Você está aqui: Página Inicial > O Ifal > Extensão > Editais > Tutoriais do SIGAA Extensão > Substituir membro da equipe
conteúdo

Substituir membro da equipe

por Dilliani Oliveira publicado 01/10/2020 09h00, última modificação 10/01/2023 16h54

Fluxograma do Processo

Substituir um aluno numa ação de extensão

Primeiramente preencha o FORMULÁRIO DE SUBSTITUIÇÃO DE PARTICIPANTES DE ATIVIDADE DE EXTENSÃO e encaminhe por e-mail ao Coordenador de Extensão do Campus e à Proex. Se possível, realize a substituição no início do mês para evitar dificuldades com o pagamento das bolsas.

Anexe o Formulário no SIGAA (Ações de Extensão >Listar minhas ações > Anexar Fotos)

Substituir um aluno no SIGAA Extensão

Acesse o SIGAA módulo Extensão

Docente: Acesse o sistema SIGAA > Portal do Docente > menu superior Extensão > Ações de Extensão > Gerenciar Equipes Organizadoras >

TAE: Acesse o sistema SIGAA > módulo Extensão > Gerenciar Minhas Ações > Membros do Projeto > Equipe Organizadora

Para substituir um aluno, primeiro deve-se finalizar a participação do anterior e posteriormente cadastrar o substituto.

Excluir / remover um membro da equipe. A Proex entende o aluno faz jus ao certificado pelo tempo que permaneceu no projeto. Somente excluir o aluno que nunca tenha comparecido às atividades.

Finalizar a participação de um aluno - Localize o aluno a ser substituído na lista de membros da equipe e clique no ícone para finalizar a participação. Fique atento às datas, o novo participante só poderá iniciar no dia seguinte à finalização do anterior.

Cadastro do substituto - Clique no ícone , localizado na extremidade da barra azul com o nome da ação (Projeto / Curso). Preencha os dados do novo membro da equipe. Use as abas superiores para escolher discente, no tipo de membro (Docente / servidor / discente / Participante Externo). Conclua clicando em “Confirmar Cadastro”.

Quando o substituto já está na equipe. Para tornar um aluno voluntário Bolsista, primeiro você deve finalizar a participação do aluno como voluntário . Em seguida, cadastre novamente o aluno como bolsista. * Atente para as datas de início e fim de cada participação (como voluntário e como bolsista). O aluno nessa situação terá direito a 2 certificados, sendo um do período em que foi voluntário e o outro, como bolsista.

Corrigir datas - para corrigir as datas de início ou fim da participação de qualquer membro clique no ícone , corrija as datas e clique “Confirmar Alteração” para salvar.

Algumas dúvidas frequentes:

  • Mesmo substituindo o aluno no sistema SIGAA eu ainda tenho que enviar o formulário por e-mail?

Resposta: SIM, pois o sistema SIGAA não avisa que ocorreu a substituição. O Coordenador de extensão e a Proex precisam dessa informação para efetuar o pagamento correto das bolsas.

  • Tenho que anexar o formulário de substituição como foto?

Resposta: SIM. No momento o sistema só aceita fotos como anexo, mas em breve isso será corrigido. 

  • Posso usar o mesmo raciocínio para encerrar a participação de outros membros da equipe como servidores voluntários ou colaboradores externos?

Resposta: SIM

  • Posso usar o mesmo raciocínio para alterar o coordenador da ação?

Resposta: NÃO. No caso da troca de coordenador, quando for possível, o campus e a PROEX devem ser previamente consultados e autorizar a mudança.