Você está aqui: Página Inicial > Campus > Coruripe > Pesquisa e Inovação > Histórico de Projetos
conteúdo

Histórico de Projetos

por Márcio Bomfim publicado 21/08/2019 14h53, última modificação 17/08/2021 12h40

Projetos - 2015 - 2018 - 2019 - 2020


A APLICAÇÃO DE UMA REDE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE APOIO E SUPORTE A APRENDIZAGEM NO ENSINO BÁSICO

 

Orientador: Thiago Araújo Silva de Oliveira

       Esta pesquisa tem por objetivo aplicar o uso das redes sociais como um recurso inovador em atividades de apoio e suporte a aprendizagem na Educação Básica. Para tanto, esse projeto tem a perspectiva de criar e implantar, via estudo de caso, uma rede social que possibilite uma maior interação entre alunos e professores. Esse novo canal de comunicação, visa aproveitar o tempo que os alunos navegam na internet para promover disseminação de conhecimento, interações e debates, ajudando-os a desenvolverem um maior senso crítico e incentivando os mais tímidos a serem mais atuantes.

       Para alcançar tais objetivos, será necessário uma breve conceitualização das redes sociais de propósito geral, como facebook, avaliar os aspectos que mais atraem seus usuários e que ao mesmo tempo, possam ser aplicadas sob o ponto de vista educacional. Em paralelo, analisar soluções educacionais já criadas, como por exemplo, Ebah, PasseiDireto e Pral. Essas que possuem uma proposta voltada ao ensino superior. Posteriormente, avaliar e selecionar uma plataforma livre para construção de uma rede social que melhor atenda as necessidades do ensino básico. Plataformas como Noosfero, Elgg e BuddyPress propõem uma fácil customização e já foram aplicadas em outras instituições de ensino. Por fim, em parceria com os docentes do campus, experimentar a rede durante as disciplinas em atividades complementares. A partir do uso, avaliar seus resultados e retomar passos anteriores em busca de melhorias.

Bolsista: Jackson Martins Silva

Voluntário: Paulo Lessa Filho

 

CARACTERIZAÇÃO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM INDÚSTRIAS NO ESTADO DE ALAGOAS

 

Orientador: Evert Elvis

       Este trabalho tem como objetivo caracterizar as práticas de gerenciamento de projetos em indústrias no Estado de Alagoas, buscando metodologias e fornecendo resultados para servir de referência para futuros diagnósticos no setor de metal mecânica. A indústria de transformação mecânica é essencial para o desenvolvimento econômico de qualquer região, fundamentalmente para o Estado de Alagoas que possui um dos piores produto interno bruto (PIB) do Brasil. A pesquisa consiste em fazer um levantamento bibliográfico traçando métodos eficientes para avaliar empresas do setor metal mecânico, um questionário será aplicado nas empresas selecionadas para pesquisa, gerando um banco de dados para análise. Como resultado esperado da pesquisa e análise será um perfil das empresas que trabalham com gerenciamento de projetos, além de material necessário para elaboração de um artigo científico.

 

Memória virtual do patrimônio edificado de Coruripe, Alagoas – Eixo temático da pesquisa Portal de Arquitetura Alagoana

 

Orientadora: Vanine Borges Amaral

       A proposta pretende identificar, registrar e divulgar, com fins de preservação da memória cultural de Coruripe, Alagoas, o seu patrimônio arquitetônico, munindo-se de Tecnologias da Informação e da Comunicação para a produção de dados e alimentação de um portal virtual. Trata-se de um novo eixo temático que corresponde à expansão para novas cidades da ação do Portal da Arquitetura Alagoana desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Representações do Lugar, da Universidade Federal de Alagoas que iniciou suas atividades pelos espaços construídos de Maceió, capital. Através de parceria com a proponente, a pesquisa propõe expandir-se para Coruripe, estudando bens culturais imóveis para disponibilização no sítio eletrônico dos desenhos técnicos, acompanhados de passeios virtuais, fotografias, informações históricas, técnicas e arquitetônicas de cada edificação. O material disponibilizado pode ser acessado por qualquer pessoa, contribuindo para promover o compartilhamento de dados de acervos iconográficos e textuais entre a população, bem como para estudantes e pesquisadores de que tenham como objeto de pesquisa edificações de interesse histórico e cultural. Ao utilizar as TICs para disponibilizar informações sobre estes bens, é possível fortalecer a sua importância no contexto da dinâmica urbana. A virtualização dessa memória edificada propõe um enriquecimento da experiência de usufruto patrimonial ao dar voz a dados que não poderiam ser acessados facilmente pela população em geral.

