Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Projeto de Extensão utiliza teatro como ferramenta de aprendizado
conteúdo

Notícias

Projeto de Extensão utiliza teatro como ferramenta de aprendizado

A iniciativa contempla crianças de creche da cidade de Satuba
publicado: 08/07/2019 13h42, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Alunos colaboradores do projeto

Alunos colaboradores do projeto

Por Vitória Magalhães, estagiária de Jornalismo

O projeto de extensão “O teatro e o lúdico como ferramentas do conhecimento”, coordenado pela professora de Artes, Valeska Duarte, atua, desde abril, na Creche Casulo Dr. Celestino Chagas, em Satuba, e em atividades de conscientização, no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. Com o objetivo de contribuir com o acesso à literatura e atividades culturais, o grupo traz representações feitas por alunos bolsistas e voluntários, que buscam integrar as práticas  artísticas ao aprendizado. 

O projeto integra o Artifal, Programa instituído pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) que está presente em outros campi. Também possui parceria com alunos bolsistas do Programa de Incentivo às Práticas Artísticas e Desportivas (Pipad), com o propósito de disseminar arte e valorização cultural à comunidade. 

Algumas atividades educacionais do campus Satuba contaram com intervenção artística do grupo, como o sábado letivo dedicado à discussão sobre os problemas ocasionados pelo uso de entorpecentes e a Gincana Cultural, que abordou a importância da conscientização ambiental. Para Valeska, as apresentações proporcionam experiências positivas, “trazem reconhecimento a eles”, ressaltou. 

As ações, protagonizadas pelos alunos, visam promover o protagonismo infanto-juvenil, colaborar com a formação de leitores conscientes e possibilitar o conhecimento, unindo o bem estar emocional ao potencial criativo dos envolvidos, proporcionando aprendizado de forma prazerosa. 

De acordo com o bolsista do projeto e aluno do curso médio-técnico em Agropecuária Cledeson Félix, as atividades contribuem com seu desenvolvimento como ator. Ele destaca o modo como as crianças recebem os estudantes durante as intervenções. “É muito lindo ver elas focadas naquilo que você está apresentando. No final de tudo, quando vamos executar as coreografias das músicas infantis, elas já mudam o comportamento e pulam de alegria. Quando é na hora de vir embora, elas vêm nos abraçar, são muito carinhosas”, concluiu.