Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Criatividade e Meio Ambiente são destaque na 11ª Gincana Cultural
conteúdo

Notícias

Criatividade e Meio Ambiente são destaque na 11ª Gincana Cultural

O evento relacionou os festejos juninos com a preocupação com a preservação da natureza e seus recursos
publicado: 17/06/2019 16h15, última modificação: 16/10/2023 10h58
Exibir carrossel de imagens Apresentação de quadrilha da equipe Canarinho do Sertão

Apresentação de quadrilha da equipe Canarinho do Sertão

Por Vitória Magalhães, estagiária de jornalismo

A 11ª edição da tradicional Gincana Cultural do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba, organizada por servidores e alunos, teve como objetivo conscientizar e proporcionar conhecimento. Realizado no dia 15 de junho, o evento trouxe assuntos relevantes sobre o meio ambiente em conjunto com os festejos de junho. 

Com o tema “Meio ambiente e desenvolvimento: a interferência humana e os impactos ambientais”, a gincana buscou incentivar a criatividade dos alunos em ações práticas de reciclagem e compreensão do tema através dessas atividades. 

Duas equipes disputaram o primeiro lugar no evento e participaram da competição realizando tarefas solicitadas pela comissão organizadora. Flor de Mandacaru e Canarinho do Sertão produziram documentários, exposição de fotos, pesquisa sobre cultivos agrícolas, confecção de roupas com material reciclado, dramatização de cordel de autoria da equipe e dança coletiva.

Em uma das atividades foi pedida a composição da paródia de alguma música do cantor e compositor Luiz Gonzaga. A versão deveria ser interpretada por um casal de pais de alunos participantes de cada equipe, entre eles, Nildo Santos, pai de Dan Mikael, do último ano do curso médio-técnico em Agropecuária, que ressaltou a importância do evento. “Essa atividade põe os alunos em contato com outras áreas do conhecimento como logística, rotina administrativa, contabilidade, porque envolve uma produção, e nesse caminho eles trabalham a organização de tempo, de espaço, além de relações interpessoais e comunicação”. 

Os alunos também puderam destinar resíduos para a reciclagem através da confecção de um traje completo com esses materiais. Flor de Mandacaru trouxe um casal de noivos onde o vestido, buquê e terno eram compostos por folhas de revistas e jornais, copos descartáveis e retalho de tecidos. Já os componentes da Canarinho do Sertão, encantaram o público com os personagens Emília, a boneca de pano, e Visconde de Sabugosa, da literatura de Monteiro Lobato, em “O Sítio do Picapau Amarelo”, feitos de folhas de jornal e papéis descartados. 

A comissão avaliadora, formada por servidores e professores, pôde prestigiar junto ao público, as diversas expressões culturais produzidas pelos discentes, em que o objetivo era unir a criatividade e canções juninas, levando em consideração a interferência humana no meio ambiente. 

Os servidores técnicos Tassyano Amorim, Uiliane Faustino, Ademar Paulino e Luciclea Correia também contribuíram com a representação das equipes, na apresentação musical que pedia que cada grupo trouxesse um casal de técnicos para dançar a canção “Xote Ecológico”, de Luiz Gonzaga. 

O concurso de rainha e rei do milho teve como vencedores o casal representante da equipe Flor de Mandacaru, que trouxe a representação das fogueiras e queimadas nas vestimentas e interpretação. Porém, os componentes da Canarinho do Sertão conseguiram conquistar mais pontos após a execução das tarefas e ficaram com o primeiro lugar na competição cultural.