Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Extensão > Programas
conteúdo

Programas

por Márcio Bomfim publicado 21/08/2019 14h57, última modificação 21/08/2019 14h57

Programas 

 PROGRAMA: ARTIFAL: NÓS DA ARTE - DESATANDO BARREIRAS
COORD.ª: MARIA JOSÉ: maria.design@hotmail.com 

BOLSISTA: CRISLY SANTOS
BOLSISTA: KAMILA DOS SANTOS
BOLSISTA: RAYANE SANTOS
BOLSISTA: ANDRÉ FILHO
BOLSISTA: FERNANDO DO NASCIMENTO
BOLSISTA: GABRIELY SILVA
BOLSISTA: SAMELA BARBOZA
BOLSISTA: ANA ESTHEFANE
RESUMO: Este projeto surgiu a partir de uma experiência exitosa em uma das ações de extensão ofertada pelo IFAL/campus Coruripe no ano de 2018, onde alunas voluntárias e com formação em dança, se propuseram a compartilhar suas vivências e competências artísticas com um grupo de alunas do 1º ciclo do ensino fundamental da Escola Municipal Manoel Cecílio de Jesus. Diante dos excelentes resultados, ancorados na eficácia e eficiência, propomos alargar os meios de interação entre o IFAL e a sociedade através de práticas que contribuam para a construção da cidadania. Tais práticas consistem em intervenções culturais nesta escola, através de diferentes linguagens de expressão artística. Vale ressaltar que esta escola fica na periferia da cidade e seus alunos pertencem a uma camada social menos favorecida e que, dificilmente, seus alunos teriam a oportunidade de vivenciar a arte através de ações que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar, o comunicar.


 PROGRAMA: MC: PONTAL+LIMPO - Mobilização Social através da Educação, Conscientização e Cidadania
COORD.ª: MARIA JOSÉ: maria.design@hotmail.com 

BOLSISTA: NATALY BORGES
BOLSISTA: GILTON LIMA
BOLSISTA: VANESSA SANTOS
BOLSISTA: JAMES SILVA
RESUMO: Dando continuidade ao programa executado com êxito no ano de 2018, o Instituto Federal de Alagoas/campus Coruripe se propõe a estender as ações, anteriormente realizadas no centro da cidade, para o povoado de Pontal de Coruripe. Trata-se de uma pequena vila de pescadores, distante a 7 km da cidade, porém manteremos o foco na coleta seletiva onde também serão beneficiados os associados da ASCAMARE – Associação dos Catadores de Material Reciclável São José. O povoado é composto por aproximadamente 5.000 habitantes, onde sua população vive basicamente da pesca e do artesanato feito com a palha do Ouricuri. Através do Know-how da experiência passada, condensaremos as ações de EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO e LOGÍSTICA nesta nova proposta. Apesar do local pitoresco, com praias bucólicas e povo acolhedor, é latente o problema do lixo que se espalha por todo a comunidade que, somado à falta de saneamento básico, contribui para críticas o que afeta no turismo local.


 PROGRAMA: MC: “GENTILEZAS AO VENTO - ENTRE NESTA ONDA” - Por uma humanização dos espaços públicos em Pontal de Coruripe
COORD.ª: MARIA JOSÉ: maria.design@hotmail.com 

BOLSISTA: IRANILDO JUNIOR
BOLSISTA: MARIA RITA
BOLSISTA: LARISSA MARIA
BOLSISTA: HELTON MICHEL

 

RESUMO: O presente projeto dialoga com outra ação do programa “MINHA COMUNIDADE”, onde ambos transitam pela mesma seara referente à problemática que envolve o ecossistema. Enquanto um contempla questões pertinentes à coleta seletiva do lixo, aqui pretendemos debruçar pelos meandros da humanização e de práticas de higiene e saneamento básico. Pelas ações aqui propostas, pretendemos transformar a imagem do espaço público da comunidade que está desprestigiada pelos infortúnios causados pela falta de saneamento básico. Através de ações que envolvem palestras para os diversos públicos e faixas etárias, oficinas, confecção de placas educativas ambientais, mutirões de limpeza nas praias e espaços públicos, dentre outros, pretendemos motivar e incentivar a população a manter seu habitat mais limpo e saudável. Baseado no conceito, amplitude e altruísmo da palavra GENTILEZA, esperamos contribuir para o desenvolvimento da consciência social, ambiental e política, formando cidadãos críticos e conscientes.