Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Pesquisa e Inovação > Projetos > 2021/2022 > Projetos PIBIC
conteúdo

Projetos PIBIC

por Lidiane Neves publicado 12/04/2020 20h09, última modificação 30/03/2022 15h15

DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES PSICOSSOCIAIS DE ESTUDANTES DO IFAL/CAMPUS PENEDO E IMPLICAÇÕES NO ACESSO, PERMANÊNCIA E ÊXITO NO CURSO

ORIENTADOR/A: Bárbara Tereza Brandão Guerreiro Barbosa e Kamilla Alves Duarte

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Anny Liane Lima Wang

ÁREA DE CONHECIMENTO: Interdisciplinar

RESUMO: Sabe-se que jovens e adolescentes representam um grupo vulnerável no que diz respeito às condições de saúde física e mental e tal fato está relacionado à adoção de atitudes e comportamentos de riscos para a saúde (IBGE, 2016). Também é sabido que os aspectos socioeconômicos interferem nas condições de vida e de saúde das pessoas. Além do mais, a pandemia de covid-19 pode ter agravado problemas ligados à saúde mental e à vulnerabilidade social da população brasileira. Todos esses fatores psicossociais correlacionados podem interferir nas condições de acesso, permanência e êxito no curso. Diante disso, este estudo tem como objetivo levantar e analisar as condições psicossociais dos estudantes do Campus Penedo do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Para tal, a pesquisa será desenvolvida por meio da triangulação entre metodologias quantitativas e qualitativas, com aplicação de um questionário semi-estruturado, pelo Google Forms e realização de análise dos dados coletados, baseando-se em estudos científicos que auxiliem na compreensão dos aspectos pesquisados e fazendo correlação com os dados pertencentes ao setor de assistência estudantil do Campus. Pretende-se ao fim dessas análises obter um diagnóstico das condições psicossociais dos estudantes e suas implicações no acesso, na permanência e no êxito do curso no IFAL. Podendo subsidiar, inclusive, projetos e políticas institucionais voltadas à assistência estudantil e à minimização da evasão escolar.

A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS EM PENEDO (AL) A PARTIR DA FEIRA LIVRE: A DINÂMICA AGRÍCOLA SOB A RELAÇÃO CAMPO-CIDADE

ORIENTADOR/A: Carlos Marcelo Maciel Gomes e Lucas Suassuna de Albuquerque Wanderley

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Lidrielly Karine dos Santos Castro e Kamyly Tereza da Silva Santos

ÁREA DE CONHECIMENTO: Geografia

RESUMO: A feira livre na cidade de Penedo (Alagoas) atua enquanto mediação na relação campo-cidade estabelecida na divisão social e territorial do trabalho possibilitando a circulação de mercadorias predominantemente agrícolas que abastecem grande parte do município penedense e região. A pesquisa, fruto de outras ações e debates com estudantes, busca analisar a dinâmica agrícola no município de Penedo a partir da feira livre, identificando os principais produtos agrícolas comercializados, localidades e sujeitos desta produção à luz da teoria agrária e da geografia econômica. O mapeamento da organização produtiva permitirá a análise da produção de alimentos no município, relacionando-se com a questão agrícola e agrária. A execução do projeto foi planejada a partir de revisão bibliográfica, debate teórico, pesquisa de campo, mapeamento e análise através de reuniões coordenadas e atividades escritas. A pesquisa permite refletir sobre a relação entre a política agrícola e o abastecimento de alimentos com a questão agrária, corroborando ou não com as pesquisas que apontam a agricultura familiar na base fundante da produção de alimento no Brasil. Neste sentido, os resultados esperados revelarão os principais produtores, relações de trabalho e localidades vinculadas à feira livre, subsidiando outras pesquisas e políticas públicas que permitam fomentar a produção local de alimento e dar maior acessibilidade a esses produtos.

