Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Notícias > 1º Vida e Arte em Poesia premia textos literários de servidores e estudantes

1º Vida e Arte em Poesia premia textos literários de servidores e estudantes

Três servidores e sete estudantes foram premiados nas modalidades poema, conto e crônica
por Pedro Barros publicado: 20/12/2019 18h57, última modificação: 16/10/2023 10h59

O último sábado letivo (14) trouxe dança, palestra, exposição de desenhos e apresentações culturais. O Auditório ficou lotado. Segundo a organização do evento, mais de 300 alunos participaram. E a grande finalização disso tudo foi a homenagem ao professor Antônio Ferreira Rocha e a premiação dos participantes do 1º Concurso Literário Vida e Arte em Poesia, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) - Campus Satuba.

O evento se iniciou com a palestra “O fracasso não suporta jovens que sonham”, ministrada por Tiago Silva (@tiagosilvamochileiro), conhecido por seu projeto Mochileiro Pela Educação, que já visitou 65 cidades, levando palestras e distribuindo cerca de 4,5 mil livros.

Foram sete estudantes premiados. Na modalidade Conto, o aluno José Augusto Silva Santos, 2º C Agropecuária, ficou em primeiro lugar, com o texto “Senhor da lua”. Já na categoria Crônica, a aluna Schaenny Araújo do Nascimento, do 1º D Agropecuária, levou a medalha de ouro, com o texto “O prelúdio e a extinção de tudo”.

A modalidade favorita dos alunos, assim como dos servidores, foi o poema. “Recluso de Afrodite”, a poesia de Weslley César Santos Silva, do 2º C Agropecuária, foi a primeira colocada da categoria estudantil. Kayky Victor Lima Santos (1º D Agropecuária), Yasmim Alves da Silva Santos (3º A Agroindústria), Keren Nunes da Silva (1º D Agropecuária) e Gabriel Gustavo dos Santos (3º A Agroindústria), levaram, respectivamente, o segundo, terceiro, quarto e quinto lugares.

Na categoria Servidor, os vencedores foram o técnico em Agropecuária Manoel Santos da Silva (1º, 4º e 5º lugar), com as poesias “Aquecimento corporal”, “Viver no escrever” e “Ausência”, respectivamente; o professor de História Roberval Santos da Silva, com o poema “Mar tenebroso”; e o auxiliar rural José Walter.

Segundo a professora de Língua Portuguesa Aurineide Porfírio, participar da organização do concurso e sua culminância foi muito gratificante. “Era uma demanda antiga que ainda não tínhamos ações de atendimento”, explicou. Para ela, a homenagem a um servidor também foi um ponto muito importante. “É um momento de agradecimento e de mostrar para o servidor como os seus serviços na escola foram e ainda são reconhecidos. Foi importante a presença do professor homenageado com a filha e a esposa. Todos se disseram muito gratos pela homenagem e incentivaram os alunos a permanecerem no mundo da leitura e da escrita. Também enalteceram a realização do concurso e solicitaram que ele passasse a fazer parte do calendário”, contou.

Homenagem

Antônio Ferreira Rocha nasceu em 1945 na cidade de Cedro de São João, Sergipe. Ingressou como professor no antigo Colégio Agrícola Floriano Peixoto (hoje Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba) em 1968. Além de professor durante 28 anos na Escola Agrotécnica Federal de Satuba, assumiu os cargos de Coordenador do Setor de Projetos, Diretor de Atividades Administrativas e Diretor de Atividades Técnicas, por 12 anos, sendo responsável por todo o planejamento da Escola. Foi vice-diretor de quatro gestões diferentes e, por fim, Diretor da Escola Agrotécnica Federal de Satuba. É autor do livro Retalhos, Fragmentos de Vida (2018).

Confira os textos premiados na íntegra e a lista de classificação:

Textos vencedores

Lista de classificação