Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Equipe do projeto de extensão Onda Limpa é premiada em concurso do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas
conteúdo

Notícias

Equipe do projeto de extensão Onda Limpa é premiada em concurso do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas

Alunas ganharam na categoria de melhor vídeo curto do Litoral Sul alagoano e conquistaram mais um prêmio de R$1 mil
publicado: 28/03/2024 16h38, última modificação: 28/03/2024 18h38

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo) e Lidiane Neves

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo recebeu, na última quarta-feira, 27, representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA-AL) para a entrega simbólica da premiação à equipe de alunas que ganhou o 2º Concurso de Vídeos Curtos promovido pelo órgão ambiental. O evento aconteceu no auditório, reunindo a comunidade interna e os parceiros do projeto Onda Limpa, iniciativa de extensão à qual estão vinculadas as estudantes premiadas.

A equipe ganhou na categoria de melhor vídeo curto do Litoral Sul alagoano e faturou mais um prêmio de R$1 mil ao concorrer com outros cinco finalistas que tiveram suas produções audiovisuais publicadas no perfil de rede social @ima.alagoas. Representando a região, o vídeo do Ifal Penedo foi o que mais se enquadrou nos critérios de originalidade, composição, relevância e valor socioambiental avaliados pela comissão formada por especialistas da área de produção de imagens, educação ambiental e representantes do IMA.

 Com o tema “Soluções para o lixo plástico”, o concurso buscou incentivar o público jovem a pensar sobre boas práticas ambientais no cotidiano e promover um despertar às resoluções dos impactos negativos à natureza. “Os vídeos são todos breves e a proposta é mesmo essa, mas algo que marcou muito no vídeo das meninas foi o fato de elas destacarem a educação como ferramenta para a mudança”, ressaltou o gerente de Educação Ambiental do IMA, Meraldo Rocha, acrescentando que o prêmio entregue “não deve ser visto apenas como uma conquista das alunas, mas de todos que buscam viver em um mundo mais saudável”.

Durante a premiação, o público conheceu a proposta vencedora e o projeto Onda Limpa. Além da exibição de um vídeo com registros das ações executadas no povoado Pontal do Peba, as bolsistas Ana Julia Santos e Anne Karoline Freitas e as voluntárias Maria Beatriz Gomes de Oliveira e Manuelly Teodoro Silva falaram sobre suas experiências como membros da equipe orientada pelo professor Pablo Pinheiro.

 O evento também contou com relatos de duas estudantes da Escola Municipal Deputado João Beltrão Siqueira, localizada em Piaçabuçu (AL), onde o projeto foi realizado. Acompanhadas pela diretora Iracilda Santos Reis e pelo professor José Moisés, as adolescentes Bianca e Esther Mariane falaram sobre o que aprenderam e como a experiência impactou o olhar delas quanto ao lixo que polui praias e oceanos.

Para o professor Pablo Pinheiro, que também está à frente da Coordenação de Extensão do Ifal Penedo, mobilizar a comunidade acadêmica para eventos como esse representa uma forma de divulgar o sucesso das práticas extensionistas e incentivar outros estudantes a se envolverem nesse tipo de iniciativa. “Vale também destacar a importância dos parceiros para que esses projetos deem certo. No Onda Limpa, contamos com a colaboração da Alecons [Associação de Jovens Recicladores Rurais], do Instituto Meros do Brasil e de um outro projeto de extensão do campus, o Transformando Cozinha em Sabão”, citou. Na ocasião, o Instituto Meros do Brasil esteve representado pela integrante da equipe que atua em Penedo, Nazare Oliveira. Todas as entidades parceiras receberam certificados como forma de agradecimento.

Execução do projeto

 Realizado no segundo semestre de 2023, o Onda Limpa teve como objetivo conscientizar, de forma lúdica, crianças e adolescentes sobre os impactos ambientais do lixo, destacando a importância da preservação das praias e a problemática da poluição marinha. Durante os cinco meses de execução, foram alcançadas quatro turmas do 7º e 9º ano do ensino fundamental.

“Nós levamos a educação ambiental através brincadeiras e outras atividades lúdicas. Explicamos sobre o impacto do lixo. O que pode fazer e o que não pode. Fizemos oficinas, transformando óleo em sabão, e explicamos como é a coleta seletiva e como funciona”, detalhou a bolsista Anne Karoline, que em seu relato durante a premiação do concurso do IMA confessou ter gostado da experiência de dar aula para as crianças e se emocionado com o vínculo criado com elas durante o projeto.

 Ela e as integrantes Ana Julia e Maria Beatriz já são alunas concluintes do curso técnico em Meio Ambiente e manifestaram o desejo de que o projeto seja renovado em 2024. “É muito gratificante ter idealizado algo que beneficiou a escola e a comunidade de onde eu vim”, disse Ana Julia, ex-aluna da instituição municipal de ensino de Piaçabuçu e moradora do povoado Pontal do Peba, com a expectativa de que as ações do Onda Limpa continuem a sensibilizar crianças e adolescentes.

“As meninas se deram bem. Foi ótimo para estimular outros estudantes a acreditarem em fazer projetos de extensão e participar de projetos de pesquisa, porque saem resultados muito bons desses projetos e com premiações, com reconhecimento e com valorização. Eu estou muito feliz”, disse o professor Pablo Pinheiro, confirmando que a iniciativa será submetida ao edital de seleção a ser lançado este ano pela Pró-reitoria de Extensão do Ifal (Proex).

Outros prêmios

Em setembro de 2023, a equipe do Onda Limpa também foi destaque na segunda edição do Trakto Show Penedo. As alunas Ana Julia e Anne Karoline e o professor Pablo Pinheiro receberam premiações concedidas dentro do quadro dedicado à área educacional, que reúne duas categorias: Boas Ideias Não Tem Idade e Professor de Impacto (CLIQUE AQUI e confira matéria completa).