Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal assina ordem de serviço para construção de quadra coberta no Campus Marechal Deodoro

Solenidade reuniu parlamentar e diretores-gerais para inauguração de instalações da unidade
por Jhonathan Pino publicado: 02/10/2023 09h42, última modificação: 02/10/2023 09h53

O Campus Marechal Deodoro inaugurou na última sexta-feira (29), as reformas da quadra poliesportiva e da biblioteca da unidade. No mesmo dia, foi assinada a Ordem de Serviço para obra de construção de Quadra Coberta com vestiário, que deverá ser entregue em sete meses aos estudantes da unidade.

A cerimônia reuniu a equipe de gestão, servidores de todas as unidades do Ifal, além do deputado federal Paulão, que foi convidado pelo reitor Carlos Guedes, para a prestação de contas dos investimentos realizados pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a partir das emendas destinadas pelo parlamentar.Reitor Carlos Gudes faz prestação de contas dos mais de R$ 8 milhões destinados pelo deputado Paulão.JPG

Na ocasião, o reitor lembrou que o deputado Paulão é o parlamentar no país que destina mais recursos para as instituições federais de educação e que no momento, por meio de suas emendas, estão em construção equipamentos para práticas de esportes nos campi Piranhas e Viçosa, e que logo a unidade de Penedo também receberá uma nova quadra poliesportiva. Em Marechal, a ordem de serviço da construção do equipamento foi viabilizada por orçamento de quase R$ 1,6 milhões.Paulão recebe homenagem da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, com obras publicadas pelo Ifal.JPG

“Mais de R$ 8 milhões foram empenhados até o momento, contribuindo para o desenvolvimento de todas as unidades com laboratórios e equipamentos. Eu tenho orgulho de ter você como parte da história desta instituição, Paulão. Que você possa, em 2024, continuar ajudando ao Ifal, instituição no qual você estudou e que tem tanto carinho”, pontuou Carlos Guedes.

O parlamentar lembrou que iniciou sua trajetória profissional na antiga Escola Técnica, ao formar-se eletricista. “Quero ressaltar aqui a importância dos grêmios estudantis, eles representam coletivos, que no período em que estudei, eram proibidos. Uma época, de Regime Militar, em que a escola era só para meninos e tinha caráter militarizado. Em que existiam apenas dois campi, a Escola Agrotécnica de Satuba e a Escola Técnica de Maceió. Na década de 70, quem era oriundo de escola técnica, era a mão de obra barata. Hoje os técnicos têm a oportunidade de se organizarem e lutarem pelos seus direitos”, pontuou Paulão.

Bons filhos a casa tornamMarcos Vinícius apresenta obras em andamento nos campi Piranhas e Viçosa, além de Penedo, que será a próxima unidade a receber quadra coberta.JPG

Assim como Paulão, o fiscal de obras e engenheiro civil, Marcos Vinícius do Prado, compôs a mesa de honra da cerimônia e lembrou que sempre estudou em escolas públicas. Ele ressaltou que foi no antigo Cefet-AL que conheceu a melhor estrutura que uma escola poderia dar a sua vida.

“Esses equipamentos são destinados aos alunos. Eu tenho um carinho muito grande por essa unidade, porque fui aluno do mestrado, aqui em Marechal, como fui aluno a minha vida toda de escola pública. E ao entrar no Ifal, ainda no ensino médio, eu pude usufruir dos equipamentos que aqui já possuíam. Por isso eu queria externar a minha alegria, como ex-aluno, de estar aqui na assinatura desta ordem de serviço”, pontuou o engenheiro.

Obras entreguesBiblioteca foi reformada com recursos de emenda do Deputado Paulão

Na mesa de honra, Marcos Vinícius estava ao lado do representante da empresa contratada para a obra, DTL Construtora, do vereador do município de Marechal Deodoro, André Bocão, do diretor de unidade, Éder Souza e da arquiteta Jordânia do Nascimento Silva, representando a Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI).

Jordânia destacou que o Campus Marechal Deodoro inaugurava no dia a reforma da biblioteca, após a troca do piso e de melhorias na acessibilidade, orçada em mais de R$ 94 mil, além da quadra poliesportiva entregue no dia, após investimento de cerca de R$ 91 mil. Éder agradeceu o empenho dos colaboradores para a finalização da biblioteca e demais instalações entregues.Deputado Pauloão, Carlos Guedes e éder Souza conversam com representantes de Grêmio Estudantil do Campus Marechal Deodoro.JPG

“Gostaria de agradecer também aos alunos do Grêmio, que sempre estão à disposição, ao deputado Paulão e ao reitor Carlos Guedes. Guedes, você é um exemplo de organização. Hoje o agradeço pela parceria e seriedade no compromisso que tem conosco. Paulão, toda vez que você vem aqui é uma oportunidade de mostrar o que uma política séria pode significar para esta instituição. Ao ouvir os alunos, todas as vezes em que está aqui, a sua presença aqui não é só financeira, mas ela é pedagógica”, enfatizou Éder.

Reforma da quadra poliesportiva entregue custou mais de R91milO diretor-geral da unidade lembrou que as instalações vão atender a mais de mil adolescentes, vindos de 19 municípios. Número que tende a crescer com a oferta de novos cursos, técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Instrumentos musicais, já no próximo ano, além do planejamento de cursos de nível superior no futuro próximo.

André Bocão ressaltou a importância do Ifal para o município. “Eu lembro muito bem quando soubemos da implantação do campus em Marechal, há 27 anos. Ficamos muito felizes, porque sabíamos que iríamos receber uma instituição séria e que iria contribuir para a formação de ótimos profissionais”, recordou o legislador.