Você está aqui: Página Inicial > Campus > Arapiraca > Notícias > Ifal Arapiraca inaugura almoxarifado, passarela e poço artesiano com a presença da comunidade acadêmica e autoridades

Itens foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do deputado Paulão

por Roberta Rocha publicado: 25/03/2024 15h23, última modificação: 25/03/2024 16h07

Na última sexta-feira (22), o reitor do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, Carlos Guedes, e outros/as gestores/as institucionais estiveram no Campus Arapiraca, acompanhados/as do deputado federal Paulo Fernando dos Santos, conhecido como Paulão (PT/AL), para inaugurar novos espaços e equipamentos adquiridos com recursos de emendas orçamentárias destinadas pelo parlamentar alagoano à instituição.

O montante investido foi de aproximadamente R$300.000,00, correspondente à aquisição de mobiliário para laboratórios e biblioteca (R$51.450,00), televisores, suportes para televisores e lousas interativas para laboratórios (R$52.214,41), à construção da passarela (R$84.000,00) e do almoxarifado (R$107.420,66). Isso sem contabilizar os gastos com o poço artesiano, obra executada pela Companhia de Saneamento de Alagoas.

Autoridades fazem o desenlace da fita na entrada do almoxarifado

As inaugurações contaram com a participação de estudantes, servidores/as e dirigentes do Campus Arapiraca, que acompanharam os discursos sobre a importância dos itens recém-inaugurados para a comunidade acadêmica.

Em seus pronunciamentos, o ex-diretor-geral do campus, Fábio Ribeiro (representando na ocasião o diretor-geral Augusto de Oliveira, que não pôde estar presente), e a chefe do Departamento de Admistração da unidade de ensino, Juliana Pereira, traçaram panoramas dos desafios vivenciados até então sem os equipamentos em questão e os avanços conquistados com a chegada deles.

De acordo com a dirigente, ter uma instalação própria para o almoxarifado resultou, por exemplo, na liberação de espaços do campus para atender futuras demandas de administração escolar e estudantis. Hoje a gente tem um respiro de ter um almoxarifado organizado, moderno, bem cuidado, destacou Juliana.

PARCERIA ANTIGA

Reitor Carlos Guedes faz pronunciamento na inauguração do poço artesiano

O reitor Carlos Guedes, durante as inaugurações, agradeceu a parceria do deputado Paulão e seu olhar para a educação pública. Ele disse que a parceria com o parlamentar é reconhecida na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, considerando que, nos últimos anos, o deputado tem destinado recursos para o Ifal criar laboratórios, melhorar a infraestrutura de refeitórios e quadras poliesportivas etc.

Já o autor das emendas orçamentárias que beneficiaram também o Campus Arapiraca lembrou, em sua fala, que é fruto do ensino de qualidade da instituição, pois foi aluno da antiga escola técnica, a chamada Etfal, antes do processo de transformação em Instituto Federal. Sob aplausos, Paulão se comprometeu em continuar alocando recursos para fortalecer a educação pública.

Representante do grêmio agradece ao reitor e equipe pelas demandas atendidas Os esforços do parlamentar e de gestores/as do Ifal em atender as demandas institucionais, especialmente do alunado, foram reconhecidos pelo estudante Eduardo Felipe, representante do grêmio estudantil Dandara dos Palmares. “É um orgulho estar nesta instituição e também ter pessoas que já estiveram aqui e que já viveram essa realidade que a gente tem [...] lutando para que aquele aluno [em condições de vulnerabilidade] tenha acesso pleno à educação. A gente sempre vê os frutos que a Educação traz em diversas esferas“, apontou o discente, nos momentos finais do dia de inaugurações.