Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Extensão > Programas > Histórico de Programas
conteúdo

Histórico de Programas

por Márcio Bomfim publicado 21/08/2019 15h04, última modificação 21/08/2019 15h04

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO “ARTIFAL"

Coordenador(a) do Programa

Profa. Msc. Maria José Oliveira

Descrição

AÇÃO 1 CINE CLUBE DO PONTAL

O projeto “Cine Clube do Pontal”, inserido no programa ARTIFAL, surgiu da necessidade de divulgar e valorizar a cultura do nosso país, muitas vezes preterida por produções estrangeiras. Nosso foco é a produção cinematográfica brasileira que, principalmente nas últimas décadas, adquiriu respaldo e mérito próprios, sendo reconhecida internacionalmente. Apesar deste visível crescimento, seu público maior ainda concentra-se em grandes centros urbanos, com suas salas de exibição normalmente alojadas em suntuosos shoppings e centros comerciais. Sendo assim e prezando pela democratização cultural, escolhemos a comunidade do Pontal de Coruripe para receber, quinzenalmente, exibições públicas de produções nacionais. As sessões acontecerão intercaladas, ora no mirante do Farol do Pontal, ora na sede da Associação Comunitária. Nesta última, além da exibição, ocorrerá um debate com o público direcionado.

Orientador: Profa. Msc. Maria José Oliveira

Bolsistas: Vitória Clara Ferreira Lessa e Eduardo Osório Tenório Cavalcanti Silva

Voluntários: Laysa Pollyana dos Santos; Mickelly Vitória Silva Lira de Melo; Rayanny Maria Ferreira Alves e Ríllary Maria Ferreira Alves

 

AÇÃO 2 Artefatos em Solda

A produção de Artefatos de metais, arames de diversas espessuras com componentes de maquinas usadas, tais como porcas arruelas e engrenagens entre outros, utilizando solda elétrica e solda oxiacetilênica, consistindo na criação de ornamentos para servirem de adornos e obras de arte utilizando a criatividade e intuição inventiva de alunos do curso de soldagem com a utilização de peças usadas e produtos oriundos de oficinas mecânicas e ferros velhos, sendo estes utilizados como matéria prima para a confecção de ornamentos. Tal projeto faz com que o aluno do curso de soldagem além de praticar e aprimorar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula consiga por em prática tais conhecimentos na confecção de artefatos de sucata nos mais variados tipos de metais dando um destino nobre a componentes de maquinas usadas que não estavam sendo mais utilizadas e iria se liquefizer tornando mais uma vez matéria prima, dos mais variados materiais utilizada na indústria metal mecânica.

Orientador: Eduardo Henrique Viana de Sousa

Bolsistas:

Klevis e Jefferson  

Voluntário Leandro.

AÇÃO 3 CULTURA EM ALAGOAS: CAMINHOS DA HISTORIA DO POEMA

Orientador: Prof. Msc. Geice Queila Lima Silva

Bolsistas:

EDILAINE LIMA CUNHA

YASMIN KEILA ROGERIO DO NASCIMENTO

 

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO “MINHA COMUNIDADE 

Coordenador(a) do Programa

Gustavo Dória Lima

Descrição

O projeto Minha Comunidade realizado no Campus Coruripe visa, em linhas gerais, desenvolver ações de sustentabilidade e inclusão digital em comunidades situadas no entorno do município de Coruripe.

Para tanto, serão realizadas oficinas de instalações elétricas, as quais visam elaborar kits didáticos para a orientação e qualificação da comunidade no entorno escolar em pequenos reparos em instalações elétricas, bem como para o uso seguro e racional da eletricidade em suas residências.

Será desenvolvido, também, projeto para estabelecer procedimentos que proporcionem o consumo sustentável de energia elétrica e água, reduzindo os desperdícios, aumentando a eficiência dos processos e gerando uma consciência voltada à sustentabilidade. Além disso, o projeto de fabricação de sabão vai permitir a reutilização de óleo de cozinha para uso na confecção de sabão, além de orientar a população local a respeito do descarte de pilhas e baterias e os danos causados ao meio ambiente. No tocante à inclusão digital, serão fornecidos cursos de informática básica para comunidades situadas no entorno do município.

