Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Audiência discute TAC para transporte em Marechal Deodoro

Audiência discute TAC para transporte em Marechal Deodoro

Representantes do Ifal participaram com sugestões para futuro Termo de Ajustamento de Conduta

por Acássia Deliê publicado: 27/07/2016 17h16, última modificação: 25/08/2016 12h52
Exibir carrossel de imagens Estudante do Campus Marechal participa da audiência

Estudante do Campus Marechal participa da audiência

O Ministério Público Municipal de Marechal Deodoro realizou nessa quarta-feira (27) a primeira audiência pública para discutir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para o sistema de transporte coletivo no município. Todas as partes envolvidas no sistema foram convidadas contribuir com críticas e sugestões de soluções.

Participaram representantes da Arsal (Agência Reguladora de Serviços), da Expresso Metropolitano (empresa que substituiu a Real Alagoas no transporte intermunicipal), da Associação de Transportes Complementares, taxistas, mototaxistas, Prefeitura de Marechal, Instituto Federal de Alagoas (Ifal) – Campus Marechal Deodoro e moradores do Francês.

Representantes do Ifal sugeriram à Arsal a instalação de dois postos permanentes de fiscalização do transporte intermunicipal, um na Praça da Faculdade, em Maceió, e outro no terminal de Poeira, em Marechal. Além disso, sugeriram a criação de um aplicativo para envio de denúncias online e uma campanha publicitária para incentivar a população a denunciar casos de falhas nos serviços oferecidos por ônibus e vans do sistema intermunicipal.

De acordo com a promotora Maria Aparecida Carnaúba, essa foi a primeira de uma série de audiências que terão como objetivo final um TAC para o sistema de transporte coletivo no município. “Nós estamos cobrando a responsabilidade de cada uma das partes envolvidas para a execução de um sistema de transporte com qualidade que possa, inclusive, servir de modelo para outros municípios”, disse a promotora.

Processos unificados

Os problemas existentes no sistema de transporte intermunicipal, que vão desde o preço da tarifa até a baixa qualidade dos serviços oferecidos por ônibus e vans, provocam evasão escolar no Ifal – Campus Marechal Deodoro e geram inúmeras reclamações entre alunos e servidores da instituição.

As solicitações de melhorias começaram a ser feitas pela direção do Campus em novembro de 2015, mas não foram atendidas, o que motivou a abertura de um processo no Ministério Público Estadual no dia 3 de março de 2016. Paralelamente, moradores de Massagueira também abriram um processo no Ministério Público Municipal reivindicando mais ônibus e melhores serviços na região.

Os dois processos acabaram sendo unificados na promotoria municipal, sob responsabilidade da promotora Maria Aparecida Carnaúba.