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Projetos de extensão aprovados para execução até dezembro somam 13 iniciativas

Ações do Ifal Penedo voltadas à comunidade externa tiveram início neste mês; recursos para custear bolsas totalizam R$ 42 mil
por Lidiane Neves publicado: 23/08/2024 18h33, última modificação: 23/08/2024 20h15

Com 13 projetos aprovados no Edital nº 11/2024 da Pró-reitoria de Extensão (Proex), o Instituto Federal de Alagoas - Campus Penedo iniciou, neste mês de agosto, as ações voltadas para a comunidade externa que serão executadas ao longo do segundo semestre. Desse total, nove projetos contarão com bolsas custeadas pela Proex para os estudantes envolvidos. Os outros quatro terão apoio financeiro do próprio campus.

“Até dezembro, serão 19 bolsas mensais da reitoria, totalizando R$ 30.800,00, e cinco pagas pelo Ifal Penedo, resultando em um custo de R$ 11.200,00”, detalha o coordenador de Extensão da unidade de ensino, Pablo Pinheiro. Segundo dados do setor, em comparação com o ano anterior, houve um pequeno aumento na quantidade de projetos aprovados. “Passamos de 11 para as atuais 13 ações”, confirma o docente (CLIQUE AQUI e confira a lista).

Parte dessas iniciativas vem de edições anteriores. Trata-se dos projetos intitulados Arte e Educação Ambiental no Âmbito Escolar, Química é Show, Onda Limpa, Transformando Cozinha em Sabão e Ecosons, além do Programa Artifal (música). “Quando temos ações concluídas com êxito, normalmente, leva-se ao orientador essa possibilidade de renová-la no ano seguinte. Não há nenhum impedimento, pelo contrário, isso é incentivado. Na seleção inclusive, há itens que podem ser pontuados quando a ação é uma renovação, já que a nova proposta agrega informações de resultados, fotos, vídeos, premiações, perfis em rede social, entre outras que reforçam o quanto ela gerou impacto positivo”, afirma Pablo.

Em sua avaliação, esse aspecto de continuidade é importante porque pode transformar ações pontuais em um programa institucional da extensão. O coordenador também destaca que manter e renovar projetos extensionistas anualmente é crucial para atender novos públicos. “A grande maioria dos nossos projetos é desenvolvida com alunos de escolas municipais e estaduais de Penedo e região. Ou seja, é um público que se renova a cada ciclo e precisa também ter acesso a ações que estão dando certo”, justifica.

Atividades do projeto Arte e Educação Ambiental no Âmbito Escolar, em sua primeira edição, no ano passado.O projeto Arte e Educação Ambiental no Âmbito Escolar, por exemplo, está em sua segunda edição, na Escola Municipal Uilson Ferreira Costa, em Piaçabuçu. No ano passado, a equipe trabalhou com turmas do 3º e 4º ano do ensino fundamental e, em 2024, o público-alvo são os alunos do 5º ano. “O contato que a gente teve com as crianças e a necessidade de levar a educação ambiental de forma lúdica através da arte foi nossa principal motivação para continuar”, diz o bolsista Igor Andrade, que nesta edição do projeto conta com a orientação da professora Mayra Albuquerque e colaboração voluntária da estudante Ediane Rodrigues.

Outro ponto destacado por Pablo Pinheiro é o fato de que ações que se repetem têm mais chances de concorrer a premiações e chamadas públicas para captação de recursos, que vão justamente fomentar a ampliação das atividades, potencializando seu alcance. Dois exemplos são os projetos Química é Show, contemplado em 2022 no edital do Programa SBPC Vai à Escola, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e o Onda Limpa, premiado no ano passado pela equipe do Trakto Show Penedo e, no início deste ano, pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

Novas ideias, novos capítulos

O projeto Riqueza Penedense decorre de uma ação de ensino executada em 2019 com o objetivo promover o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural de Penedo.Dentre as ações extensionistas do Ifal Penedo aprovadas para execução entre agosto e dezembro deste ano, há iniciativas que decorrem de projetos de ensino ou pesquisa. É o caso do Riqueza Penedense. Sob a orientação da professora Bruna Machado, a ação de ensino foi executada em 2019, tendo como objetivo promover o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural de Penedo entre o corpo discente do campus.

“Como ação de extensão, em 2024, nossa ideia é promover essa educação patrimonial junto aos alunos da Escola Estadual Gabino Besouro, através de aulas expositivas, visitas a espaços públicos e outras atividades de observação e reconhecimento do patrimônio histórico, arquitetônico e ambiental da cidade de Penedo”, explica a docente.

Há também ações inéditas, a exemplo do projeto Socioverso: divulgação científica da Sociologia junto a estudantes de escolas públicas na zona rural de Alagoas. O local escolhido para as atividades é a Escola Municipal Padre José dos Santos Mousinho, localizada no povoado Cana Brava, em São Sebastião.

“A proposta é fomentar e desenvolver o raciocínio sociológico entre os estudantes do ensino fundamental 2, utilizando como estratégia a divulgação científica para uma abordagem estruturada que permita a compreensão de temas sociais”, explica o professor orientador Marcos Paixão. A metodologia de trabalho inclui rodas de conversa, oficinas de divulgação e um projeto científico, que culminará na elaboração de uma Feira Sociológica.

Conexão de saberes para transformação de realidades

Ao lado do ensino e da pesquisa, a extensão compõe um dos pilares da educação ofertada pelas universidades brasileiras e institutos federais. Esse papel essencial compreende as ações extramuros que promovem um intercâmbio de saberes entre a instituição de ensino e a sociedade. Por meio do contato direto com o público externo, as iniciativas extensionistas ajudam a resolver problemas práticos das comunidades e a promover, por exemplo, a aquisição de novos conhecimentos e competências, o acesso à cultura e o empoderamento social, incentivando a participação ativa das pessoas na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

“Em nosso âmbito de atuação, as ações de extensão impactam diretamente centenas de pessoas que não teriam qualquer tipo de contato com o Ifal, a não ser por meio delas. Nossos discentes e orientadores dessas ações têm um papel fundamental em envolver a comunidade externa nas atividades de divulgação do conhecimento produzido no Ifal. Além disso, muitas ações promovem a incorporação de novos conhecimentos, habilidades e capacidades, a partir de palestras, oficinas e atividades práticas desenvolvidas por essas ações. Nesse sentido, toda a região do entorno da cidade de Penedo é beneficiada ou impactada de algum modo pela extensão”, destaca Pablo Pinheiro.