Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > O Campus > História

História

por Acássia Deliê publicado 11/03/2019 17h11, última modificação 13/07/2021 13h08

Em 2010, Penedo entrou no grupo de cidades alagoanas contempladas com a presença da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A criação de um campus do Instituto Federal de Alagoas na cidade ribeirinha resultou do processo de expansão dessa rede, iniciado em 2005 pelo Ministério da Educação. O objetivo do plano criado naquele ano, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), era melhorar a distribuição espacial e cobertura dessas instituições de ensino e, consequentemente, ampliar o acesso da população à educação profissional e tecnológica no país. O Campus Penedo é fruto da segunda fase desse plano de expansão, executada entre 2007 e 2010.

Os primeiros estudantes da unidade de ensino ingressaram por meio de sorteio público, formando quatro turmas, com 40 estudantes cada, nos cursos técnicos em Açúcar e Álcool e em Meio Ambiente, ambos ofertados na modalidade integrado ao ensino médio. A aula inaugural ocorreu em 1º de setembro de 2010, em instalações provisórias, na Escola Estadual Professor Ernani Méro. Após um mês, devido a um desabamento de parte do teto da escola, o campus teve que ser deslocado para outro espaço provisório, pois a sede própria ainda estava em construção. Funcionou então, por quase um ano, no Lar de Nazaré, uma instituição que abriga meninas em situação de vulnerabilidade.

A mudança para a atual sede ocorreu no segundo semestre de 2011, antes que a obra fosse concluída. Apesar da rotina acadêmica dividida com a rotina de um canteiro de obras, a ida para o prédio deu fôlego à expectativa de desenvolvimento da instituição. Hoje, o Ifal Penedo é um centro de referência de ensino técnico profissionalizante de nível médio, no litoral sul de Alagoas e na região do Baixo São Francisco. Atua junto aos sistemas municipais  e estadual de educação e forma recursos humanos, conforme exigências do mercado e tendências econômicas e tecnológicas do setor produtivo da região. Além disso, colabora com o desenvolvimento local e regional, ao também executar ações de pesquisa, inovação tecnológica e extensão.

Comissão Especial dos 10 Anos

Por 2020 ser o ano que marcou a primeira década de atuação do Campus Penedo, foi formada uma comissão especial para organizar as ações comemorativas. Devido à pandemia da Covid-19, que obrigou a instituição a suspender todas as atividades presenciais em março daquele ano, as ações foram repensadas e executadas de maneira remota. O grupo, composto por servidores designados pela Portaria nº 1.955/2020, iniciou os trabalhos em maio e uma das primeiras ações foi o concurso para a escolha da marca dos 10 anos, regido pelo Edital nº 05/2020.

De autoria de Tacio de França Lopes, egresso do curso técnico em Açúcar e Álcool (Turma 2014), a logo vencedora reúne os elementos que compõem a cultura penedense e alagoana e que refletem a identidade do Ifal Penedo. A marca dos 10 anos vem sendo utilizada, de forma complementar à logo oficial do campus, em publicações institucionais, materiais impressos, vídeos e nas mídias sociais. A vigência de seu uso será até a unidade de ensino entrar em seu 11º ano de existência, ou seja, em 1º de setembro de 2021.

Outra ação da comissão especial foi a produção de um vídeo que contasse um pouco da história de implantação do Campus Penedo. O trabalho, iniciado em junho de 2020, envolveu pesquisas documentais, resgate de imagens em fotos e vídeos e a realização de entrevistas gravadas remotamente.

O vídeo sobre o histórico de implantação do Ifal Penedo foi lançado durante evento comemorativo ao vivo, no canal oficial do campus no YouTube, em 1º de setembro de 2020. Na ocasião, houve apresentações musicais remotas de estudantes, homenagens e depoimentos de quem fez e faz parte da instituição de ensino, que há uma década segue garantindo o acesso à educação profissional e tecnológica e colaborando para o desenvolvimento socioeconômico de Penedo e região. CLIQUE AQUI para assistir ao evento on-line na íntegra.