Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Ensino > Cursos > Superior > Licenciatura em Física > Estágio supervisionado
conteúdo

Estágio supervisionado

por Jhonathan Pino publicado 17/12/2021 12h15, última modificação 17/12/2021 12h15

O Estágio Curricular supervisionado na Licenciatura em Física, com a carga horária de 400 (quatrocentas) horas, tem início no 5º período do curso, com a componente curricular Estágio Supervisionado I, e finalizando no 8º período com a componente curricular Estágio Supervisionado IV. O estágio faz parte do eixo de formação profissional e  proporciona ao estudante da licenciatura a vivência da prática pedagógica em sua realidade profissional, o qual será desenvolvido nas escolas-campo conveniadas pelo Ifal, como também podendo acontecer no próprio Campus, nos termos da regulamentação das Normas específicas do Ifal. 

O estágio é dividido em 4 componentes curriculares sendo que o primeiro compreende uma etapa da fundamentação da prática de estágio e observação do ambiente e cotidiano escolar, o segundo é de regência nos anos finais do ensino fundamental, o terceiro é de regência e pode ser realizado em qualquer turma do ensino médio e o último corresponde à vivência das práticas educativas nas diferentes modalidades de ensino da educação básica (Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Indígena, Educação do Campo, Educação Quilombola, Educação a Distância). De acordo com o normativo da política institucional, nas licenciaturas presenciais, as escolas-campo de estágio deverão estar localizadas no município de oferta do curso, no entanto, em casos excepcionais, ocorrerão em outros municípios do território alagoano, seguindo a legislação do Ifal. O estágio é acompanhado pelo coordenador de estágio (ou coordenador do curso), pelo professor orientador do estágio e pelo professor supervisor (professor da escola-campo). 

Outras informações sobre o estágio poderão ser encontradas na deliberação N° 63/ CEPE, de 6 de Novembro de 2017. (https://www2.ifal.edu.br/o-ifal/ensino/legislacao-e-normas/arquivos-legislacao/departamento-de-graduacao/deliberacao-no-63-cepe-2017-formacao-inicial-e-continuada-de-professores-da-educacao-basica.pdf/view)