Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestão do Ifal se encontra com presidência da Assembleia Legislativa em busca de recursos

Reunião com deputados visa sensibilizar categoria para construção de unidades definitivas

por Jhonathan Pino publicado: 17/06/2021 10h45, última modificação: 17/06/2021 13h26

O projeto da sede definitiva do Campus Batalha foi apresentado pela equipe sistêmica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, Marcelo Victor, nesta quarta-feira, 16. O encontro foi marcado pela presença também dos deputados estaduais Paulo Dantas e Ângela Garrote, como parlamentares representantes da região do Sertão alagoano.

Na oportunidade, o reitor Carlos Guedes mostrou aos deputados a estrutura do futuro prédio a ser levantado no município de Batalha. Apesar de ter sido implantado em 2014, até o momento a unidade funciona em um local provisório, cedido pelo estado, com a oferta de dois cursos técnicos integrados, Agroindústria e Biotecnologia.Perspectiva da sede definitiva do Campus Batalha.jpg

A sede definitiva está orçada em mais de R$ 17,5 milhões e será instalada em um terreno também doado pelo estado ainda, em 2013, no entanto, como ao longo do tempo houve restrições orçamentárias, o Instituto ficou incapacitado financeiramente para o início desta obra e de outras duas unidades. O gestor do Ifal enfatiza que sem a construção das sedes definitivas, fica muito difícil ampliar a oferta de cursos nas unidades.

“Estamos aqui porque queremos estreitar o relacionamento com os parlamentares, seja a nível estadual ou federal, com o objetivo principal de consolidar a expansão da estrutura física do Ifal. Nós possuímos ainda três campi com sedes provisórias, as unidades de Rio Largo, Batalha e Santana do Ipanema, e com recursos do nosso orçamento não será possível viabilizar a construção deles. Então estamos conversando com os parlamentares para que se sensibilizem com a necessidade institucional de construção desses prédios e assim possamos consolidar a oferta de cursos pelo Ifal”, pontuou o reitor.Deputados Marcelo Victor (ao centro), Aângela Garrote e Paulo Dantas concordaram em agendar visita à Brasília em busca de recursos.JPG

As novas sedes devem seguir o modelo padrão de estrutura da Rede IF, já implementado nos campi Arapiraca, Coruripe, Maragogi, Murici e São Miguel dos Campos.

Após conhecer toda a estrutura e serviços no ensino técnico, tecnológico e de graduação, na pesquisa e inovação do Ifal, o presidente da Assembleia acordou a viabilização de uma visita ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, em conjunto com os deputados da região beneficiada pela obra, para sensibilizá-lo para a causa.

“O que precisamos é terminar esse processo licitatório e colocá-lo na praça, para quando chegarmos em Brasília, mostrarmos a importância que a construção deste prédio tem para toda a região do Sertão alagoano”, comentou Marcelo Victor.