem por meio destes, contribuir para aprendizagem de conteúdos na disciplina de matemática, bem como desenvolver as capacidades necessárias para que o aluno possa aprendê-la. Grando (2004) ratifica esta ideia dizendo que estes jogos podem ser utilizados como instrumento facilitador da aprendizagem de estruturas matemáticas, às vezes de difícil percepção. Além disso, ativam e trabalham comportamentos essenciais na disciplina: atenção, concentração, organização, decisão (BORIN, 1996). Ainda, de acordo com Kamii e Joseph (1992), os jogos digitais estimulam e desenvolvem habilidades na criança, como o pensar de forma independente, contribuindo assim para o seu processo de construção do conhecimento lógico matemático. Portanto, além desenvolver os meios para a aprendizagem na disciplina, o projeto espera também colaborar na continuidade dos estudos dos discentes, evitando reprovações.


 PROJETO: Preparatório Olímpico em Matemática
COORD.: TIAGO MARINHO: tiaggomatt@hotmail.com

BOLSISTA: ÂNDERSON MARK
BOLSISTA: JAMESON WESLEY


RESUMO: O projeto em sumo visa dar preparatório para as Olimpíadas de matemática para alunos da rede pública da região, melhorando o desempenho dos próprios nas provas, e além disso fornecendo ao aluno conhecimento para que também venha a trabalhar e revisar assuntos importantes para sua formação além de proporcionar um ambiente de interação única e educativa para os próprios alunos.


 PROJETO: “RECONECTE-SE” – UM NOVO OLHAR PARA A TECNOLOGIA
COORD.: TAUAN AISLEY: tauan.anjos@ifal.edu.br

BOLSISTA: JOSÉ ALAN
BOLSISTA: JOSUE HENRIQUE


RESUMO: Visando revitalizar o ambiente informatizado, o presente projeto tem como objetivo oportunizar aos alunos e colaboradores da Escola municipal de Educação Básica Guttemberg Brêda Neto, localizada em Coruripe-AL, a formação no uso do computador garantindo que haja o incentivo do uso das tecnologias encontradas no ambiente escolar, com o intuito de despertar o interesse dos estudantes, sob um novo olhar para a tecnologia. O projeto realizará atividades práticas que envolvem o conhecimento das funções de cada componente do computador e o uso dos principais aplicativos. As atividades serão planejadas com o intuito de estimular habilidades de raciocínio lógico e uso de tecnologias educacionais. O projeto atende a diretriz da extensão no IFAL que é articular políticas públicas que oportunizem o acesso à Educação Profissional estabelecendo mecanismo de Inclusão, além da diretriz de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, constituindo um vínculo que estabeleça troca de saberes.


 PROJETO: TRABALHANDO FUNDAMENTOS DE DESENHO TÉCNICO COM A GEOMETRIA
COORD.ª: MARIA REGINA: regina.goncalves@ifal.edu.br

COLABORADOR(A) EXTERNO: ALLAN SOUZA
BOLSISTA: ELYSON VANDER
BOLSISTA: LAERTHE LUÍDE
VOLUNTÁRIO(A): DVILSON LESSA


RESUMO: O projeto intitulado Trabalhando Fundamentos de Desenho Técnico com a Geometria visa levar o conhecimento técnico sobre desenho projetivo e sua relação com a geometria, aos alunos de nonos anos, que pretendem adentrar nos cursos Edificações e Mecânica do IFAL Coruripe, a fim de que eles possam adquirir noções mínimas sobre desenho técnico a partir da fundamentação básica, que será apresentada com a geometria plana e espacial, buscando com isso minimizar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes no primeiro ano do curso. Desse modo espera-se que o Projeto possa contribuir para o desenvolvimento da sociedade, estabelecendo um vínculo de troca de saberes, conhecimentos e experiências entre os alunos do IFAL e estudantes das escolas municipais de Coruripe que almejam os cursos técnicos do Instituto, e com isso criando uma interação sistematizada do Ifal com a comunidade por meio da participação dos servidores e estudantes como prevê as diretrizes da Extensão no IFAL.


 PROJETO: Juventude explorando valores socioculturais em obras literárias
COORD.ª: GEICE QUEILA: silvageice@gmail.com 

COORD.ª ADJUNTO(A): CARLA CAROLINA: ccarolinamalta@yahoo.com.br 
COLABORADOR(A) EXTERNO: ALLAN SOUZA: allan.souzaqueiroz@ugent.be 

COLABORADOR(A) EXTERNO: ALLAN SOUZA
BOLSISTA: ELYSON VANDER
BOLSISTA: LAERTHE LUÍDE
VOLUNTÁRIO(A): DVILSON LESSA
 
 
RESUMO: Propomos uma ação de extensão conjugada à pesquisa social. Interessa-nos incentivar estudantes da Escola Municipal Engenheiro Guttenberg Breda Netto – Coruripe, a criar círculos de cultura, grupos de leitura e reflexão sociocultural, de obras literárias diversas, especialmente alagoanas. E, em parceria com a Coordenação Pedagógica local, realizar uma pesquisa-ação sobre a realidade socioeconômica e as práticas culturais da juventude, através de entrevistas, fichas de descobrimento, identificação de temas geradores nos círculos de cultura e avaliação permanente (GAJARDO, 1984; ARRAZOLA, L.; THIOLLENT, M., 2014; FREIRE, 2016). Buscamos atender a diretriz que indica “Integrar o ensino e a pesquisa às demandas da sociedade, seus interesses e necessidades, estabelecendo mecanismos que inter-relacionem o saber acadêmico e o saber popular”.


 PROJETO: CORAÇÃO DE ESTUDANTE – Renovando a esperança nos alunos de Lagoa Azeda
COORD.ª: MARIA JOSÉ: maria.design@hotmail.com 

BOLSISTA: ELVIS JOSAWQUIM
BOLSISTA: LESLYE LOHANNE
RESUMO: Quase dois anos após as chuvas que inundaram o povoado de Lagoa Azeda – pertencente ao município de Jequiá da Praia/AL – a população ainda sofre sequelas desta calamidade. Exemplo disso é a E.M. Eutíquio Quintela que ainda funciona em local improvisado: antigo depósito do mercado local, com acesso por escada íngrime e estrutura sem condições favoráveis para práticas escolares, causando prejuízos não apenas cognitivos mas, acima de tudo, emocionais. Diante deste cenário e, principalmente, pelo grande êxito das intervenções passadas do IFAL nesta escola, espera-se, por meio do projeto “CORAÇÃO DE ESTUDANTE–RENOVANDO A ESPERANÇA NOS ALUNOS DE LAGOA AZEDA”, proporcionar momentos de trocas, conhecimento e crescimento através de encontros semanais onde serão desenvolvidas atividades didáticas, lúdicas, recreativas, artísticas e culturais, fazendo com que os alunos sintam mais acolhidos e estimulados a vivenciar o ambiente escolar, contribuindo assim, para seu crescimento pessoal e cognitivo.