Você está aqui: Página Inicial > Campus > Palmeira dos Índios > Ensino > Biblioteca > Acesso e utilização
conteúdo

Acesso e utilização

por Monique de Sá publicado 26/08/2019 10h46, última modificação 01/06/2021 09h37
Vamos descobrir como acessar e utilizar de forma consciente nossa biblioteca? Confira as normativas aqui!

ACESSO

A Biblioteca do campus Palmeira dos Índios está franqueada à comunidade acadêmica do IFAL, (público interno – servidores, discentes e terceirizados) munidos de cadastro no setor, com vínculo institucional ativo, tem acesso completo a todos os serviços e equipamentos disponibilizados pelo setor, e ao público em geral (comunidade externa) para consulta local, disponibilizando espaço e acervo para pesquisa e estudo, bem como treinamentos, minicursos, palestras, oficinas e workshop desde que previamente solicitados e agendados junto a/o Bibliotecária/o.

 

UTILIZAÇÃO

Com o objetivo de conservar e preservar o patrimônio institucional, primar pelo respeito ao próximo, e corroborar com a boa convivência interpessoal nas instalações da biblioteca, ao entrar no setor o usuário deverá: 

  1. Colaborar com a preservação e conservação do patrimônio institucional (materiais bibliográficos, equipamentos eletrônicos, mobiliário etc.);
  2. Não consumir bebidas ou quaisquer tipos de alimentos na área de estudos e terminais de pesquisa;
  3. Não fumar;
  4. Colocar o celular no modo silencioso e evitar utilizá-lo na Biblioteca;
  5. Reduzir o tom de voz e não prejudicar os leitores;
  6. Efetuar empréstimos, renovações e devoluções dos itens no balcão de atendimento no prazo estipulado;
  7. Obedecer a ordem na fila de atendimento e solicitar auxílio do funcionário sempre que necessário;
  8. Cadeiras não são brinquedos, preserve! Use com cuidado, evite mexer na regulagem;
  9. Não é permitido retirar os equipamentos eletrônicos do lugar. (Não mexer no cabeamento).

 

LEMBRE-SE: Ao terminar sua consulta, deixe os livros sobre a mesa!

 

 Cadastro

O usuário para utilizar todos os serviços que a biblioteca tem a oferecer, deverá solicitar cadastro pessoal e intransferível, de forma presencial, com seu documento de identificação oficial com foto acrescido de: 02 fotos 3x4; nº de matrícula/SIAPE; comprovante de residência; telefone e e-mail.

 

OBS: ¹ Estamos em processo de automatização de nossos serviços (formatação do banco de dados e aquisição de equipamentos). Findo esta atividade, o procedimento de cadastro será automatizado/alterado, por hora este serviço (entre outros), é realizado manualmente. Agradecemos a compreensão! 

          ² São considerados usuários da biblioteca – Comunidade interna: discentes matriculados em cursos de ensino médio e técnico, técnico subsequente, graduação, pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu presencial e a distância, com vínculo ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA); Servidores do quadro efetivo, substitutos e cedidos de outros órgãos em atividades no IFAL; Funcionários terceirizados e estagiários; Comunidade externa: pessoas que não possuem vínculo acadêmico ou trabalhista com o IFAL e que não se enquadram nas categorias acima.