Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Notícias > Arsal apresenta novos horários de ônibus em Marechal; desconto estudantil será mantido

Representantes do órgão foram recebidos pelo Ifal para discutir mudanças a partir de domingo

por Acássia Deliê publicado: 22/07/2016 17h08, última modificação: 22/07/2016 17h56
Reunião foi realizada no Ifal - Campus Marechal

A partir de domingo (24), uma nova empresa de ônibus assumirá o transporte intermunicipal de Marechal Deodoro, substituindo a Real Alagoas. A Expresso Metropolitano inicia as atividades com o compromisso de cumprir uma tabela de 56 novos horários diários, atendendo às necessidades de estudantes e trabalhadores que se deslocam todos os dias entre Marechal e Maceió. Os usuários poderão verificar os horários por meio do aplicativo CittaMobi.

As informações foram confirmadas nessa sexta-feira (22) pela Arsal (Agência Reguladora de Serviços de Alagoas), em mais uma reunião no Ifal (Instituto Federal de Alagoas) - Campus Marechal Deodoro, com a participação de alunos e servidores do instituto. Na reunião, representantes da empresa também garantiram que manterão o desconto de 40% oferecido aos estudantes que utilizam o transporte interurbano. Hoje, a tarifa é de R$ 4 para os ônibus.

No período de transição entre as empresas, a compra de créditos estudantis continua sendo feita à Real Alagoas. Por isso, os estudantes foram orientados a comprar créditos de forma moderada, para evitar o pedido de reembolso à Real Alagoas quando a transição for finalizada. Já os estudantes que entraram no Ifal em 2016 e ainda não possuem a carteira devem aguardar novas orientações da empresa na próxima semana. Também na próxima semana será divulgada a tabela definitiva de horários, após nova audiência no Ministério Público de Marechal Deodoro.

A Arsal também voltou a garantir fiscalização intensiva dos veículos do transporte complementar, buscando encerrar os conflitos com os horários de chegada e saída dos ônibus, além de garantir o respeito no tratamento aos usuários do sistema.Outro compromisso reafirmado pela Arsal foi melhorar o atendimento da Ouvidoria do órgão, alvo de várias reclamações de estudantes e servidores do Ifal. A Arsal informou ainda que a licitação do transporte intermunicipal convencional (ônibus) será realizada num prazo de 180 dias a partir do início de operação da nova empresa em Marechal.

Para o diretor de Ensino do Ifal - Campus Marechal Deodoro, Éder Souza, as mudanças anunciadas pela Arsal representam o primeiro passo na construção de um novo serviço de transporte metropolitano em Marechal Deodoro. "Todos os cidadãos têm direito a transporte coletivo de qualidade e preço justo. As mudanças não devem se encerrar aqui, é apenas o começo. É fundamental que continue havendo a fiscalização popular sobre esses serviços, para que eles melhorem cada vez mais", disse Éder.

Entenda o histórico dos problemas

Os problemas existentes no sistema de transporte intermunicipal, que vão desde o preço da tarifa até a baixa qualidade dos serviços oferecidos por ônibus e vans, começaram a causar evasão escolar no Ifal – Campus Marechal Deodoro e gerar inúmeras reclamações entre alunos e servidores da instituição.

As solicitações de melhorias começaram a ser feitas pela direção do Campus em novembro de 2015, mas não foram atendidas, o que motivou a abertura de um processo no Ministério Público Estadual no dia 3 de março de 2016. Paralelamente, moradores de Massagueira também abriram um processo no Ministério Público Municipal reivindicando mais ônibus e melhores serviços na região.

Os dois processos acabaram sendo unificados na promotoria municipal, sob responsabilidade da promotora Maria Aparecida Carnaúba. O primeiro passo tomado pela promotora foi reunir representantes do Ifal, da Arsal e da empresa de ônibus Real Alagoas, para ouvir as considerações de cada segmento sobre a situação dos serviços de transporte intermunicipal. A audiência foi realizada no dia 21 de junho de 2016, quando a promotora garantiu empenho para resolver os problemas.

“Transporte de qualidade com preço justo é um direito da sociedade e o Ministério Público atua aqui como advogado do povo. Tenho certeza de que, a partir de agora, cada um fará a sua parte para que essa situação seja resolvida, sem que seja necessário acionar a Justiça”, afirmou Maria Aparecida.