Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Ifal Penedo concorre na etapa estadual do Desafio Liga Jovem com três projetos selecionados

Etapa alagoana da competição de empreendedorismo tecnológico do Sebrae acontece nesta quarta, 11, e quinta-feira, 12
por Lidiane Neves publicado: 11/09/2024 11h34, última modificação: 11/09/2024 11h42

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo participa nesta quarta, 11, e quinta-feira, 12, da etapa estadual do Desafio Liga Jovem 2024, com três projetos aprovados nas categorias Cria (ensino médio), Inspira (educação profissional) e Avança (ensino superior). As iniciativas, intituladas MacroTech, NutriSolo e PANC no Velho Chico, são todas orientadas pela professora Elisangela Santos, da área de Química.

Esta é a segunda edição do evento promovido pelo Sebrae. Trata-se de uma competição gratuita entre equipes de estudantes de todo o Brasil, com o desafio de resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades, usando tecnologia digital ou analógica. O Desafio Liga Jovem compreende cinco etapas, sendo a estadual a terceira. Antes, as equipes passaram pelas fases Esquenta nas Redes (campanha de engajamento com diversas missões) e Virada Empreendedora (maratona de conteúdos sobre inovação, tecnologia e metodologias ativas).

Para a etapa estadual, a seleção ocorreu com base no vídeo gravado pelos estudantes, no qual apresentaram seus projetos em até 5 minutos. A avaliação teve como critérios o entendimento do público-alvo; a criatividade e inovação; o impacto no dia a dia da comunidade; a sustentabilidade financeira; e o protótipo. A partir daí, foram selecionados os 24 melhores projetos de cada estado (CONFIRA AQUI). Dentre as iniciativas que compõem a lista de Alagoas, além do Campus Penedo, o Ifal teve outras duas unidades que se destacaram: Arapiraca, com três projetos aprovados, e Santana do Ipanema, com cinco.

Na fase marcada para esta semana, as equipes classificadas terão que apresentar seus projetos ao vivo para uma bancada de jurados on-line. Serão quatro bancas por estado, que definirão apenas um grupo vencedor de cada categoria. As bancas estão marcadas para as 20h, sendo a do projeto NutriSolo já nesta quarta-feira e as do MacroTech e PANC no Velho Chico, no dia seguinte. As equipes que obtiverem êxito estarão aptas para a etapa regional. Caso repitam o feito, competirão na quinta e última fase que é a nacional.

Conheça os projetos do Ifal Penedo

MacroTech – Inscrito na categoria Cria (ensino médio), o projeto traz como proposta a criação de um tijolo biodegradável constituído basicamente de plantas aquáticas coletadas no Baixo São Francisco, em Penedo, e de argila proveniente da cidade de Santana do São Francisco, em Sergipe.

A iniciativa é decorrente de um projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), que foi executado no Ifal Penedo entre 2023 e 2024, com foco na utilização da biomassa de efluentes domésticos (resíduos de esgoto) submetidos a um processo de tratamento sem oxigênio para produzir tijolos biodegradáveis. “Para o protótipo do Sebrae, a adaptação que fizemos foi também utilizar espécies macrófitas [plantas aquáticas] que se proliferam no rio por conta do esgoto”, explicou o aluno Pedro Miguel da Silva.

Além dele, formam a equipe que trabalha na produção do biotijolo os estudantes José Matheus dos Santos Alves e Maria Heloisa Ferreira Santos, todos recém-egressos do curso técnico em Química integrado ao ensino médio. “A gente está confiante para a etapa de hoje por entender que o projeto é algo inovador. Nos testes que fizemos em laboratório, tivemos bons resultados em termos de parâmetros, que conseguem mostrar que se trata de uma pesquisa que pode ter futuro”, disse o líder Pedro Miguel.

NutriSolo – A iniciativa da categoria Inspira (educação profissional) se propõe a abordar o tema da sustentabilidade agrícola através da Química. O objetivo é utilizar técnicas dessa área para analisar as características do solo e desenvolver soluções personalizadas para cada tipo de solo. “Essas soluções buscam melhorar a saúde do solo, aumentar a produtividade agrícola e promover práticas sustentáveis”, explicou a professora orientadora.

Segundo Elisangela, os experimentos estão ocorrendo em uma área do próprio Campus Penedo, onde a equipe identificou pobreza de nutrientes e acidez do solo. “Eles estão tratando o solo com um adubo de compostagem acelerada e está sendo um sucesso”, destacou.

A equipe do projeto conta com cinco alunos integrantes, todos matriculados no 2ª ano do curso técnico integrado ao ensino médio: André Oliveira Santos, Camilly Vieira da Silva, Cleiton Alexandre dos Santos, Edija Maria Rosalvo e Maria Natalia dos Santos.

PANC no Velho Chico – Desenvolvido pela equipe Carrancas do Penedo, o projeto visa disseminar o conhecimento sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), promovendo a sustentabilidade, a interação “homem x natureza”, a nutrição, a saúde e a integração entre a comunidade e a escola. A ferramenta escolhida para a propagação desse saber é o Instagram, rede social onde o grupo criou o perfil @pancvelhochico.

Inscrita na categoria Avança (ensino superior), a iniciativa envolve três estudantes do curso de bacharelado em Química Industrial: Maria Alessandra da Silva, José Felipe Cavalcante e a Williane dos Santos. “O projeto está sendo uma experiência incrível de descoberta e reencontro da cultura tradicional, sendo que o que mais me chamou a atenção foi a proposta sustentável e curiosa de fazer uso dessas plantas, hoje tão subutilizadas”, destacou a líder Maria Alessandra. Dentre as PANCs trabalhadas pelo grupo estão as plantas popularmente conhecidas como erva-de-jabuti, xanana, caruru, ora pro nobis e major Gomes.