Você está aqui: Página Inicial > Campus > Piranhas > Ensino > Cursos > Superior > Licenciatura em Física > Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA)
conteúdo

Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA)

por Jhonathan Pino publicado 17/12/2021 12h19, última modificação 17/12/2021 12h19

As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento têm por objetivo o enriquecimento do perfil curricular do estudante de graduação, por serem atividades que privilegiam a formação social e profissional. O que caracteriza as Atividades Complementares é a flexibilização da carga horária e das atividades realizadas, pois os estudantes escolhem ao longo do curso as atividades desejadas para complementar seu currículo de acordo com seus interesses e habilidades.

As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento nos Cursos de graduação no Instituto Federal de Alagoas são normatizadas pela DELIBERAÇÃO Nº 63/CEPE, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2017, que aprova a Política Institucional do Instituto Federal de Alagoas – Ifal, para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica, e tem como objetivos flexibilizar o currículo e propiciar aos acadêmicos a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar de parte de sua formação, de forma autônoma e particular. Assim, as Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento são compostas por um conjunto de atividades extracurriculares, podendo ser realizadas dentro e/ou fora do ambiente do Instituto Federal de Alagoas, tais como: participação em conferências, seminários, simpósios, palestras, monitoria, trabalhos voluntários, debates, projeto de pesquisa entre outros.

Os princípios filosóficos e técnico-metodológicos gerais que norteiam as práticas acadêmicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas procuram pautar suas ações compreendendo: o trabalho como princípio educativo, a educação como estratégia de inclusão social, a gestão democrática e participativa e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Os valores essenciais da Instituição constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional apresentam a diversidade na oferta de níveis e modalidades de cursos, a verticalização do ensino, a mobilidade, a internacionalização do Instituto, a ampliação das atividades de pesquisa, estimulando o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas, estendendo seus benefícios à comunidade; e extensão, por meio dos compromissos sociais e inclusivos, e todas as demais oportunidades que o futuro reserva. As ações de pesquisa e extensão, relacionadas como parte extracurricular da estrutura, mantêm uma estreita vinculação com o núcleo epistemológico do curso, a partir do perfil profissional delineado no projeto pedagógico da área.

As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento serão obrigatórias, tendo por finalidade oportunizar ao acadêmico a realização concomitante às disciplinas do currículo, aprofundando o ensino, a pesquisa e a extensão, representando instrumentos úteis e válidos para a formação e o aprimoramento básico do futuro licenciado em Física, cujo detalhamento é apresentado em anexo pela Portaria Nº 2.394/GR, de 07 de outubro de 2015.

As Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento serão validadas com a apresentação de certificados ou atestados, contendo o número de horas e descrição das atividades desenvolvidas com a devida carga horária. Sendo assim, os estudantes deverão computar, no mínimo, 200 horas de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento, conforme previsto no cômputo geral, a fim de atender a carga horária prevista para conclusão do curso.

No Curso Superior de Licenciatura em Física, serão consideradas, para fins de cômputo de carga horária, as seguintes atividades: