Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > O Campus > Abrangência
conteúdo

Abrangência

por Acássia Deliê publicado 11/03/2019 16h53, última modificação 13/04/2020 11h56

Penedo é uma das principais cidades históricas do Brasil localizada ao sul do estado de Alagoas, às margens do Rio São Francisco, na divisa com o estado de Sergipe. Surgiu como povoado no século XVI e, em 12 de abril de 1636, a localidade foi elevada à condição de vila, ano que marca as comemorações pelo aniversário da cidade.

O município possui um centro histórico de significativa relevância, incluindo alguns dos mais importantes bens da arquitetura religiosa do Nordeste: o Convento e Igreja Santa Maria dos Anjos e as igrejas de Nossa Sra. da Corrente e de São Gonçalo Garcia. Possui também edificações da arquitetura civil moderna, como o Hotel São Francisco, que data dos anos 1960. Essa diversidade de seu conjunto histórico e paisagístico foi mantida e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1996.

Com uma população estimada de 63.683 habitantes, conforme dados do IBGE de 2019, Penedo tem como principal fonte de renda a atividade primária, com a cana-de-açúcar e a pesca. O município é também um dos destinos turísticos de Alagoas e parte de sua área é protegida pela APA da Marituba do Peixe, unidade criada no final da década de 1980, com o objetivo de preservar as características ambientais e naturais para garantir a produtividade pesqueira e a diversidade da fauna e da flora na região.

Além do município sede, o Campus Penedo atende estudantes de povoados e de cidades alagoanas do entorno, como Igreja Nova e Piaçabuçu, e de Neópolis, que pertence a Sergipe.