Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Desafio Liga Jovem: equipe MacroTech do Ifal Penedo recebe prêmio do Sebrae
conteúdo

Notícias

Desafio Liga Jovem: equipe MacroTech do Ifal Penedo recebe prêmio do Sebrae

Estudantes chegaram até a etapa regional da competição, representando Alagoas na categoria Cria (ensino médio)
por Lidiane Neves publicado: 25/10/2024 13h11, última modificação: 25/10/2024 13h11

Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira, 24, o Sebrae premiou a equipe MacroTech do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, vencedora da etapa estadual do Desafio Liga Jovem 2024, na categoria Cria (ensino médio). O evento ocorreu na sede do Penedo Tênis Clube, com a participação de membros do Sebrae responsáveis pela área de Educação Empreendedora.

Na ocasião, o grupo formado por Pedro Miguel da Silva, Maria Heloisa Ferreira Santos e José Matheus dos Santos Alves, todos do curso técnico em Química integrado ao ensino médio, teve a oportunidade de apresentar a sua proposta de produção de um tijolo ecológico, que avançou até a fase regional do desafio, representando Alagoas.

Além dos aspectos técnicos do negócio proposto, os estudantes compartilharam o percurso do trabalho, inicialmente incentivado pela professora Elisangela Santos e, logo depois, abraçado por toda a equipe. “No início, a professora precisou nos convencer de que valia a pena concorrer. Quando competimos e vencemos a etapa estadual, a motivação cresceu e depositamos total confiança no sucesso do projeto”, relatou Maria Heloisa.

Na sequência, os alunos José Matheus, Maria Heloisa, Pedro Miguel e a professora Elisangela Santos premiados pelo Sebrae.A premiação, concedida pelo êxito em representar Alagoas na fase que reuniu os nove estados do Nordeste, incluiu um voucher de R$ 500,00 (quinhentos reais) em compras para cada membro da equipe. Participaram da entrega simbólica do prêmio a cada estudante e professora o analista da unidade do Sebrae em Penedo, Carlos Pires, a gerente da Sala do Empreendedor, Leiliane Lira, a analista de Educação Empreendedora, Maysa Vieira, e a trainee da mesma área, Luana Vasconcelos.

Esta é a segunda edição do Desafio Liga Jovem, uma competição gratuita entre equipes de estudantes de todo o Brasil, que se empenham em apresentar soluções para resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades, utilizando tecnologia digital ou analógica. Alagoas teve um total de 124 projetos inscritos e mais de mil estudantes envolvidos em quatro categorias: Imagina (8º e 9º anos do ensino fundamental), Cria (ensino médio), Inspira (educação profissional) e Avança (ensino superior).

MacroTech

A equipe propôs a criação de um tijolo biodegradável constituído basicamente de plantas aquáticas coletadas no Baixo São Francisco, em Penedo, e de argila proveniente da cidade de Santana do São Francisco, em Sergipe. A ideia surgiu de um projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), que foi executado no Ifal Penedo entre 2023 e 2024.

No evento, a equipe MacroTech teve a oportunidade de apresentar a sua proposta de produção de um tijolo ecológico, que avançou até a fase regional do desafio, representando Alagoas.O foco do Pibiti foi a utilização de resíduos de esgoto, submetidos a um processo de tratamento sem oxigênio, para a produção de biotijolos. Para o protótipo apresentado no Desafio Liga Jovem, a equipe fez uma adaptação, acrescentando como matéria-prima as plantas aquáticas (macrófitas) que se proliferam no rio devido ao esgoto. A espécie vegetal passou por um processo específico e, misturada à argila, serviu de base para a fabricação do tijolo, conforme padrões ISO de qualidade e normas da ABNT.

A expectativa era de que a ideia também vencesse a etapa regional e chegasse à nacional. No entanto, mesmo sem avançar para a fase final da competição do Sebrae, a equipe não tem planos de engavetar o projeto. A professora Elisangela informou que já houve, inclusive, a formalização de pedido ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para patentear o biotijolo, processo que é auxiliado pelo Ifal por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). A patente é um título de propriedade intelectual que assegura ao inventor o direito exclusivo sobre uma invenção (ou modelo de utilidade), desde que esta cumpra os requisitos de novidade, atividade inventiva (ou ato inventivo) e aplicação industrial.

“Como estudantes do Ifal, a gente já tinha a experiência de envolvimento em projetos de pesquisa, extensão e outras atividades, mas não havia um despertar para essa visão empreendedora. Foi como uma virada a chave para essa coisa de agregar viabilidade financeira a um projeto”, destacou a jovem Maria Heloisa. “A ideia agora é ir em busca de parcerias e de orientação do Sebrae”, completou Pedro Miguel.

Matérias relacionadas:

- Tijolo ecológico: equipe do Ifal Penedo quer ouvir comunidade sobre viabilidade de projeto
- Penedo e Santana têm equipes classificadas para etapa regional do Desafio Liga Jovem 2024
- Ifal Penedo concorre na etapa estadual do Desafio Liga Jovem com três projetos selecionados