Você está aqui: Página Inicial > Campus > Penedo > Notícias > Inscrições para 2° Encontro de Humanidades do Ifal Penedo começam na segunda-feira, 7

Com o tema central “Repressão: ontem e hoje”, evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto e traz novidades
publicado: 04/08/2023 12h37, última modificação: 04/08/2023 16h44

Por Imarlan Gabriel (estagiário de Jornalismo) e Lidiane Neves

O Encontro de Humanidades do Instituto Federal de Alagoas – Campus Penedo, o Ehif, está de volta. A 2ª edição do evento acontecerá nos dias 29 e 30 de agosto. As inscrições já começam na segunda-feira, 7, e se estenderão até 25 de agosto, por meio do site abre.ai/2ehif. O público-alvo é a comunidade acadêmica da própria unidade de ensino e estudantes de escolas municipais e estaduais de Penedo, mas qualquer pessoa interessada nas atividades poderá se inscrever.

O tema central escolhido para esta edição é “Repressão: ontem e hoje”, por meio do qual serão discutidos os caminhos e descaminhos que a sociedade vem trilhando mediante os diversos tipos de repressão. Para a conferência de abertura, já está confirmada a presença de Antônio Bispo dos Santos, quilombola, lavrador, escritor, professor e ativista político piauiense de renome nacional, mais conhecido como Nêgo Bispo.

A programação completa estará consolidada até domingo, 6, mas as atividades já definidas podem ser conferidas no site de inscrições. No primeiro dia do Ehif, o público terá acesso a uma variedade de minicursos, oficinas e palestras. Ao todo, até o momento, a disponibilidade é de 286 vagas para oficinas e minicursos, divididas nos turnos da manhã e da tarde. Segundo informou o professor Marcos Paixão, membro da comissão organizadora, esse número pode aumentar, caso sejam confirmadas novas atrações antes do início das inscrições.

Ainda no dia 29, acontecerá a atividade “Ser Humaninho”, voltada para os filhos de servidores e estudantes participantes do evento. A novidade agrega uma programação destinada ao público infantil, com feira de livros, iniciação circense com metodologias lúdicas, oficina de macramê, oficina de musicalização com karaokê e sessão de cinema. A professora Thaline Fontenele explica que, assim como nas demais atividades do Ehif, para participar do Ser Humaninho, será preciso inscrever a criança no período informado, ou seja, de 7 a 25 de agosto.

No segundo dia do encontro, o destaque será a Feira de Humanidades com a apresentação de trabalhos das turmas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Divididos em grupos e sob a coordenação dos professores, os estudantes realizarão exposições sobre as seguintes temáticas: Acessibilidade; Corpo e a Estética; Resistência na música – Titãs; Impactos das ações da Braskem em Maceió; Desastres socioambientais e a repressão das populações periféricas; Marco Temporal; A Mulher na Indústria; España, desde 1936 hasta la actualidad; A Mulher na Ciência; Rebelião Stonewall; e Revolução Verde.

Sobre o Ehif

O Encontro de Humanidades é organizado por docentes das Ciências Humanas do Ifal Penedo e busca reforçar a relação com outras áreas importantes, promovendo debates e reflexões que vão além da área acadêmica e atingem quilombos, aldeias, cidades e meio ambiente. Assim como na primeira edição, a arte que ilustra o evento é de autoria de um dos estudantes do Ifal Penedo com habilidades para desenho. Desta vez, a convidada foi a aluna Kaylhane Vasconcelos Brandão, que cursa o 2° ano de Meio Ambiente.

O 1º Encontro de Humanidades ocorreu em setembro de 2018, e a ideia inicial era que ele acontecesse a cada dois anos. Como 2020 foi o primeiro ano da pandemia de Covid-19, a organização do evento ficou temporariamente suspensa. Na edição de estreia, a temática central foi “30 anos da Constituição de 1988”.