USO DO FEROMÔNIO DE AGREGAÇÃO PARA CONTROLE DE Rhinostomus barbirostris (Coleoptera: Curculionidae) EM PLANTIOS DE COCO NO ESTADO DE ALAGOAS

ORIENTADOR/A: Dannielle de Lima Costa

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Cauan Antonio Barbosa Fontes

ÁREA DE CONHECIMENTO: Química

RESUMO: Dentre as principais pragas que atacam o coqueiro (Cocos nucifera L.) está o besouro Rhinostomus barbirostris (Coleoptera: Curculionidae), conhecido também como broca-do-estipe-do-coqueiro ou Rhina. Ao nascer, a larva penetra no estipe da planta e constrói galerias até a região central, consequentemente interrompe a passagem da seiva, o que reflete na redução de até 70% da produção dos frutos. Atualmente, não há inseticida registrado para o controle dessa praga, o único método é a eliminação da planta infectada. Para o controle da Rhina surge a necessidade de métodos alternativos. Pesquisas com o uso de semioquímicos, como os feromônio, mostram-se promissoras no controle de pragas. A aplicação de feromônios em armadilhas de captura no campo é uma opção eficiente e não agressiva ao meio ambiente. No Brasil, a Rhina é uma praga presente na maioria dos estados produtores de coco, incluindo Alagoas. A redução na produtividade do coco alagoano, tem sido atribuída também à presença dessa praga. Dessa forma, a proposta do presente trabalho é a aplicação de um feromônio sintético em armadilhas de campo para captura massal de R. barbirostris. Os biosensaios de olfatometria deverão ser conduzidos no Laboratório de Microbiologia do IFAL, campus Penedo. O Laboratório de Pesquisa em Recursos Naturais/LPqRN da UFAL fornecerá o feromônio de agregação sintético que será utilizado em armadilhas para captura dos insetos no campo. Os testes de campo serão realizados em fazendas de coco localizadas em nas cidades de Coruripe, Piaçabuçu e Penedo, Alagoas. Espera-se que o uso do feromônio sintético de agregação reduza as populações de R. barbirostris nos plantios e contribua para o aumento da produtividade do coco em Alagoas.

MELHORES MÉTODOS PARA A OBTENÇÃO DO BIOGÁS A PARTIR DO BAGAÇO DE MALTE

ORIENTADOR/A: Elisangela Costa Santos

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Ana Maria Silva Santana e Sheron Camilly Paulino da Silva Santos

ÁREA DE CONHECIMENTO: Química

RESUMO: Impactos negativos ao meio ambiente e a alta da demanda por energia, retrocedem fatores socioambiental e socioeconômico. Por isso, pesquisadores estudam meios alternativos e renováveis para solucionar tal problema, e a bioenergia gerada por uma biomassa se torna a resposta. Nesse estudo será usado como biomassa o bagaço de malte, que por meio de um tratamento a ser pesquisado e escolhido (como mais acessível para a fermentação anaeróbico) produzirá o biogás. Espera-se dos resultados a obtenção dos gases com processos e sistemas de produção fáceis e econômicos, visando o acesso para todos os setores cervejeiro (desde do cervejeiro caseiro até a grande indústria). E que com tais resultados, atinja com impactos positivos o meio ambiente e a economia, devido a reutilização de resíduo que traz benefícios.

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÃO A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO E DAS PROVAS DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)

ORIENTADOR/A: Emerson de Oliveira Dantas e José Gonçalves Junior

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Valéria Silva Santos e Maria Alessandra da Silva

ÁREA DE CONHECIMENTO: Matemática

RESUMO: O Programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC) - Ensino Médio, vem com o objetivo apresentar aos discentes deste nível uma proposta de compreensão e significado introdutório do que é uma pesquisa acadêmica. Ou seja, é uma iniciativa que os desperta e os motiva a aprofundarem conhecimentos visualizados em sala de aula e em outros momentos de compartilhamento de ideias e saberes durante todo período vivenciado na Escola. A partir dessa conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um estudo sobre o Ensino e a Aprendizagem da Matemática, com foco nas competências Probabilidade e Estatística. Sendo esse estudo parametrizado pela linha de pesquisa: Ensino de Matemática, do Grupo de Pesquisa Computação e Codificação Quântica – IFAL. Tais competências serão analisadas a partir de uma perspectiva qualitativa dos livros didáticos do ensino médio e sua presença nas edições anteriores da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) sob a metodologia resolução de problemas.

MAPEAMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR NOS MUNICÍPIOS DE PENEDO E CORURIPE PARA FORTALECIMENTO DO ACESSO AOS MERCADOS INSTITUCIONAIS

ORIENTADOR/A: Felipe Thiago Caldeira de Souza, Lidiane de Almeida Pereira e Maria Luzia Alexandre de Oliveira

