Você está aqui: Página Inicial > Campus > São Miguel dos Campos > Notícias > Campus São Miguel sedia reunião de comitiva do Ifal com parlamentar para articular recursos
conteúdo

Notícias

Campus São Miguel sedia reunião de comitiva do Ifal com parlamentar para articular recursos

Encontrou contou a presença do chefe do Executivo Municipal

por Roberta Rocha publicado: 13/07/2021 17h09, última modificação: 13/07/2021 17h44
Exibir carrossel de imagens
  • "> Reunião no Ifal São Miguel
  • "> Reunião no Ifal São Miguel
  • "> Reunião no Ifal São Miguel
  • "> Reunião no Ifal São Miguel
  • "> Reunião no Ifal São Miguel
  • "> Reunião no Ifal São Miguel
  • "> Reunião no Ifal São Miguel
  • "> Reunião no Ifal São Miguel
  • "> Reunião no Ifal São Miguel
  • "> Reunião no Ifal São Miguel
  • "> Reunião no Ifal São Miguel
  • "> Reunião no Ifal São Miguel

Na tarde de segunda-feira (12), o reitor Carlos Guedes e uma comitiva de dirigentes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal se reuniram com o deputado federal Marx Beltrão no Campus São Miguel, para apresentar ao parlamentar a nova sede da unidade de ensino e demandas estruturais de outros campi da instituição, com o intuito de articular a liberação de recursos para a execução dos projetos apontados. 

Marx Beltrão já atuou na liberação de recursos federais para a conclusão das obras do prédio definitivo do Ifal São Miguel, entregue neste primeiro semestre de 2021, e se comprometeu a providenciar verbas para as empreitadas de construção de ginásio esportivo nos campi Penedo e Viçosa, para a transformação das quadras dos campi Marechal Deodoro e Piranhas em ginásios cobertos, além da estruturação do laboratório de ovinocaprinocultura no Campus Satuba e de um laboratório especial para a área técnica de cursos do Campus São Miguel. "Os ginásios de Viçosa, Piranhas, Penedo e Marechal, pode contar comigo, que vou abraçar os quatro. Vou tentar por meio do FNDE [Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação]", afirmou o deputado.

Reitor Carlos Guedes apresenta vídeo institucional e a realidade do IfalA garantia veio depois da explanação do reitor Carlos Guedes, onde foram abordados os avanços do Ifal nos últimos anos, os impactos sociais do ensino, da pesquisa e da extensão produzidos pela instituição, os desafios da implantação do ensino remoto emergencial, os programas de conectividade adotados desde então, a execução de iniciativas de combate à Covid-19 e a importância de manutenção da qualidade dessas ações, diante dos cortes orçamentários impostos pelo governo federal. "A nossa missão é não deixar nenhum aluno para trás", declarou. 

Os esforços da gestão do Ifal em dialogar com representantes da bancada federal de Alagoas em busca de investimentos, nessa ocasião, tiveram a participação dos diretores-gerais Éder Souza (Marechal Deodoro), Iatanilton Damasceno (Piranhas), José Roberto Araújo (Coruripe), Rodrigo Oliveira (Murici), Talita Gomes (São Miguel) e Valdemir Chaves (Satuba). Cada um deles apresentou as conquistas e necessidades de seus respectivos campi ao parlamentar presente. "Onde quer que seja que aporte recurso no Ifal, não vai ser em vão. Cada centavo vai ser muito bem utilizado", resumiu o dirigente do Ifal Satuba.

Diretora-geral Talita Gomes apresenta demandas da unidade de ensino

Visita às instalações da unidade de ensino

Ficou a cargo da gestora do Campus São Miguel conduzir os integrantes da reunião na visita às novas instalações do campus, uma estrutura com 12 salas de aula, seis laboratórios, auditório, quadra esportiva, biblioteca, área de convivência e administrativa. Segundo Talita Gomes, a sede definitiva é uma grande conquista, mas ainda há necessidades pontuais, como equipamentos específicos de laboratórios e mobília de biblioteca, para garantir uma experiência ainda melhor ao alunado. 

 Após o relato, o prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente, fez o apelo ao deputado Marx Beltrão para atender aos pedidos de liberação de recursos com vistas à ampliação da estrutura do Ifal na cidade. "Não é só pela estrutura física, mas é porque a educação transforma as pessoas", ressaltou.

Também participaram do diálogo com o parlamentar as pró-reitoras do Ifal Edja Laurindo (Desenvolvimento Institucional) e Eunice Palmeira (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação), o chefe de gabinete da Reitoria, Zoroastro Neto, a diretora de Administração do Campus Marechal, Karine Miranda e o chefe do Departamento de Administração do Campus Piranhas, Mariano Alexandre Filho.

A solicitação de recursos feita pelo Ifal a representantes políticos está prevista na legislação brasileira, por meio da liberação de emendas orçamentárias. Os deputados podem apresentar emendas ao Orçamento da União, sugerindo ao Poder Executivo gastos específicos para atender demandas da comunidade de onde foi eleito representante. Ao ser aprovada a emenda, o Poder Executivo passa a ser obrigado a fazer o gasto indicado. 

Outras ações de busca de recursos nesses moldes já foram adotadas nas últimas semanas; confira:

Gestores do Ifal se reúnem com coordenação da bancada federal de Alagoas

Gestão do Ifal se encontra com presidência da Assembleia Legislativa em busca de recursos