Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Pesquisa e Inovação > Projetos
conteúdo

Projetos

por Márcio Bomfim publicado 21/08/2019 14h50, última modificação 19/08/2021 13h40

Projetos - 2021 - Atual

 

Título do projeto: CIMM – Centro Inteligente de Manutenção Mecânica

Período: 12/2020 até 12/2021

Coordenador: Msc. Alex Aguiar da Silva

Orientador: Fabrício Caymon Nogueira

Bolsistas: Gabriel dos Santos Cansanção; Edeilson Costa de Azevedo Filho; Maria Eduarda Amaral; Lucas Lauhan do Nascimento Lessa; Edson Lucas dos Santos Júnior

Agência de fomento: FACTO

Valor financiado: R$ 121.584,00


Resumo: O CIMM – Centro Inteligente de Manutenção Mecânica, busca resolver problemas atrelados a padronização de manutenção de equipamentos dos mais variados setores de maneira eficiente e eficaz e promover, ao mesmo tempo, uma tratativa de dados referentes a manutenção, culminando assim em uma previsibilidade referente a confiabilidade e manutenabilidade desses equipamentos. Desta forma, o CIMM irá integrar, em uma única plataforma materializada no formato de uma bancada, os registros dos históricos de manutenção dos equipamentos à execução prática das manutenções, utilizando inteligência artificial e objetivando produzir informações que permitam tomadas de decisões de maneira autônoma, de modo a otimizar a utilização dos recursos materiais e humanos de uma empresa que abarque algum setor de manutenção industrial.

 

 

Projeto: Brincando de Matemática

Período: de Julho de 2021 - Atual

Coordenador: TIAGO MARINHO DA SILVA: tiaggomatt@hotmail.com

Bolsista: LAYSA MIRELLY RAMALHO DA SILVA

Bolsista: VANESSA ISABELLY RAMALHO VENÂNCIO

Resumo: O projeto, brincando de matemática, consiste em auxiliar alunos com dificuldade em matemática, por intermédio de ludicidade e interatividade, proporcionando um novo meio de ensino que pretende, por meio de jogos e atividades, aumentar a motivação na aprendizagem, desenvolver a concentração, raciocínio lógico e o aumentando das interações do indivíduo com outras pessoas. Assim, elevando os conhecimentos dos discentes, em assuntos básicos da matemática, tornando-os capazes de se destacarem diante dos diversos desafios matemáticos. Desse modo, o presente projeto visa contribuir para o desenvolvimento educativo da cidade de Coruripe, Alagoas, visto que atenderá alunos de escolas municipais da região.

 

 

Projeto: Brincando de aprender: o lúdico como instrumento de aprendizagem

Período: de Julho de 2021 - Atual

Coordenador: MARIA JOSE OLIVEIRA: maria.design@hotmail.com

Bolsista: LESLYE LOHANNE LOPES PEREIRA

Bolsista: JENKENS SOARES DOS SANTOS

Resumo: Este projeto foi pensado e construído por alunos e ex-alunos do Instituto Federal de Alagoas, campus Coruripe, também ex-alunos da escola a ser contemplada com as ações: Jenkens Soares dos Santos e Leslye Lohanne Lopes Pereira (alunos do IFAL); além de Elvis Joaquim dos Santos e Jandson dos Santos Pereira (colaboradores e alunos da UFAL, ex alunos do IFAL). Quase três anos após as chuvas e deslizamentos que marcaram a vila de pescadores Lagoa Azeda – distrito pertencente ao pequeno município de Jequiá da Praia – os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Eutíquio Quintela Cavalcante ainda sofre com a falta de estrutura da escola, que atualmente funciona no segundo andar onde também opera um mercadinho. Na ocasião a escola foi totalmente destruída e, por falta de espaço adequado para seu funcionamento, ocasionou a suspensão das aulas antes mesmo da metade do ano letivo. A partir de 2018, a escola passou a funcionar provisoriamente no antigo depósito de um mercadinho local. Por mais que a gestão escolar e os professores se empenhem todos os dias para oferecer um ensino bom e de qualidade para os alunos, a atual circunstância em que se encontra a escola prejudica diretamente na autoestima, interesse e estímulo nos alunos, resultando em ausência e notas abaixo do esperado. Com isso, o projeto “BRINCANDO DE APRENDER: O LÚDICO COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM” espera proporcionar aos alunos da Escola Eutiquio Quintela uma aprendizagem pautada no divertimento, momentos de troca e crescimento com encontros semanais onde serão realizadas atividades lúdicas, criativas e recreativas, resultando em crescimento cognitivo, confiança, acolhimento, estímulo e, acima de tudo, que eles desenvolvam relações de afeto tanto com o ambiente escolar quanto entre eles. Vale ressaltar que este projeto é fruto de ações exitosas já executadas por estes alunos, onde foi comprovada a sua eficácia, com elevados índices de satisfação, tanto por parte dos alunos, pais e professores e direção.

