Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade programa atividades de inauguração para 3 e 4 de outubro

Apresentação musical e roda de conversa estão entre as ações para marcar o início da atuação do Nugedis no Campus Penedo
publicado: 28/09/2023 16h03, última modificação: 28/09/2023 16h06

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo)*

O Núcleo de Gênero, Diversidade e Sexualidade (Nugedis) do Ifal Penedo realizará, nos dias 3 e 4 de outubro, atividades culturais e relacionadas aos direitos e conquistas da comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil. A programação é voltada para o corpo discente e marcará o início da atuação do Nugedis na unidade de ensino.

Na terça-feira, 3, a atividade programada é uma ação cultural com apresentação musical de alunos do próprio campus, no final da tarde, a partir das 17h, na área de convivência. Já na quarta-feira, 4, pela manhã, às 10h, no auditório, haverá uma roda de conversa com o tema "Conexões Plurais: diversidade sexual e de gênero - a arte, as redes e a juventude conectadas pelo bem viver; conquistas e avanços da comunidade LGBTQIAPN+ no cenário brasileiro".

O momento será conduzido pela atriz, escritora e educadora em Gênero e Diversidade, Ísis Florescer. Autora do livro Segunda Pele, que reflete sua resistência e existência enquanto mulher trans, a convidada também participará, na tarde do mesmo dia, do 2º Encontro Pedagógico do Ifal Penedo voltado para todos servidores da área de ensino do campus (CLIQUE AQUI para mais informações).

Ainda como atividade de inauguração do Nugedis, a equipe que compõe o núcleo anunciará, no dia da roda de conversa (04/10), o resultado do concurso para escolha do logotipo/marca do setor, com premiação para o autor da proposta vencedora. As inscrições para o concurso seguem abertas até esta sexta-feira (29/09) e a arte selecionada será usada pelo Nugedis em ações e publicações oficiais. O prêmio ao ganhador inclui certificado mais R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) em dinheiro (CLIQUE AQUI para mais informações).

Sobre o Nugedis

A criação do núcleo integra um dos eixos de ações que buscam semear a cultura da inclusão no Ifal. Vinculada à Coordenação de Ações Inclusivas da Diretoria de Políticas Estudantis (DPE/Proen), a iniciativa soma-se ao conjunto de outros dois núcleos instituídos em anos anteriores: o Napne, voltado para as demandas das pessoas com necessidades educacionais específicas; e o Neabi, que atua na temática das relações étnico-raciais (afro-brasileiras e indígenas).

Conforme a Resolução nº 116/2023, que institui o Nugedis no âmbito do Ifal, o setor atuará de forma propositiva e consultiva, estimulando, promovendo e executando ações voltadas às temáticas de gênero, diversidade e sexualidade. Entre os objetivos, estão o de propor ações que visem contribuir para a formação inicial e continuada de alunos e servidores, bem como levem a conhecer o perfil e as necessidades das comunidades interna e externa relacionadas a tais temáticas.

(*) Sob a supervisão de Lidiane Neves