Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal tem colecionadores de medalhas entre os 82 estudantes premiados da 16ª OBMep

Anderson Gabriel Falcão e Ana Beatriz Furlan relatam o resultado do esforço de anos de estudos

por Jhonathan Pino publicado: 19/01/2022 18h30, última modificação: 21/01/2022 16h36

Oitenta e um estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foram premiados na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMep), cujo resultado foi divulgado nesta terça-feira (18) e teve Anderson Gabriel Falcão, do Campus Maceió, conquistando o ouro para a instituição.

Neste ano, a unidade de Maceió ainda obteve duas pratas, com Oswaldo Giacomo e Artur dos Anjos, além de sete bronzes, dos discentes Tácio Valmir, Matheus Pedro da Silva, Cindy Glaucielle, Leonam de Oliveira, Welbert da Silva, Athaide Belo e Rodrigo Severo.

O Campus Arapiraca conseguiu uma prata, de Fellipe Gabriel Vicente, e dois bronzes, dos estudantes João Paulo Barbosa e Allane Karine Ferreira. A unidade de Coruripe obteve uma prata, de Edeilson Costa e um bronze, com Thiago Ribeiro. Marechal Deodoro também comemora uma prata, de Ana Beatriz Furlan, e o Campus Palmeira dos Índios, por sua vez, conseguiu um bronze, de Felipe Porfírio.

Único vencedor da medalha de ouro no Ifal, nesta edição, Anderson comenta que há anos vem se preparando para eventos similares, principalmente por meio de livros e videoaulas. Mas ele também participou de curso de Matemática Olímpica, organizada por professores da Universidade Federal de Alagoas e com o apoio de outras instituições, como também foi bolsista do Programa de Iniciação Científica da própria OBMep.Anderson Gabriel Falcão tem duas dezenas de premiações e reconhecimento de menções honrosas obtidas nos últimos três anos..jpeg

Em 2018, quando eu fiz pela primeira vez a OBMep, então no primeiro ano, eu ganhei bronze. Daí, em 2019, eu entrei em um programa de iniciação científica, como bolsista. Ganhei bronze de novo e em 2020 eu tive uma bolsa também”, detalha o aluno de Informática do Campus Maceió, que nos últimos três anos  vem colecionando medalhas em olimpíadas de Matemática (Canguru, OBMep OAM e OMif); de Física (OBFep); Informática (OBI); Robótica (OBR); Química (OALQ); Ciências (ONC); Astronomia e Astronáutica (OBA) além da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog).

Também não foi a primeira vez que Beatriz, a medalhista de prata do Campus Marechal, participou da OBMep. Ainda no 9º ano do Ensino Fundamental, ela recebeu uma medalha de bronze, no nível 2 da competição, e também pôde participar do Programa de Iniciação Científica. Ao entrar no Ifal, ela obteve uma menção honrosa. Nos anos seguintes a aluna do curso técnico em Meio Ambiente, do Campus Marechal Deodoro participou da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) e da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), onde conseguiu uma medalha de bronze. Ana Beatriz Furlan é medalhista da OBMep desde o ensino fundamental.jpeg

Beatriz comenta que o auxílio dos professores Edvan Horácio e Edcarlos Pereira foram essenciais para as suas conquistas. “Durante todos anos no Ifal, tiveram alguns professores que me ajudaram muito. O Edvan foi meu orientador de Matemática e continuou ajudando, indicando material. Alguns colegas do campus, que também participavam da olimpíada, também ajudaram. Agora, nesse último ano, já terminando o quarto ano no Ifal, eu comecei a estudar mais, tanto Matemática, quanto Física, e deu no que deu”, comenta a estudante.

Um dos responsáveis pela preparação dos alunos na unidade, o professor Edcarlos relata que geralmente os interessados se encontram uma vez por semana, para aulas da disciplina, mas como em 2021 houve a política de distanciamento social, em razão da Covid-19, a preparação foi realizada pelo Google Sala de Aula, a partir de atividades com Google formulário, vídeos e desafios.

Além dos medalhistas acima, completaram a lista de premiados do Ifal, outros 65 alunos, que receberam menções honrosas, distribuídas para os campi Maceió (com 20  estudantes listados); Coruripe (11); Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo (cinco cada um); Santana do Ipanema (quatro); Batalha, Maragogi e Satuba  (três cada um); Marechal e Murici (dois cada um); Piranhas e Viçosa, com um premiado, cada. Confira o resultado completo aqui!

Prêmios e Programa de Iniciação Científica

Os prêmios para alunos de instituições públicas consistem em 500 medalhas de ouro, 1,5 mil de prata, 4,5 mil de bronze e até 46,2 mil menções honrosas, além de kits didáticos e a possibilidade de participar, como bolsista, do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) em universidades.

Os alunos medalhistas são agraciados com o Programa de Iniciação Científica, mas como alguns desistem de participar, por motivos diversos, aqueles que receberam menção honrosa também podem ser bolsistas, desde que matriculados na rede pública por todo o ano de 2022. De acordo com a organização, a substituição é feita considerando a classificação na 2ª fase da OBMep e a disponibilidade de vagas.

Para se candidatar ao programa, é necessário que o agraciado com menção honrosa faça a  pré-inscrição até o dia 10 de março de 2022. Caso seja selecionado, um Coordenador Orientador (CO) da região entrará em contato a partir de 10 de março.

Em caso de dúvidas? Entre em contato com pic@obmep.org.br.