 

Projeto: Preparatório Olímpico em Matemática

Período: de Julho de 2021 - Atual

Coordenador: TIAGO MARINHO DA SILVA: tiaggomatt@hotmail.com

Bolsista: THARLYANNE DA SILVA ROCHA

Bolsista: MANOEL FRANCISCO LOPES DE MORAIS

Resumo: O projeto, em sumo, visa dar um preparatório para as Olimpíadas, estaduais e nacionais, de matemática para alunos das escolas de rede pública da região, melhorando o desempenho dos próprios na matéria de Matemática e nas provas, e além disso fornecendo ao aluno conhecimento para que também venha a trabalhar e revisar assuntos importantes para sua formação, além de proporcionar um ambiente de interação única e educativa para os próprios alunos.

 

Projeto: Arquibio

Período: de Junho de 2021 - Atual

Coordenador: EVERALDO DOS SANTOS: eversan72@gmail.com

Bolsista: RENALDIR LARA RAMOS DA SILVA

Bolsista: ANA CARLA MATIAS DOS SANTOS

Resumo: O projeto Arquibio foi desenvolvido com o objetivo de sobressair a importância da biologia na arquitetura, especificamente a flora. Visando ementar as técnicas com plantas na área médica e arquitetônica mediante as necessidades da sociedade atual utilizando-os na arquitetura moderna. Este projeto será realizado em uma área cedida pelo Instituto Federal de Alagoas Campus Coruripe e servirá de modelo para a implantação nas escolas Escola Municipal de Educação Básica Francisco Amalio Maria e Escola Municipal de Educação Básica José de Carvalho Souza. Desta forma, criar uma interação entre os funcionários e alunos, destacando a importância das plantas na arquitetura. Autores: Ana Carla Matias dos Santos; Laisa Cristina Souza Santos; Maria Clara Silva da Costa Renaldir Lara Ramos da Silva; Richardson Cardoso da Silva Santos.

 

Projeto: Estratégias de ensino de Química: Experimentando para entender e jogando para aprender.

Período: de Junho de 2021 - Atual

Coordenador: EVERALDO DOS SANTOS: eversan72@gmail.com

Bolsista: MARIA ISABELLY VIANA DE SOUZA

Bolsista: DARLANE BEATRIZ DO NASCIMENTO

Resumo: O presente trabalho pretende contribuir para o aprendizado de química de estudantes do 9º ano, a partir da utilização de ferramentas lúdicas e experimentos. O lúdico se mostra como uma excelente estratégia para motivar os alunos no processo de ensino aprendizado. As atividades experimentais são promotoras de aprofundamento nos aspectos teóricos da física, química e outras ciências. A experimentação é um fator que agrega não apenas conhecimentos teóricos, mas também combate o desinteresse que comumente é manifestado pelos jovens em relação às ciências. O projeto tem como proposta uma intervenção no processo de aprendizado dando um suporte para os discentes nessa disciplina. A proposta será desenvolvida utilizando o lúdico e experimentos simples, como ferramenta de inovação no processo de ensino. O projeto será realizado no IFAL Campus Coruripe-AL, e os alunos das escolas parceiras, Escola Municipal de Educação Básica Maria Lopes Bertoldo e a Escola de Educação Básica Cláudio Daniel Gama Amorim, participarão no contra turno de suas aulas. Os conceitos de química serão discutidos e depois estes serão relacionados com os jogos e experimentos desenvolvidos pela equipe executora. Este trabalho tem como foco integrar o ensino e a pesquisa às demandas da sociedade, seus interesses e necessidades, estabelecendo mecanismos que in ter-relacionem o saber acadêmico e o saber popular.