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Enviar Relatório de Ação de Extensão

por Dilliani Oliveira publicado 01/10/2020 09h05, última modificação 25/01/2023 14h28

Fluxograma do processo

Cadastrar Relatório Final

Docente: Acesse o sistema SIGAA > Portal do Docente > menu superior Extensão > Relatórios > Relatórios de Ações de Extensão >

TAE: Acesse o sistema SIGAA > módulo Extensão > Gerenciar Minhas Ações > Relatórios > Relatórios de Ações de Extensão

Clique no ícone (Cadastrar Formulário de Conclusão) para iniciar o preenchimento do Relatório Final de cada ação.

Caso tenha sido enviado um relatório parcial da ação, o usuário tem a opção de importar as informações salvas no relatório parcial (Formulário Parcial), facilitando o preenchimento. Para isso, no final da página, clique em “Importar Dados do Relatório Parcial”. A página será recarregada com as informações do relatório parcial.

Ação Sustentável – Em caso de atividade ou conteúdo ministrado relacionados à sustentabilidade, Marque SIM. Mesmo que na proposta não tenha sido marcada esta opção, a comprovação poderá ser descrita em Atividades Realizadas ou em Resultados Obtidos: Qualitativos. 

Ação Empreendedora – Marque SIM se houver direcionamento que incentive o empreendedorismo. A comprovação deverá ser descrita em Atividades Realizadas ou em Resultados Obtidos: Qualitativos.

Esta Ação foi realizada – Caso marque NÃO, abrirá um campo para informar o motivo. Os demais campos permanecem visto que a atividade pode ter ocorrido por um período.

Detalhamento das atividades desenvolvidas:

Atividades Realizadas - Descreva sucintamente todas as atividades realizadas, conforme a proposta inicial da ação. 

Resultados Obtidos: Qualitativos - Descreva a satisfação do público, os produtos gerados, as metas alcançadas etc. Inclua as ações de sustentabilidade e empreendedorismo, quando necessário.

Resultados Obtidos: Quantitativos - Números. Números de inscrições, publico atingido, municípios alcançados, oficinas realizadas etc.

Dificuldades Encontradas - Relate os problemas que prejudicaram ou impediram o desenvolvimento das ações propostas.

Ajustes Realizados Durante a Execução da Ação - Descreva todas as modificações feitas no cronograma inicial proposto, citando os motivos.

Público real atingido - informe o número de pessoas (comprovadamente) beneficiadas por essa ação (não atribuir números estimados).

Total de concluintes (apenas para cursos)* - informe a quantidade de pessoas que concluíram (mesma quantidade que o campus informou no Sistec no momento da finalização do curso).

* Apenas para Projetos - marque o que se aplica em:

- Outras ações realizadas vinculadas ao projeto

-nApresentação do projeto em eventos de extensão

- Produção acadêmica gerada

Convênios e Contratos - Se a atividade deu origem a um convênio com o Ifal, informe o número. Veja aqui a lista atualizada de convênios do instituto.

Detalhamento de utilização dos recursos financeiros – informe o total das bolsas recebidas, incluir o valor no campo “contrapartida do campus”, quando este for o responsável pelo pagamento das bolsas.

Satisfação dos Beneficiados pela Ação de Extensão - informe a quantidade de respondentes e a quantidade por tipo de resposta. O percentual será calculado automaticamente pelo Sistema.

Parcerias – informe todas as parcerias, mesmo as que já tenham sido informadas na proposta, pois podem ter ocorrido desistências. Anexar os comprovantes.

Membros da Equipe – Preencha esse campo com atenção, pois as informações dos certificados são vinculadas a esses dados. Primeiro verificar se todos os participantes da ação estão listados, incluindo os que saíram ou foram substituídos, e conferir as datas de início e fim da participação nas atividades. Se houver divergência, primeiro corrigir esta informação antes de enviar o relatório final (veja aqui como Substituir membro da equipe). As informações já preenchidas podem ser salvas clicando em “Salvar (Rascunho)” ao final da página. O coordenador da atividade deve informar a Carga Horária (Ch Dedicada) de cada membro da equipe. Os membros substitutos / substituídos e devem ter CH proporcional ao tempo de participação. 

Anexar Arquivo com outros detalhes da execução da ação – anexe fotos ou outros arquivos que comprovem a realização da ação, a critério do coordenador.

Lista de Participantes do Projeto, Curso/Evento – Não é necessário. Caso haja lista de presença, anexar como arquivo. Os participantes dos cursos já foram cadastrados no Sistec.

Após conferir todos os dados, clique em “Enviar Relatório”. Utilize os ícones para VER um relatório enviado e para Editar/Enviar um rascunho.

Conforme o fluxo do processo, após 10 dias do envio, verifique se o relatório foi aprovado ou se há pendências.

Os certificados só são liberados pelo sistema após o envio do Relatório Final de cada ação.

Algumas dúvidas frequentes:

  • Ações canceladas também devem enviar o relatório?

Resposta: SIM

  • Ações que não iniciaram devem enviar relatório?

Resposta: SIM

  • Membros da equipe que saíram antes da conclusão da ação tem direito a certificado?

Resposta: SIM, mas para isso devem ser incluídos no relatório final com carga horária proporcional ao tempo de participação na atividade.