Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Pesquisa e Inovação > Projetos > 2021/2022 > Projetos PIBITI
conteúdo

Projetos PIBITI

por Lidiane Neves publicado 12/04/2020 20h12, última modificação 30/03/2022 15h18

O ENSINO DE FILOSOFIA E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS: PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS ACESSÍVEIS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

ORIENTADOR/A: Jarbas Mauricio Gomes

BOLSITA OU VOLUNTÁRIO/A: Alana Pacheco Lima Marques e Keylla Vitoria Marques Santos

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ensino

RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo produzir material didático audiovisual (videoaula) acessível para o ensino de filosofia para estudantes surdos do Ensino Médio Integrado. Trata-se de uma pesquisa aplicada de desenvolvimento com uma abordagem qualitativa que se inscreve nos processos de inovação educacional e busca atender a demanda por produção de material didático acessível para estudantes surdos. A pesquisa será desenvolvida em três etapas: 1) um estudo bibliográfico sobre a adaptação, a criação e a avaliação de materiais didáticos acessíveis para estudantes surdos; 2) roteirização, gravação e edição da(s) videoaula(s); 3) realização de um evento teste do protótipo com vistas à avaliação do produto desenvolvido. O estudo justifica-se diante da demanda emergente do Campus por materiais acessíveis para atender os processos de inclusão dos estudantes surdos que ingressam na Instituição. A proposta busca atender o Estatuto da Pessoa com deficiência, a Lei 13.146/2015 que prevê a oferta de materiais didáticos acessíveis aos estudantes. Parte-se da proposta de trabalhar com os conteúdos relativos a ementa de Filosofia para o 2º ano dos Cursos de Ensino Médio Integrado, tendo em vista que, em 2022, quando o produto estiver finalizado, os estudantes ingressantes em 2021 estarão cursando o segundo ano e poderão se beneficiar do material. Espera-se que o material desenvolvido sirva aos estudantes surdos como suporte e mediação com os conteúdos de filosofia, complementando as atividades pedagógicas realizadas em sala de aula com mediação do intérprete de Libras.

APLICATIVO LIBRAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

ORIENTADOR/A: Elisangela Costa Santos

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Everson Vinicius Soares do Nascimento e Ermesson Lima dos Santos

ÁREA DE CONHECIMENTO: Química

RESUMO: O trabalho pretende desenvolver um aplicativo de Libras para o ensino de Química. A motivação é decorrente da dificuldade de encontrar plataformas de fácil acesso para estudantes e docentes em Libras específico para Química. O processo de desenvolvimento se dará em cincos fases, deste o levantamento dos requisitos, até o desenvolvimento final do aplicativo e distribuição em servidores, para que os alunos possam baixar e utilizar. Como resultado teremos um aplicativo que poderá transformar texto e fala em sinais de libras voltados para química.