Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Atividades simultâneas e anúncio da 5ª edição encerram Festival de Arte do Ifal em Penedo
conteúdo

Notícias

Atividades simultâneas e anúncio da 5ª edição encerram Festival de Arte do Ifal em Penedo

Programação do último dia reuniu exposição de artes visuais, literatura, audiovisual, música, capoeira e artes cênicas
por Lidiane Neves publicado: 09/12/2024 08h55, última modificação: 09/12/2024 11h12

O último dia do 4º Festival de Arte do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) transformou as dependências do Campus Penedo em um espaço multiarte. Corredores, auditório, área de convivência e algumas salas de aula da unidade de ensino abrigaram uma programação variada que reuniu exposição de artes visuais, literatura, audiovisual, música, teatro, palhaçaria e capoeira. A sexta-feira, 6, também foi marcada por um anúncio especial: o Campus Marechal Deodoro será o próximo anfitrião do evento.

 Dentre as atividades artístico-culturais apresentadas, a leitura de poesias revelou a produção autoral de docentes e estudantes dos campi Penedo e Santana do Ipanema. Membros da comunidade sede do evento neste ano, a professora de Língua Portuguesa Kleyse Galdino, a egressa Valéria Santos e a aluna Joise Beatriz emocionaram o público ao conectarem seus talentos para escrita poética no quadro “Ontem, hoje e amanhã: o feminino em gerações”.

Ao longo do dia, na área de convivência, houve ainda uma roda de Capoeira Angola conduzida pelo Grupo Camaradas ETCA de Arapiraca e show com o estudante de Palmeira dos Índios, Ryan Santos, que apresentou um solo de MPB. A arte musical também esteve no palco do auditório com as apresentações do Grupo Por Encanto do Ifal Marechal e do egresso do Ifal Penedo Paulo Gustavo.

 O auditório funcionou ainda como sala de cinema para exibição de curtas-metragens e documentários produzidos por servidores e estudantes de diferentes campi. Quanto às artes cênicas, as peças teatrais se dividiram entre o palco do auditório e a sala de artes, onde alunas do Ifal Piranhas encenaram “O feminino em Lisístrata”, que dialoga sobre empoderamento das mulheres a partir do clássico grego de Aristófanes.

A comédia também entrou em cena com o espetáculo de palhaçaria apresentado por servidores Ifal Arapiraca. Acompanhada do professor Judivan Lopes, a jornalista Roberta Rocha se lançou no festival como palhaça para trazer o tema “Não é fácil ser federal”. As habilidades de improvisação da dupla a fizeram estabelecer uma interação com o público, que, entre uma risada e outra, assimilou informações sobre acesso e vivência no Ifal.

 Quanto à mostra de artes visuais que ocupou corredores do Campus Penedo, os campi participantes do festival compartilharam uma variedade de conteúdo por meio de pinturas, desenhos, xilogravuras, esculturas e instalações. Completou o evento a performance "Desfile Sustentável", uma competição criativa promovida pelo Grêmio Estudantil local, que desafiou os participantes a criarem looks feitos de materiais recicláveis.

Anúncio da 5ª edição

 O encerramento do 4º Festival de Arte do Ifal reuniu a comissão organizadora formada por professores de Arte, gestores da Pró-reitoria de Extensão (Proex) e os diretores-gerais dos campi Penedo, anfitrião de 2024, e Marechal, que sediará a 5ª edição do evento, entre os dias 20 e 22 de novembro do próximo ano. A escolha foi decidida em reunião com representantes das diferentes unidades do Ifal, no último dia da programação.

O anúncio no auditório, feito pelo pró-reitor de Extensão, Gilberto Gouveia Neto, arrancou aplausos entusiasmados do público presente. “Esse festival já é o maior evento integrador do Ifal e mostra o quanto nossa instituição é rica em arte e cultura. Nesses três últimos dias, foram mais de 500 alunos e servidores compartilhando suas produções e conhecendo outros trabalhos. São pessoas que saem daqui com outras visões, novas ideias, e isso contribui para a formação dos nossos estudantes, não apenas como técnicos, mas como cidadãos”, enfatizou, garantindo que a atual gestão não medirá esforços para viabilizar, com transporte, hospedagem e alimentação, a participação dos grupos artísticos de todas as unidades do Ifal no evento em 2025.

 “Estaremos de braços abertos para receber o festival na data mais importante do nosso campus, que será a celebração dos nossos 30 anos, e esperamos que Marechal ofereça o mesmo acolhimento que sentimos aqui em Penedo e eleve ainda mais o nível desse grande encontro de talentos artísticos do Ifal”, declarou o diretor-geral da próxima unidade anfitriã, Éder Souza.

O diretor-geral do Campus Penedo, Felipe Thiago Souza, também fez uma fala no encerramento, reafirmando sua alegria em participar do festival como unidade que o sediou e agradecendo a todos os envolvidos. “Foi um dos eventos mais bonitos que a gente já teve aqui no campus e que só demos conta de realizá-lo porque houve trabalho coletivo, tanto por parte da equipe da reitoria quanto da nossa comunidade local”, concluiu.

Matérias relacionadas:
-
 Homenagem a Toinho Pescador marca abertura do Festival de Arte do Ifal no Campus Penedo
- Apresentações de dança e teatro são destaque no segundo dia do 4º Festival de Arte do Ifal

*Conteúdo editado em 09/12/24 para acréscimo de links de matérias relacionadas