Normalização de Trabalhos Acadêmicos e/ou Científicos
"Apresentação da ciência" é uma das preocupações constantes no dia a dia de um acadêmico, pesquisador ou cientista. Manter-se constantemente atualizado é primordial para o desenvolvimento pessoal e profissional, requer tempo, disciplina, foco e anseio de otimização, padronização e upgrade de suas produções (informações e conhecimentos adquiridos e/ou produzidos). Atividade esta que conta com o apoio dos profissionais Bibliotecários (as) (especialistas na apresentação do conhecimento segundo Organismos de Normalização, em seus diversos níveis – nacional, regional, internacional, etc.).
Com o objetivo de auxiliar a comunidade acadêmica do Ifal na produção e apresentação técnico-científica, os Bibliotecários fornecem os serviços de Auxílio à Normalização de Trabalhos Acadêmicos e Capacitação (em áreas diversas sobre pesquisa, normalização e produção do conhecimento. Para mais informações procure e agende com o/a bibliotecário/a).
No intuito de otimizar os estudos e a produção textual de seus usuários, a biblioteca disponibiliza o Manual de Normalização do SIBI/IFAL e uma série de templates sobre os gêneros textuais mais utilizados pela comunidade acadêmica, entre outros documentos a seguir:
DOCUMENTOS:
Manual de Normalização 2020: O Manual de Trabalhos Acadêmicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), designado por "Normalizando: manual de trabalhos acadêmicos", foi elaborado pelo Sistema de Bibliotecas em conjunto com alguns professores e tem como finalidade servir de instrumento norteador para normalização das produções acadêmico-científicas em seus vários níveis. A obra teve como base, para sua construção, as normas brasileiras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), assegurando que os documentos elaborados estejam dentro dos padrões vigentes; e exigidos. Aprovado mediante Deliberação nº 29-CEPE-2020
Principais mudanças NBR 6023/2018
Portaria 1248 - Diretrizes de entrega do TCC
- Quer conhecer ferramentas que auxiliam muitos pesquisadores na hora da produção textual? Acesse:
a) Gerenciadores bibliográficos:
b) Geradores de referências:
c) Ferramentas de detecção de plágio:
- Akademia (paneli.akademia.al)
- Copyscape (www.copyscape.com)
- Docol©c (www.docoloc.de)
- DPV (dpv.openscience.si)
- Dupli (duplichecker.com)
- intihal.net (intihal.net)
- PlagAware (plagaware.com)
- Plagiarism Software (www.plagiarismsoftware.net)
- PlagiarismCheck.org (plagiarismcheck.org)
- (1º) PlagScan (www.plagscan.com)
- StrikePlagiarism.com (panel.strikeplagiarism.com)
- Turnitin (www.turnitin.com)
- Unicheck (unicheck.com)
- (2º) Urkund (www.urkund.com)
- Viper (www.scanmyessay.com)
Para mais informações? Consulte:
FOLTÝNEK, T.; DLABOLOVÁ, D.; ANOHINA-NAUMECA, A. RAZI, S.; KRAVJAR, J. KAMZOLA, L.; GUERRERO-DIB, J.; ÇELIK, Ö.; WEBER-WULFF, D. Testing of support tools for plagiarism detection. International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 17, n. 46, 27 July 2020. Disponível em: https://educationaltechnologyjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s41239-020-00192-4. Acesso em: 2 jun. 2021.