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Sirley Monique Santos

ÁREA DE CONHECIMENTO: Interdisciplinar

RESUMO: O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) tem, na oferta de alimentação escolar, campo fértil para a compra de alimentos da agricultura familiar. Todavia, apesar dos avanços e esforços da Instituição, atualmente, dos 16 campi, apenas 3 conseguiram efetivar a utilização de alimentos da agricultura familiar na alimentação dos escolares através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e o Programa de Aquisição de Alimentos - Modalidade Compra Institucional (PAA-CI), ainda não foi implantado na Instituição. O objetivo deste projeto de pesquisa é mapear a agricultura familiar na região de Penedo e Coruripe, identificando os entraves na implantação e efetivação por parte dos Stakeholders, no âmbito do PNAE e PAA, para acesso aos mercados institucionais. A pesquisa adotará abordagem qualitativa-exploratória, com levantamento de dados quantitativos, utilizando como instrumentos de coleta entrevistas e questionários, a fim de compreender e interpretar a dinâmica do PNAE e PAA nos municípios estudados. Desta forma, espera-se mapear e diagnosticar os impeditivos que dificultam o fortalecimento destes programas, sendo o IFAL, um dos agentes capazes de promover ações que consolide o PNAE e PAA nos mercados institucionais.

AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS REACIONAIS NA FORMAÇÃO DE ÁLCOOIS SUPERIORES NO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO DE MOSTO DE CANA-DE-AÇÚCAR EM UMA MICRODESTILARIA: UMA PROPOSTA DE VALORAÇÃO DO ÓLEO FÚSEL PRODUZIDO PELAS USINAS DE AÇÚCAR E ÁLCOOL BRASILEIRAS

ORIENTADOR/A: Felipe Thiago Caldeira de Souza e Renan Atanázio dos Santos

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Clara Andrezza Crisostomo Bezerra Costa, Johnnatan Duarte de Freitas e Orlando Francisco da Silva Moura

ÁREA DE CONHECIMENTO: Engenharia Química

RESUMO: A indústria da cana-de-açúcar brasileira tem destaque mundial em função da matéria-prima utilizada para produção do etanol e por aproveitar os resíduos do processo de produção. Um dos únicos subprodutos que não é aproveitado pela própria indústria é o óleo fúsel, uma mistura de álcoois superiores formados durante o processo fermentativo e obtido durante a destilação, cujos principais constituintes são o álcool isoamílico e o isobutanol. Entre outros fatores, a qualidade e quantidade do óleo fúsel gerado na produção de etanol dependem do método de preparação do mosto e das condições de fermentação. A principal aplicação para o óleo fúsel é a separação do álcool isoamílico e do isobutanol, matéria-prima para a indústria química fina e farmacêutica. A produção média de óleo fúsel a partir de melaço é de 2,5 L para cada 1000 L de etanol produzido. Estima-se que na safra 2019/2020 houve uma produção de 82,75 milhões de litros de óleo fúsel. Esse elevado volume de produção associado ao baixo preço de venda e ao seu elevado teor de álcool isoamílico justificam o atual interesse no desenvolvimento de pesquisas com o óleo fúsel. Diante desse contexto, este trabalho tem como objetivo investigar alguns parâmetros reacionais na formação do álcool isoamílico e do isobutanol no processo de fermentação de mosto de melaço de cana-de-açúcar em uma microdestilaria, buscando a valoração do óleo fúsel como subproduto da indústria sucroenergética brasileira. Para atingir o objetivo do trabalho, será feita uma prospecção científica e tecnológica para traçar um panorama nacional e internacional de trabalhos científicos e de patentes na área de estudo, serão feitos testes experimentais e adaptações na microdestilaria e serão realizados testes com diferentes condições de processo para avaliar a formação dos álcoois superiores isobutanol e álcool isoamílico. Os resultados serão avaliados por testes estatísticos, tais como análise de variância (ANOVA) e teste de Turkey. Por fim, espera-se encontrar a condição que favorece a maior formação de álcool isoamílico sem comprometer a eficiência de fermentação alcoólica, agregando-se valor ao óleo fúsel produzido pelas usinas.

O MAR QUE FOI BATER NO MEIO DO CHICO: CONFLITOS AMBIENTAIS NO BAIXO DO SÃO FRANCISCO

ORIENTADOR/A: Gisele Oliveira de Lima e Thaline Luize Ribeiro Fontenele

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Maria Luiza Lima Mota dos Reis

ÁREA DE CONHECIMENTO: Filosofia

RESUMO: O projeto consiste em enumerar os conflitos ambientais na região do Baixo São Francisco, no Estado de Alagoas, a partir de uma perspectiva ético ambiental. A intenção é demonstrar o que tem se denominado de conflitos ambientais e identificar aspectos éticos que refletiram em práticas e posturas morais na sociedade, relacionando com os problemas e conflitos que a região vem sofrendo. Para isso, o trabalho será construído de forma a identificar as práticas de violência locais com o modelo de desenvolvimento econômico e suas implicações para a comunidade local, pensando numa perspectiva ambiental que abranja todos os seres vivos: animais humanos e não-humanos, plantas e rio.

AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS GERAIS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM OLHAR A PARTIR DAS BASES CONCEITUAIS DA EPT

ORIENTADOR/A: Jarbas Mauricio Gomes

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Giovanna Nobre Pires Rocha e Ana Luíza Marinho de Souza

ÁREA DE CONHECIMENTO: Educação

RESUMO: O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre as novas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica (Resolução CNE/CP nº 01-2021) e as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O estudo pretende identificar as bases teórico-conceituais que fundamentam a Resolução CNE/CP nº 01-2021 e confrontá-las com as bases conceituais da EPT, apresentadas no Documento Base – Educação Profissional Técnica de Nível Médio integrada ao Ensino Médio de 2007. O estudo que explora documentos curriculares como fontes diretas, tem caráter bibliográfico e assume uma abordagem qualitativa mediada pela perspectiva metodológica dos estudos comparados em educação. Entre as motivações que levaram a proposição do estudo está a reação de parte significativa da comunidade acadêmica e escolar envolvida no âmbito da EPT, que se manifestou contrária a adoção das novas diretrizes por considerar que elas estão em desacordo com as bases conceituais da educação profissional e tecnológica e do Ensino Médio Integrado. e encaminham-se para efetivar, no âmbito da EPT, a reforma do ensino médio que rebaixa esta modalidade de ensino a um itinerário formativo. Uma vez que as bases conceituais da EPT são o fundamento da organização e oferta dos cursos de Ensino médio integrado, esperase que a realização de um estudo comparativo de documentos curriculares aponte as alterações engendradas pelas atuais Diretrizes curriculares e permita identificar os rumos da política educacional para a EPT no Brasil.

CONSTRUÇÃO DE UM PLUVIÔMETRO ALTERNATIVO E AVALIAÇÃO DE SUA ACURÁCIA NA COMUNIDADE DO TABULEIRO DOS NEGROS, MUNICÍPIO DE PENEDO, ALAGOAS

ORIENTADOR/A: Lucas Suassuna de Albuquerque Wanderley e Carlos Marcelo Maciel Gomes

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Natalia Aparecida Brasil Ferro e Genisson Matheus Elias Santos

ÁREA DE CONHECIMENTO: Geociências 

RESUMO: O estudo tem como objetivo avaliar a acurácia de um pluviômetro alternativo desenvolvido para monitoramento pluviométrico na comunidade quilombola do Tabuleiro dos Negros, localizada no município de Penedo e estado de Alagoas. O aparelho alternativo será confeccionado e partir de materiais de baixo custo, visando sua aplicabilidade em pequenas propriedades rurais do município. Os dados de precipitação do pluviômetro alternativo serão apresentados através de estatística descritiva e, em seguida, comparados com os dados de um instrumento padrão (do tipo Ville de Paris) por meio de análise de correlação linear de Pearson. Espera-se obter um pluviômetro alternativo de baixo custo com acurácia satisfatória para a sua posterior utilização na gestão agrícola nas comunidades rurais.

VARIABILIDADE E TENDÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA REGIÃO DE DESENVOLVIMENTO DO BAIXO SÃO FRANCISCO DO ESTADO DE ALAGOAS - BRASIL

ORIENTADOR/A: Lucas Suassuna de Albuquerque Wanderley e Guilherme José de Carvalho Cavalcanti

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Amâncio Teixeira da Silva Neto

ÁREA DE CONHECIMENTO: Geociências

RESUMO: O estudo possui como objetivo investigar a variabilidade e a tendência pluviométrica na Região de Desenvolvimento do Baixo São Francisco do estado de Alagoas. Para tanto, serão utilizados dados de precipitação diários da Agência Nacional de Águas (ANA) entre 1960 e 2020. A análise de variabilidade ocorrerá na planilha eletrônica do Excel, a partir de estatística descritiva, pelo cálculo de medidas de tendência central e de dispersão. A existência de tendências climáticas nas séries temporais de precipitação será investigada por meio de índices climáticos obtidos no software Rclimdex (1.0). Espera-se obter uma descrição da variabilidade das chuvas e respostas acerca das tendências pluviométricas. Ademais, almeja-se que os dados e conclusões do estudo possam ser aplicáveis no planejamento territorial e na formulação de políticas de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

