Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > O Campus > História

História

por Acássia Deliê publicado 11/03/2019 17h11, última modificação 31/01/2020 16h33

O Campus Marechal Deodoro começou a funcionar em agosto de 1995, então como Unidade Descentralizada (Uned) da antiga Escola Técnica Federal, que em 1999 foi transformada em Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica). A Uned – Marechal Deodoro iniciou as atividades com o programa “pró-técnico”, preparando 160 alunos da rede pública municipal para o Exame de Seleção. Em 1996, começaram as aulas das primeiras turmas de ensino técnico, sendo duas do curso de Turismo e duas turmas de Secretariado.

Em 2008, o governo federal transformou o Cefet na rede de Institutos Federais. Hoje, o IFAL - Campus Marechal Deodoro oferece os cursos técnicos integrados de Meio Ambiente e Guia de Turismo, além do curso superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, que alcançou conceito 4 no ranking do Ministério da Educação. Em 2014, foi iniciada ainda a Especialização em Educação e Meio Ambiente. Em 2017, o campus inaugurou o primeiro mestrado do IFAL, em Tecnologias Ambientais.

Tendo como prioridade a formação educacional da comunidade onde está inserido, o campus também oferece os cursos de Hospedagem e Cozinha, dentro do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja).