Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió inaugura Laboratório Compartilhado de Pesquisa e Inovação

Ifal Maceió inaugura Laboratório Compartilhado de Pesquisa e Inovação

Laboratório visa integrar pesquisadores das diversas áreas do conhecimento
por Gabriela Rodrigues publicado: 08/05/2023 19h05, última modificação: 15/05/2023 09h37
Exibir carrossel de imagens Colab foi inaugurado nesta segunda-feira no Ifal Maceió.

Colab foi inaugurado nesta segunda-feira no Ifal Maceió.

Gestores, docentes e alunos do Ifal Maceió participaram nesta segunda-feira, 08/05, da inauguração do  Laboratório Compartilhado de Pesquisa e Inovação - Colab, um complexo composto por salas e equipamentos voltados para o desenvolvimento de projetos, protótipos e capacitações, que visa integrar os pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, não só do campus Maceió, mas de outros campi do Ifal, outras instituições de educação, o setor produtivo e a comunidade.

Professores Alisson Nascimento e Juliana AguiarNa ocasião, professores do campus Maceió falaram da importância do espaço compartilhado para a criação e circulação do conhecimento. O professor de eletrotécnica Alisson Nascimento fez a demonstração do robô Lampião, um dos produtos criados pelo Grupo de Pesquisa em Redes Inteligentes - GPRI, desenvolvido para combate à proliferação do coronavírus, durante a pandemia de covid-19. O professor também apresentou os equipamentos e instalações do Colab.

A professora Juliana Aguiar, do laboratório de práticas artesanais, apresentou trabalho desenvolvido com materiais reaproveitados a partir de experiências e produções desenvolvidas no Colab, e o professor Jorgito, de Eletrotécnica, falou da alegria em ver a interação da Eletrotécnica com as outras áreas tecnológicas, a partir de experiências multidisciplinares em benefício da comunidade, desenvolvidas no laboratório.

Emendas favoreceram criação do laboratório

Deputado Paulão e reitor Carlos GuedesA inauguração do Colab contou com a presença do deputado Paulo Fernando dos Santos (Paulão), autor de emendas orçamentárias que favoreceram a realocação de espaços no Ifal Maceió e a criação de novas estruturas para desenvolvimento da pesquisa e inovação no Instituto, como o Colab.  Paulão, que falou da honra de ser ex-aluno da Etfal, no ano de 1971, e acompanhou o processo de transformação dos antigos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) em Institutos Federais, reforçou seu compromisso em continuar lutando pela educação em Alagoas e de propor emendas orçamentárias que ampliem os investimentos destinados ao Ifal.

O evento também foi marcado pela fala do reitor do Ifal Carlos Guedes, que traçou um panorama histórico sobre desafios vivenciados pelo Instituto nos últimos anos, em sua gestão: pandemia, restrições orçamentárias e funcionamento de campi em sedes provisórias foram alguns dos desafios apontados que, no entanto, não impediram o Instituto de avançar em pesquisa em inovação, em meio a dificuldades. “Não foi fácil, mas conseguimos obter o primeiro laboratório de inovação da nossa instituição. O Ifal agradece a parceria do deputado Paulão, que viabilizou recursos para o Colab, e que é um parceiro não só do nosso Instituto, mas do crescimento de fortalecimento da educação pública no Estado de Alagoas”.

Educação pela verdade

O diretor do Campus Maceió, Damião Augusto, aproveitou a ocasião para falar de ações do governo federal que recolocam a educação pública como prioridade no país.  “A reconstituição do orçamento, o aumento do valor das bolsas  e até o aumento da aceitação das vacinas entre a população são alguns sinais de avanço não só para a educação, mas para o país. E vemos um processo educacional de conscientização e combate às notícias falsas, que representam uma falta de respeito com a verdade e a sociedade. O país está voltando a uma normalidade em que a população e as instituições têm compreendido a realidade dos fotos, e vemos o quanto à educação tem sido importante neste processo”, avaliou o gestor do campus.

O Colab

Inauguração do Colab teve estudantes, gestores e alunosO Laboratório Compartilhado de Pesquisa e Inovação do Campus Maceió, tem como objetivo ser um espaço para o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias inovadoras, de forma compartilhada, por servidores e estudantes de diversas áreas e campi do Ifal. O laboratório contará com uma série de (equipamentos e ferramentas) que possibilitam a criação de protótipos e outros tipos de trabalho próprios da cultura maker, tais como cortadora a laser, impressoras 3D, drone, máquina CNC, balcão para solda.

Além disso, o Colab dispõe de três espaços distintos e intimamente conectados: uma sala de estudos, com mesas, computadores, televisão e prateleiras; uma sala de reuniões, com mesa ampla, cadeiras, televisão e aparelho para projeção; e uma oficina de produção, em que ficam instalados os equipamentos e ferramentas de criação e prototipagem.