Notícias
Homenagem a Toinho Pescador marca abertura do Festival de Arte do Ifal no Campus Penedo
Até sexta-feira, 6, Penedo será palco para celebração da criatividade e diversidade artística da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) com a realização do 4º Festival de Arte da instituição. Com atividades programadas para os três turnos, o evento foi oficialmente aberto nesta quarta-feira, 4, no campus da cidade ribeirinha, trazendo como grande homenageado o poeta Toinho Pescador, conhecido por sua dedicação à causa ambiental.
Durante a solenidade no auditório da unidade de ensino, a contribuição de Antônio José dos Santos para a cultura, literatura e defesa do Rio São Francisco foi destacada por estudantes, servidores e familiares do penedense que faleceu aos 90 anos de idade, em novembro de 2022. As homenagens incluíram a leitura de alguns trechos de suas obras pelos professores Caio Ricardo e André Ferraz e a entrega de um estandarte pela professora Maria Lima e alunas do Ifal Coruripe.
Convidadas especiais, a filha Sandra Santos e a neta Cínthia Santos subiram ao palco para compartilhar com a plateia o orgulho que sentem do legado deixado por Toinho Pescador. “Costumo dizer que meu avô não morreu, ele virou encantado, e isso para mim faz sentido por ele ter feito essa passagem na data de 24 de novembro, quando se é celebrado o dia do rio”, disse a neta mais velha, grata pela homenagem póstuma do Ifal. “Ele foi também reconhecido em vida e que bom que um homem negro, trabalhador da pesca, continua sendo homenageado em uma cidade que cresceu forjada na exploração de mão de obra escravizada”, completou emocionada.
A filha Sandra era quem ajudava o pai, alfabetizado até o 4º ano do ensino fundamental, a fazer o registro escrito dos versos por ele compostos na oralidade. “Seu saber sempre foi além de qualquer instituição formal de ensino, mas é importante dizer que ele sempre defendeu a educação. Para meu avô, a luta sem estudar não tem sentido”, destacou a neta Cínthia, com a expectativa de que a paixão pela natureza e pela arte vivenciada por Toinho Pescador inspire o corpo discente do Ifal, formado em sua maioria por adolescentes.
Valorização da arte e cultura
Idealizado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), o Festival de Arte do Ifal tem como principal objetivo fomentar a produção artístico-cultural de servidores, estudantes e colaboradores da instituição, promovendo o intercâmbio de experiências nas artes cênicas, artes visuais, artes literárias, música e audiovisual. “Somos uma instituição que não se preocupa apenas com a formação técnica. A arte está presente na formação dos nossos estudantes e este evento possibilita a interação de tudo o que é produzido nessa área, nos diferentes campi”, ressaltou o pró-reitor de Extensão, Gilberto Gouveia Neto.
Cumprindo agenda em Brasília (DF), o reitor Carlos Guedes participou da abertura oficial de forma remota, agradecendo a todos os setores diretamente envolvidos na materialização de mais um Festival de Arte do Ifal. O diretor-geral do campus anfitrião, Felipe Thiago Souza, enfatizou a importância da arte no processo de ensino e aprendizagem e manifestou alegria por Penedo receber a quarta edição do evento. “Espero que esses três dias de atividades fiquem, de maneira especial, na memória de cada participante membro da comunidade do Ifal e de cada morador que prestigiar a programação”.
O festival teve a sua primeira edição em 2017, no Campus Satuba. No ano seguinte, 2018, aconteceu no Campus Maceió. Depois de alguns anos suspenso, foi retomado em 2023, no Campus Piranhas, e trouxe como homenageada a maestrina do Coretfal, professora aposentada do Ifal Maceió e ativista cultural que faleceu em setembro do ano passado.
“Até a segunda edição, o festival integrava a programação do Conac [Congresso Acadêmico do Ifal], e eu sempre achei que, pela sua grandiosidade, ele merecia ser um evento único. Movido a desafios, conseguimos fazer isso no ano passado em Piranhas. O desafio é sempre fazer com que o próximo seja maior”, afirmou o coordenador de Cursos e Eventos da Proex, Sérgio Teixeira, durante sua fala na mesa de abertura.
Segundo ele, a edição de Penedo recebeu cerca de 500 inscrições de estudantes, servidores e colaboradores interessados em propor atividades para compor a programação. “Esse festival é a culminância do despertar dos talentos artísticos do Ifal, que são muitos e quem participar até o último dia vai ter a honra de conferir tudo ao vivo”, concluiu.
Primeiro dia de música e teatro
Após a abertura oficial, a programação da manhã seguiu no auditório com apresentações musicais dos estudantes do Artifal Penedo e dos professores que formam a banda The Sigaa’s. Entre os dois shows, o campus promoveu uma homenagem ao professor de música Sueudo Fernandes, que faleceu em 2020, durante a pandemia de Covid-19.
Em vídeo, a egressa Diva Mesquita deu um depoimento sobre a importância do trabalho do então docente para sua formação. Como aluna do curso técnico em Meio Ambiente, a jovem fazia parte do Artifal Música. Atualmente, ela cursa a graduação em Teatro na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O momento dedicado à memória do professor Sueudo foi encerrado com a canção Meu Bem Querer de Djavan, na ocasião, cantada pelo egresso Miguel Gama.
À tarde, as atividades aconteceram no Centro de Convenções, espaço cedido pela Prefeitura de Penedo. A sequência de apresentações de música e teatro envolveu trabalhos dos campi São Miguel dos Campos, Coruripe, Penedo, Rio Largo, Benedito Bentes e Maceió. Já à noite, na área de convivência do Ifal Penedo, o primeiro dia do festival contou com a animação de bandas musicais das unidades de Rio Largo, Benedito Bentes e Santana do Ipanema.
Nesta quinta-feira, 5, a programação matutina e vespertina estará concentrada no Centro de Convenções com espetáculos de dança e mais música e teatro. CLIQUE AQUI para conferir a programação completa.
Matérias relacionadas:
- Apresentações de dança e teatro são destaque no segundo dia do 4º Festival de Arte do Ifal
- Atividades simultâneas e anúncio da 5ª edição encerram Festival de Arte do Ifal em Penedo
*Conteúdo editado em 09/12/24 para acréscimo de links de matérias relacionadas