Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Alcoolismo, tabagismo e outras dependências químicas serão tema deste sábado letivo (01/06)

Evento trará palestra, debate, depoimentos e atrações culturais
por Pedro Barros publicado: 30/05/2019 16h06, última modificação: 16/10/2023 10h58

Começa às 7h da manhã a programação do quarto sábado letivo de 2019 no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba. O tema dessa edição, “Alcoolismo, tabagismo e outras dependências químicas”, será abordado através de palestra, debate, depoimentos e atrações culturais.

A atividade está sendo organizada pelo Departamento de Assistência Estudantil (DAE), em parceria com os professores de Educação Física e Biologia, a Diretoria de Ensino (DE) e o Departamento de Apoio Acadêmico (DAA). Como palestrante convidado, o psicoterapeuta Paulo Campos Dias abordará A visão atual sobre a dependência química.

Além do espaço para debate e para depoimentos, o evento também reservou momentos para a exibição de um documentário, exposições de cartazes e apresentações musicais. “As atividades culturais são importantes para a aproximação dos alunos e das alunas com o tema proposto. O rap, por exemplo, é um gênero musical que está há anos chamando a atenção para diversos problemas sociais e é um tipo de música que os/as alunos/as gostam de ouvir e de produzir”, avaliou o chefe do DAE, Richard Plácido.

Richard, que faz parte da organização da atividade, considera urgente a discussão sobre o assunto nas escolas e destaca sua preocupação com o envolvimento cada vez mais precoce dos jovens com diversos tipos de drogas, lícitas e ilícitas. “Acreditamos no papel fundamental da escola de dialogar frente a frente com os/as discentes para que haja um entendimento mútuo desta questão tão fundamental para toda a sociedade. Esperamos que os/as discentes tenham autonomia para debater este tema com a escola, mas também com a sociedade, para que os índices de violência e de dependência química diminuam”, pontuou.

A programação do sábado temático pode ser acessada aqui.