As disciplinas ministradas no Campus para os cursos Integrado em Edificações e Subsequente em Soldagem possuem relação com os referidos projetos, assegurando ainda mais a importância da realização do Minha Comunidade em Coruripe.

AÇÃO 1 Práticas Sustentáveis para o Consumo de Energia

Este projeto, integrante do Programa Minha Comunidade, tem como objetivo conscientizar os moradores do Conjunto Habitacional Nelson Costa, localizado no município de Coruripe-AL, a respeito do consumo sustentável de energia elétrica e de água em suas residências, buscando assim uma redução nos custos destes serviços. Em parceria com a Associação de Moradores daquele conjunto habitacional foram selecionadas 50 residências para a realização de análise de consumo de energia elétrica e água, consultoria para redução do referido consumo e levantamento de dados pré e pós aplicação das ações.

Orientador: Prof. MSc. Jonathas Matias de Oliveira

Bolsistas

Leonildo da Silva Neto

Maria Cecíllia Ferreira Filho

AÇÃO 2 OFICINAS DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Elaboração de kits didáticos para a orientação e qualificação da comunidade no entorno escolar em pequenos reparos em instalações elétricas, bem como para o uso seguro e racional da eletricidade em suas residências.

Orientador: Prof. Msc. EVERT ELVIS BATISTA DE ALMEIDA

Bolsistas

CLAYTON FIRMINO DA SILVA

CLAUDIO CANDIDO DA SILVA

AÇÃO 3 Descarte de pilhas e baterias e Reaproveitamento de Óleo de Cozinha para Fabricação de Sabão

Este projeto tem como principal objetivo informar a população sobre importância da reutilização do óleo na preservação do meio ambiente. O óleo de cozinha quando descartado de maneira inadequada pode contaminar, mares, mananciais, solos, entre outros, uma vez que um litro de óleo descartado de maneira incorreta pode contaminar milhares de litros de água, assim como o descarte inadequado de pilhas e baterias que podem contaminar os rios através da liberação de metais tóxicos como o chumbo e o cádmio que são acumulativos no organismo e podem causar diversas doenças, como câncer e neurológicas. O município de Coruripe, além de litorâneo, encontra-se inserido na bacia hidrográfica do Rio Coruripe, Rio Poxinzinho, Rio Adriana, Rio Lagoa do Pau, Rio Piauí, entre outros, os quais, dão origem a riachos e açudes. Este projeto visa, portanto, a orientação da população para preservação dos mananciais, os quais são de fundamental importância para a população local.

Orientador: Prof. MSc. Paulo Silva

Bolsistas

Alisson Dantas dos Santos

José Jamison Barbosa Xavie

 AÇÃO 4 INFORMÁTICA NA COMUNIDADE

A disseminação dos meios digitais(computadores e smartphones) veem avançando a cada dia no cotidiano das pessoas, seja no entretenimento com redes sociais, na educação ou no trabalho. A ação do projeto Informática na Comunidade oferta cursos de informática àqueles pessoas afastadas das tendências digitais que desejam adentrar no universo das possibilidades da informática. O projeto busca experimentar uma abordagem moderna de ensino de informática, colocando o foco dos cursos ofertados nas novidades das mídias sociais, nos serviços online, nas  ferramentas úteis à educação e nas tarefas do dia-dia. Essa é uma mudança significativa em relação a abordagem tradicional que tem o conteúdo do curso centrado nas ferramentas de escritório. O objetivo é fazer com que em um primeiro momento essas pessoas criem familiaridade com as tecnologias e passem a fazer o bom uso delas.

Orientador: Prof. MSc. Thiago Araújo S. de Oliveira

Bolsistas

Pablo Eduardo

Danilo Felipe Oliveira Silva