Notícias
Alunas e professor do Ifal Penedo recebem prêmio do quadro Educação no Trakto Show
No último fim de semana, Penedo sediou mais uma edição do Trakto Show. Em dois momentos distintos, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi destaque no evento voltado ao setor de empreendedorismo e tecnologia. No primeiro deles, as alunas do curso técnico em Meio Ambiente, Ana Julia Santos e Anne Karoline Freitas, e o professor Pablo Pinheiro subiram ao palco da Arena Trakto para receber premiações concedidas dentro do quadro dedicado à área educacional.
Segundo o idealizador do Trakto Educação, Tiago Silva, o quadro une duas categorias de prêmios: Boas Ideias Não Têm Idade e Professor de Impacto, que “surgiram para dar visibilidade, respectivamente, a estudantes e docentes que desenvolvem projetos e têm ideias inovadoras que envolvem criatividade, empreendedorismo, educação ambiental, em instituições públicas de ensino onde o Trakto Show tem suas edições”, explica o empreendedor social alagoano, conhecido como Mochileiro pela Educação.
Do Ifal Penedo, o projeto inscrito e premiado foi o Onda Limpa, que busca conscientizar, de forma lúdica, crianças e adolescentes da Escola Municipal Deputado João Beltrão Siqueira, localizada no povoado Pontal do Peba, na cidade vizinha de Piaçabuçu. A iniciativa está ainda na fase inicial de execução, mas já tem envolvido o público-alvo em atividades teóricas e práticas.
“Começamos no início de setembro e serão ao todo cinco meses de projeto. A cada mês, vamos trabalhar com uma turma da escola, do 7º ao 9º ano, indo lá semanalmente para falar sobre os impactos ambientais do lixo, destacando a importância da preservação das praias e a problemática da poluição marinha”, detalha uma das bolsistas do projeto de extensão, Anne Karoline. A estudante acrescenta que a metodologia envolve oficinas para construção de material didático e a realização de campanhas de limpeza simbólica na praia do Pontal do Peba.
Sobre a conquista do prêmio, ao lado da colega Ana Julia, a aluna destacou que o sentimento é de felicidade e de grande satisfação. “É um reconhecimento de que nosso projeto está dando certo e esperamos que ele alcance cada vez mais, que se amplie e, quem sabe, seja levado para outras escolas e tome outros rumos”.
Para Ana Julia, a premiação é ainda mais especial. A escola onde a ação acontece foi uma sugestão da jovem de 17 anos, por residir no Pontal do Peba, ter sido aluna da unidade de ensino municipal e hoje querer proporcionar às crianças que lá estudam caminhos para o despertar do senso de responsabilidade ambiental e o desenvolvimento de práticas sustentáveis.
“A praia do Peba fica numa região abrigada por uma Área de Proteção Ambiental (APA) e sei o quanto é importante levar educação ambiental para as crianças do povoado. Então, é muito gratificante ver que nosso projeto chegou em um lugar tão longe”, contextualiza a estudante, referindo-se ao evento Trakto Show Penedo, que atraiu um público de diversas cidades alagoanas e até de fora do estado.
Além das duas bolsistas, a equipe do projeto Onda Limpa é formada pelas voluntárias Brenda dos Santos Silva, Manuelly Teodoro Silva, Maria Beatriz Gomes de Oliveira e Maria Grazielly Teodoro Silva, todas alunas do 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente integrado ao ensino médio. No vídeo exibido durante a premiação, Ana Julia e Anne Karoline contam mais detalhes sobre a iniciativa de extensão (veja o link no final da matéria).
Professor de Impacto
Orientador do projeto premiado, o professor Pablo Pinheiro também foi contemplado com o troféu Professor de Impacto. Docente de Biologia e com atuação na área técnica da formação em Meio Ambiente do Ifal Penedo, Pablo trabalha no campus desde a sua implantação, em 2010.
“São 20 anos de magistério, 13 deles no Ifal. Desde então, venho desenvolvendo várias ações de extensão, de pesquisa e de ensino com metodologias ativas, que são fundamentais e têm tudo a ver com o que o Trakto está propondo: educação que transforme a vida das pessoas e que torne os alunos protagonistas. Ter esse reconhecimento pelo meu trabalho é uma honra, então eu me sinto muito feliz e grato”.
O docente coordenou por cinco anos o curso técnico em Meio Ambiente e hoje está à frente da Coordenação de Extensão. Pablo contou um pouco de sua trajetória e motivações como professor também em vídeo exibido durante a premiação no palco Arena Trakto (veja o link no final da matéria). O quadro também premiou a professora da rede municipal de Penedo, Janecleia Neves, que é egressa do extinto curso técnico em Açúcar e Álcool do Ifal Penedo, formou-se em Ciências Biológicas com mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Palco Velho Chico
No mesmo dia da entrega do prêmio (domingo, 24), em outro palco do Trakto Show Penedo, o campus do Ifal na cidade teve espaço para apresentar uma outra iniciativa de extensão. O projeto é o “Transformando cozinha em sabão”, que teve início em agosto deste ano, sob a orientação da professora de Química, Elisangela Santos.
Na ocasião, ela apresentou como funciona a ação voltada para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio de escolas de Penedo. O objetivo do projeto é ensiná-los a colocar em prática uma alternativa sustentável ao descarte do óleo de cozinha usado. Jogado de forma inadequada, trata-se de um produto que pode causar grandes transtornos ao meio ambiente.
Para a transformação do óleo em sabão, a equipe trabalha com apenas outros dois ingredientes: água e soda cáustica, substância corrosiva manuseada com todos os devidos cuidados. Nas interações, o grupo que executa o projeto aproveita para alertar e orientar o público-alvo sobre o assunto. Depois de pronto, o sabão produzido pode ser usado como material de limpeza. “Dá para lavar roupas e louça, por exemplo”, completa uma das bolsistas, Beatriz Gomes, do curso de Meio Ambiente. A outra bolsista é a aluna Evellyn Wany e o projeto ainda conta com o estudante Miguel Silva como voluntário. Ambos cursam o técnico em Química integrado ao ensino médio.