Você está aqui: Página Inicial > Campus > Marechal Deodoro > Ensino > Central de Estudos Remotos > O que são as atividades remotas?

O que são as atividades remotas?

por Acássia Deliê publicado 28/05/2020 23h03, última modificação 28/05/2020 23h47

As atividades remotas realizadas nos cursos regulares do Campus Marechal Deodoro seguem as orientações da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em sua Nota 02/2020, com “orientações institucionais para organização do trabalho remoto dos docentes durante a pandemia do Coronavírus – COVID 19”.

Essas atividades podem introduzir conteúdos novos que serão estudados no ano letivo, apresentar as disciplinas técnicas, curiosidades sobre uma área do conhecimento, desafios, experiências que possam ser realizadas em casa, debates sobre o contexto que estamos vivendo, leituras, abordagem de temas importantes para as disciplinas da semana, estratégias de reforço escolar, dentre tantas outras possibilidades.

As atividades remotas podem acontecer por meio de reuniões com grupos de estudantes por aplicativos como o Zoom e o Google Meet, por meio de lives, debates, produção de vídeos, material de estudo dirigido, dentre outras ferramentas e metodologias que atendam às características específicas de cada atividade.

Os principais objetivos da realização das atividades remotas são a manutenção do contato entre discentes e docentes, durante o período de suspensão do calendário acadêmico, em função da pandemia do Coronavírus – Covid-19, e também a criação de uma rotina de estudos que ajudará as estudantes e os estudantes a manter a regularidade de seus estudos, para que eles sejam mais facilmente continuados quando voltarmos às aulas presenciais.

Como nosso calendário acadêmico está suspendo, as atividades remotas não são avaliativas e não poderão ser registradas como aula ou conteúdo ministrado na volta às aulas presenciais, conforme determinação da Pró-Reitoria de Ensino do Ifal. No entanto, é necessário que as estudantes e os estudantes participem e realizem todas as atividades propostas, porque elas são fundamentais para atravessarmos este período de isolamento social, garantindo a continuidade dos estudos de nossas alunas e nossos alunos.

IMPORTANTE: as atividades enviadas para estudantes da comunidade surda serão acompanhadas pela coordenação do curso, pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Especiais – Napne – e pelas tradutoras e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, para garantir que todas as atividades remotas sejam desenvolvidas de forma acessível para as pessoas dessa comunidade.

Como cada turma receberá as atividades remotas da semana?

Para cada turma são realizadas atividades diversas, de acordo com as disciplinas de cada ano do curso, e as orientações para a sua realização são enviadas pelos respectivos professores e professoras para os grupos das turmas no aplicativo Whatsapp. Líderes de turma recebem as atividades enviadas pelas/os docentes e fazem o repasse para as/os colegas. As/os docentes acompanham esse processo ao longo da semana.

Qual o cronograma para a realização das atividades?

Há dois tipos de atividades remotas para serem acompanhadas: as fixas e as específicas de cada semana.

No caso das atividades fixas, elas dizem respeito a atividades que acontecerão de forma contínua, durante todo o período de suspensão do calendário acadêmico, e estarão disponíveis para todas/os as/os estudantes do Ifal e para toda a comunidade externa. São debates, lives e produção de conteúdo acessíveis para todas as pessoas, em redes e mídias sociais sob a responsabilidade de docentes e das equipes de comunicação do Ifal.

Já as atividades específicas, são aquelas que dizem respeito ao material preparado e encaminhado pelas professoras e pelos professores para as suas turmas específicas, de acordo com o cronograma de atividades remotas elaborado pelas coordenações de curso, em parceria com o corpo docente de cada turma. Esse cronograma é enviado regularmente para as/os estudantes e permanecerá disponível aqui neste site.

Como se informar sobre as atividades?

Estudantes devem prestar atenção às informações nos grupos das turmas no Whatsapp e acompanhar o cronograma enviado pelas/os professoras/es. A comunidade em geral pode seguir o Instagram do campus (@ifalmarechal) e acompanhar a atualização das informações sobre as atividades remotas aqui neste portal.

Se você é estudante e ainda não faz parte do grupo da sua turma no Whatsapp, por favor entre em contato com a coordenação do seu curso e peça para ser inserida/o.

Qual a posição da escola sobre o Enem 2020?

Campus Marechal Deodoro, assim como todas as unidades do Ifal, seguindo o mesmo entendimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, defende o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a conclusão do ano letivo de 2020.

A principal razão para isso é que grande parte das/os nossas/os alunas/os não têm acesso acesso à internet em casa, o que inviabiliza a preparação adequada para a prova. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE) 2018, 1/3 das residências em Alagoas não possui acesso à internet e apenas 26,2% das famílias alagoanas possuem um microcomputador ou tablet em casa.

Essa realidade de muitas/os das/os nossas/os alunas/os, que encontram hoje dificuldades até para se inscrever no exame 2020. E nossa escola entende que ninguém pode ficar de fora da seleção.