Você está aqui: Página Inicial > Campus > Viçosa > O Campus > História

História

por Acássia Deliê publicado 11/03/2019 17h11, última modificação 16/04/2020 00h13

CONHECENDO NOSSO PANORAMA HISTÓRICO

Situado na Zona da Mata alagoana, a 88 km de Maceió-AL, especificadamente na região serrana dos quilombos, próximo à principal via de acesso do município – a rodovia AL 210 – na Rua Mota Lima, Centro, S/N, o Campus Viçosa dispõe de uma área de 5.658,84 m2 e tem uma abrangência que envolve, além da cidade de Viçosa, os municípios de Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto e Pindoba.

Sua história teve início com a doação, pelo então prefeito Flaubert Torres Filho, da atual edificação, onde funcionava a escola São José, que pertencia à prefeitura municipal e foi doada ao governo Federal para a implantação do Campus Viçosa.

O então Reitor Sérgio Teixeira Costa autorizou o funcionamento a partir de fevereiro de 2014, quando ali aconteceu uma aula inaugural e oferta dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec (2014 – 2017), com 12 turmas nos cursos de Libras, Administração Escolar, Espanhol, Encanador, entre outros. Na ocasião, estavam presentes diversas autoridades, entre elas: o Reitor do IFAL, professor Sérgio Teixeira Costa; o Ministro dos Esportes, senhor José Aldo Rebelo Figueiredo; o Pró-Reitor de Pesquisa, professor Carlos Henrique Almeida Alves; o Pró-Reitor de Ensino, professor Luiz Henrique de Gouvêia Lemos; o Pró-Reitor de Extensão, professor Altemir João Secco; o Diretor-Geral do Campus Viçosa, professor Valdomiro Odilon Pereira; os Diretores-Gerais de diversos Campi, representados pelo Diretor-Geral do Campus Piranhas, professor Ricardo Albuquerque Aguiar; o Prefeito do Município, senhor Flaubert Torres Filho; o Desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, alguns vereadores representados pelo Presidente Câmara Sydney Moura Brandão Vilela, entre outras autoridades e representantes da sociedade civil do município, além da presença de estudantes, pais e servidores da instituição.

Aula inaugural do Campus

Ainda em 2014, especificadamente em junho, o Campus Viçosa foi autorizado a funcionar como Campus Avançado, ocasião essa ocorrida em Brasília com a presença da Presidenta Dilma Roussef, do Reitor Sérgio Teixeira e do Diretor-Geral do Campus Valdomiro Odilon Pereira.

Os cursos iniciais do Campus Avançado Viçosa foram: Administração (2014-atual) e Informática (2014-2016), ambos na modalidade subsequente. No ano seguinte, houve a expansão com os cursos do Pronatec, com turmas nas cidades de Chã Preta, Cajueiro, Mar Vermelho e Capela. Entre os anos de 2015 a 2017, foram ofertados cursos no Programa Mulheres Mil do IFAL, que era vinculado ao Pronatec e tinha como objetivo promover a inclusão educacional e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Em agosto de 2016, o Campus Avançado Viçosa foi transformado em Campus e passou a ofertar o Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática para Internet, que permanece vigente, com oferta de vagas para os turnos matutino e vespertino.

A estrutura do Campus, desde a sua origem, possui 10 salas de aulas, 03 salas administrativas, 01 bloco de banheiro masculino e 01 feminino, 01 sala de professores, 01 auditório com capacidade para 105 pessoas (com área de apoio), 01 biblioteca/sala de vídeo, 01 copa, 01 pátio coberto e, atualmente, possui 03 laboratórios de informática.

Atualmente o Campus assiste a cerca de 500 estudantes ofertando educação pública, gratuita e de qualidade, como meio de mudança social e inserção no mundo do trabalho no estado de Alagoas, na região e nas cidades de abrangência. Ainda neste ano de 2020, o Campus irá passar por uma reforma e ampliação, orçada em 4,6 milhões.