A CADEIA PRODUTIVA DO PESCADO NA FEIRA LIVRE E NO MERCADO DO PEIXE DE PENEDO (AL) DO PONTO DE VISTA DO SANEAMENTO BÁSICO

ORIENTADOR/A: Maria Lilian Freitas Lima e Tiago de Moraes Lenz

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Jaqueline Vitoria Felix Santos

ÁREA DE CONHECIMENTO: Interdisciplinar

RESUMO: O pescado é um alimento bastante consumido na região penedense, sendo comercializado principalmente na Feira Livre e no Mercado do Peixe, dentro da cidade. É de extrema importância analisar questões relacionadas ao saneamento básico nos locais públicos de comercialização do pescado, visando sugerir melhorias a fim de tornar o ambiente mais seguro e agradável para os frequentadores desses locais que são tradicionais em Penedo. Sendo assim, o objetivo geral deste projeto é compreender a cadeia produtiva do pescado na Feira Livre e no Mercado do Peixe de Penedo (AL) do ponto de vista do saneamento básico. Para obtenção de resultados, será realizado um levantamento bibliográfico, assim como visitas à Feira Livre e ao Mercado de Peixe de Penedo com o intuito de entrevistar vendedores e consumidores destes ambientes e observações locais. As observações visuais serão guiadas por uma tabela com requisitos importantes para higiene e saúde pública no mercado do ponto de vista do saneamento básico, tais como esgotamento da água residuária, lixeira separadora e recolhimento dos resíduos sólidos. Os dados obtidos serão analisados e discutidos. Pretende-se colaborar com a comunidade, propondo soluções para possíveis problemas ambientais, caso estes sejam detectados. Além disso, seria possível utilizar dados obtidos e relacionar com casos registrados de doenças acarretadas pelo descarte inadequado de resíduos sólidos e esgoto na região.

O QUE É MENSTRUAR PARA VOCÊ? DIÁLOGOS A PARTIR DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS MENSTRUAIS

ORIENTADOR/A: Thaline Luize Ribeiro Fontenele e Gisele Oliveira de Lima

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Sarah Rocha dos Santos

ÁREA DE CONHECIMENTO: Filosofia

RESUMO: O projeto de pesquisa se propõe a pesquisar sobre como são as práticas menstruais da cidade de Penedo e povoados. O objetivo é escutar e conversar com pessoas que menstruam entre 12 a 50 anos de idade, mas também ampliar para meninas que ainda não entraram nesse ciclo ou pessoas que já o deixaram, para compreender como a menstruação é/ e foi assimilada socialmente e quais as práticas e produtos utilizados durante o período. O projeto tem em vista pensar se na cidade de Penedo houve ou ainda existem estigmas e tabus com relação à menstruação e se isso afeta ou não na vida dessas pessoas. A proposta de compartilhar as experiências menstruais é compreender a menstruação para além de um processo biológico, mas também social.

INCIDÊNCIA DE PARASITOS EM PEIXES CULTIVADOS NO BAIXO SÃO FRANCISCO

ORIENTADOR/A: Tiago de Moraes Lenz e Maria Lilian Freitas Lima

BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO/A: Maria Beatriz Gomes de Oliveira

ÁREA DE CONHECIMENTO: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

RESUMO: A região do Baixo São Francisco possui alto potencial para a piscicultura, devido à grande disponibilidade de água e clima favorável para o crescimento dos organismos cultivados. No entanto, estudos que avaliem a sanidade de peixes são incipientes na região. Dentro deste contexto, a proposta tem como objetivo avaliar a incidência de parasitos nas brânquias de peixes cultivados durante um ciclo de cultivo. Após a seleção da piscicultura, três viveiros serão selecionados para o acompanhamento do ciclo de produção. Quinzenalmente será realizada a biometria (peso) dos peixes para avaliar a curva de crescimento. Nos meses 2 e 4 do cultivo 5 exemplares de cada tanque (n=30) serão coletados e terão suas brânquias, muco e estômagos analisados quanto à presença de parasitos. Os resultados obtidos serão comparados através de testes estatísticos para testar se há diferença entre a proporção de peixes parasitados e não parasitados, determinar qual o parasito teve maior prevalência e comparar a proporção de parasito entre coletas. Espera-se que os resultados do projeto forneçam informações relevantes sobre a sanidade dos peixes cultivados, subsidiando melhorias nas práticas de manejo.