Você está aqui: Página Inicial > Campus > Satuba > Extensão > Cursos > Cursos 2019
conteúdo

Cursos 2019

por Antonio Santos publicado 22/06/2021 14h49, última modificação 22/06/2021 14h49

Agricultura Familiar II

        A presente proposta tem por objetivo melhoria de processos utilizados na agricultura de forma que se possa produzir sem agredir o meio ambiente e gerar autonomia dos agricultores familiares além da construção do conhecimento agroecológico e de tecnologias socioambientais, desenvolvimento rural sustentável em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica e Capacitar e transformar em agentes multiplicadores pequenos agricultores familiares da reforma agraria produtores de hortaliças. A mesma será realizada no município de Boca da Mata-AL, onde será instalada uma unidade demonstrativa de sistema agroflorestal sintrópico com foco em hortaliças. Também serão demonstrados as práticas de produção de composto orgânico, húmus de minhoca, substrato para produção de mudas de hortaliças, frutíferas e florestal, produção de produtos fitossanitários, instalação e manejo do sistema agroflorestal sintrópico. Leia mais.

 

Agricultura Familiar 7

        A criação de galinhas caipiras é tradição no Brasil, onde as aves são criadas em galinheiros no quintal de casa em que os animais são destinados à produção de carne e/ou ovos para o consumo familiar. A criação de aves soltas é um dos critérios exigidos para a produção do frango caipira, no entanto, os sistemas alternativos não realizam o manejo da pastagem uma vez que os animais se mantém permanentemente soltos dentro de uma única área sem controle do pasto consumido. O pastoreio Voisin aplicado à avicultura caipira é uma alternativa que visa à otimização da qualidade do pasto, uma vez que o consumo com rodízio de piquetes evita a sua degradação e permite maior produção de massa verde, além de promover economia na oferta de ração para as aves que complementarão sua dieta com o volumoso. Desta forma, o presente projeto se propõe a agregar valor ao sistema de criação de aves caipiras através da implantação do pastoreio Voisin. Palavras-chave: Galinha Caipira, Pasto, Pastoreio Voisin. Leia mais.

 

Inglês Básico

        Este curso de Formação Inicial e Continuada em Inglês Básico, na modalidade a distância, surge de uma parceria entre o Instituto Federal de Alagoas- Ifal e a Rede estadual de Educação de Alagoas. O Ifal, instituto credenciado ao Idiomas sem Fronteiras- IsF, oferecerá a aplicação de teste de proficiência em Inglês para estudantes do ensino médio da rede estadual do estado, assim como a preparação para professores e estudantes antes da aplicação do teste. Considerando que saber uma língua estrangeira é uma necessidade do mundo atual, seja no mercado de trabalho ou na vida acadêmica, e que muitas vezes precisa de comprovação do nível de inglês, o teste de proficiência surge como uma ferramenta para esta checagem. Diante disto, almeja-se propiciar uma orientação para professores e estudantes para que possam ter uma certificação internacional. O teste de proficiência que será aplicado será o TOEIC BRIDGE- Test Of English for International Communication. Leia mais.