Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Três estudantes do Ifal Satuba recebem menção honrosa na OBMEP

Três estudantes do Ifal Satuba recebem menção honrosa na OBMEP

11 alunos do Campus participaram da 2ª fase da 16ª edição da olimpíada
por Pedro Barros publicado: 20/01/2022 14h54, última modificação: 16/10/2023 10h59

Saiu nesta terça-feira (18) a lista de estudantes premiados na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Onze alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba participaram da competição e três deles receberam menção honrosa: Déborah Hadassa, do 2º ano A de Agroindústria; Diogo Oliveira, do 2º ano B de Agropecuária; e Aléxsia Daryane, do 2º ano A de Agropecuária.

Também participaram da 2ª fase os alunos: Alan da Silva Santos, Clarisse Tereza da Silva Santos, José Nicolas dos Santos, Larissa Tauanny Ferreira Feitosa, Laynara Fernanda de A. Albuquerque, Maria Eduarda de Souza Nascimento, Natanael de Lacerda Pereira e Roberto Matheus Nunes dos Santos.

Preparação e conquistas

O professor Flávio Paciência conta que, apesar dos desafios impostos pela pandemia, a equipe de matemática do campus Satuba conseguiu realizar as provas da 1ª fase de forma remota e realizar aulas preparatórias, com resoluções de questões de provas anteriores. "Isso mostra que todo esforço e dedicação dos nossos alunos e professores valeu a pena e nos motiva ainda mais a trabalhar e incentivar nossos alunos a participarem das diversas olimpíadas do conhecimento", ressalta.

O professor Adriano Araújo parabeniza os participantes. "Todos que participaram desse desafio estão de parabéns. Tenho certeza que plantamos uma semente e que colheremos ainda mais frutos. Em especial gostaria de parabenizar aos alunos que já neste primeiro ano do projeto conseguiram suas menções honrosas. Estou muito feliz por vocês e podem contar com o nosso apoio para os próximos desafios", comemora.

Prêmios e Programa de Iniciação Científica

Os prêmios para alunos de instituições públicas consistem em 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata, 4,5 mil de bronze e até 46,2 mil menções honrosas, além de kits didáticos e a possibilidade de participar, como bolsista, do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) em universidades.

Os alunos medalhistas são agraciados com o Programa de Iniciação Científica, mas como alguns desistem de participar, por motivos diversos, aqueles que receberam menção honrosa também podem ser bolsistas, desde que matriculados na rede pública por todo o ano de 2022. De acordo com a organização, a substituição é feita considerando a classificação na 2ª fase da OBMep e a disponibilidade de vagas.

Para se candidatar ao programa, é necessário que o agraciado com menção honrosa faça a pré-inscrição até o dia 10 de março de 2022. Caso seja selecionado, um Coordenador Orientador (CO) da região entrará em contato já a partir de 10 de março.

Em caso de dúvidas, entre em contato com .

Com colaboração de Jhonathan Pino (Departamento de Comunicação e Eventos - Ifal).