Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Tijolo ecológico: equipe do Ifal Penedo quer ouvir comunidade sobre viabilidade de projeto

Estudantes concorrem na etapa regional do 2º Desafio Liga Jovem e precisam coletar respostas até 16 de outubro
por Lidiane Neves publicado: 09/10/2024 15h18, última modificação: 09/10/2024 15h33

O Campus Penedo é uma das duas unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) classificadas para a etapa regional do 2º Desafio Liga Jovem do Sebrae, com o projeto MacroTech, na categoria Cria (ensino médio). Para melhor embasar a apresentação da equipe nessa fase eliminatória, foi criado um formulário on-line a fim de coletar respostas sobre a viabilidade de comercialização do tijolo ecológico criado pelos estudantes.

Qualquer pessoa da comunidade interna ou externa pode acessar o link abre.ai/tijoloecologicoifal e colaborar com a pesquisa on-line até 16 de outubro. O formulário contém perguntas objetivas sobre perfil socioeconômico e hábitos de consumo, que ajudarão a equipe a entender as necessidades da população local e avaliar a aceitação de um tijolo sustentável produzido a partir de materiais reciclados e naturais.

“A gente teve essa iniciativa para saber basicamente qual seria o público que poderia comprar nosso tijolo e também entender a prioridade das pessoas ao comprar um produto de construção civil, bem como seu receio em usar um produto feito 100% de matéria orgânica”, explica o aluno Pedro Miguel da Silva, reforçando que a colaboração da comunidade é fundamental para o desenvolvimento de um produto que atenda melhor às demandas da região.

Sobre o projeto MacroTech

A iniciativa traz como proposta a criação de um tijolo biodegradável constituído basicamente de plantas aquáticas coletadas no Baixo São Francisco, em Penedo, e de argila proveniente da cidade de Santana do São Francisco, em Sergipe. A equipe é orientada pela professora Elisangela Santos e tem como membros, além do líder Pedro Miguel, os estudantes Maria Heloisa Ferreira Santos e José Matheus dos Santos Alves, todos do curso técnico em Química integrado ao ensino médio.

A proposta é decorrente de um projeto vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), que foi executado no Ifal Penedo entre 2023 e 2024, com foco na utilização da biomassa de efluentes domésticos (resíduos de esgoto) submetidos a um processo de tratamento sem oxigênio para produzir tijolos biodegradáveis.

Para o protótipo apresentado no Desafio Liga Jovem, houve uma adaptação, que foi justamente acrescentar como matéria-prima do biotijolo as plantas aquáticas que se proliferam no rio devido ao esgoto. Chamadas de macrófitas, a espécie vegetal passou por um processo específico e foi misturada à argila para servir de base para a fabricação do tijolo, conforme as dimensões estabelecidas pelas normas da ABNT.

A participação da equipe MacroTech na etapa regional do 2º Desafio Liga Jovem está prevista para o dia 18 de outubro. Os estudantes concorrerão com os projetos dos nove estados do Nordeste classificados na categoria Cria (ensino médio). Assim como ocorreu na etapa anterior, a estadual, eles farão uma apresentação ao vivo para uma bancada de jurados on-line. Caso obtenham êxito, estarão aptos para a etapa nacional que acontecerá de forma presencial, em dezembro, em uma capital de renome no cenário da inovação e tecnologia.