Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > Minicursos e oficinas exploram diversos temas ligados a questões étnico-raciais

Minicursos e oficinas exploram diversos temas ligados a questões étnico-raciais

Com programação variada, Semana da Consciência Negra abrange atividades relacionadas desde a religiões de origem africana até a participação dos negros na ciência

publicado: 07/12/2018 14h13, última modificação: 16/10/2023 10h58

A II Semana do Ciclo de Palestras Étnico-Raciais do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - Campus Satuba promoveu, na tarde do dia 21, seis oficinas e quatro minicursos ligados à temática negra.

As oficinas davam a conhecer formas de expressão artística de origem negra ou que valorizem a beleza afro: elas vão da forma de apresentar o corpo (turbantes e maquiagem em pele negra) até a forma de movimentá-lo (com a tradicional capoeira e ou o moderno hip hop).

Ministrando essas atividades, estiveram à frente empreendedores, artistas, ativistas e até mesmo um aluno do IFAL. A oficina com a temática mais diferente foi a Personagens Escondidos nas Ciências Exatas, ministrada pela doutoranda em Física Sendy Nascimento.

Enquanto as oficinas focaram mais na prática, os minicursos direcionaram-se mais para o  conteúdo. Temas históricos prevaleceram, com foco na religiosidade e resistência dos africanos e seus descendentes no Brasil. Foram esses os assuntos abordados pelos minicursos Religiões Afro (Luís Domingos), Religiosidade afrobrasileira e resistência (Joana Souto e Hugo Brandão) e 130 anos do fim da escravidão: quilombos e história do negro em Alagoas (Álvaro Queiroz e Roberval Santos), todos ministrados por professores do IFAL.

Questões agrárias não poderiam ficar de lado no Campus Satuba: os professores Muriel Pimentel e Eduardo Nascimento, do Centro Universitário Cesmac, abordaram o Desenvolvimento agropecuário e ambiental e sua aplicabilidade nos grupos étnicos de Água Branca – AL.

Fé e razão afro

As atividades realizadas exploraram desde as religiões de origem africana até a ciência feita por pessoas negras. Saiba mais: confira a matéria sobre o minicurso Religiões Afro, ministrado pelo professor Luís Domingos, do IFAL - Campus Palmeira dos Índios, e a entrevista com a ex-aluna do IFAL e doutoranda em Física Sendy Melissa, que ministrou a oficinas Personagens Escondidos nas Ciências Exatas .