Bolsista: Clara Elys de Almeida Silva
Voluntário: Manoel Otacílio Muniz Santos
Título do projeto: CARACTERIZAÇÃO MICROESTUTURAL DA LIGA Al-Mg-Si SUBMETIDAS A DIFERENTES NÍVEIS DE DEFORMAÇÃO E PICO DE ENVELHECIMENTO PELO MÉTODO PLANEJAMENTO FATORIAL 2².
Período: de Agosto de 2018 a Julho de 2019.
Orientador: Dr. Thiago Figueiredo Azevedo
Bolsista: Michele Rayany Nascimento dos Santos
Voluntário: Wallisson Silva de Araújo

 

Resumo: Ligas de alumínio são bastantes versáteis pela sua leveza, ductilidade e tenacidade quando comparados aos aços. A manipulação de alguns elementos de ligas
adicionadas propositadamente nas ligas de Al é que dá a grande melhoria nas propriedades mecânicas, ductilidade e tenacidade. Tratamentos térmicos quando aplicados em condições ideais, tornam as ligas com propriedades ainda mais eficientes. A solubilização seguida de envelhecimento, conseguimos um aumento de resistência bem maior. Quando aplicamos a deformação a frio nessas ligas, seguida de envelhecimento, observamos zonas GP (Guinier-Preston) onde a precipitação da partícula de segunda fase se encontra incoerente com a matriz cristalina, causando ainda mais um aumento da resistência mecânica. Portanto, o objetivo deste estudo será a determinação do melhor tratamento térmico e nível de deformação a frio na Liga AA6351 tratável termicamente utilizando método planejamento fatorial 2² para observação deste efeito.



Título do projeto: ANÁLISE DE FALHA DE UM EIXO DE VIRABREQUIM MODELO MWM 229
Período: de Agosto de 2018 a Julho de 2019.
Orientador: Dr. Thiago Figueiredo Azevedo
Bolsista: Evandro Ramalho dos Santos

 

Resumo: Virabrequins são componentes mais importante no processo de combustão interna de motores, compressores, etc. A falha prematura desses componentes pode levar sérios danos e acidentes graves. A metodologia de análise de falhas busca causas que resultaram em falha de produtos ou componentes de engenharia, visando melhoria de novos produtos minimizando essas possíveis caudas de falha. As falhas podem ser classificadas em diferentes situações: projeto, material, processo de fabricação ou até mesmo uma operação inadequada. A simulação numérica é uma nova ferramenta que vem sendo utilizada nessas operações de verificação de falhas, auxiliando na previsão do comportamento dos equipamentos sendo atualmente aplicada para resolução de problemas mecânicos ou até mesmo antes que algum protótipo físico seja testado. Juntamente com a simulação, a análise de falhas é considerada uma ferramenta de otimização de projetos. Pensando nisso, o objetivo deste estudo será a realização da análise da falha de um eixo de virabrequim Modelo MWM 229 recebido para identificar a região de início e os micromecanismos de fratura. O virabrequim possui uma usinagem incorreta, e este erro é a suspeita de ter provocado uma mudança de seção que poderia atuar como concentrador de tensões e favorecer o início da falha. Uma simulação por elementos finitos também será utilizada para evidenciar o comportamento fidedigno do componente durante operação.



Título do projeto: Análise de Falha da ponta de eixo traseiro de uma carregadora de cana de açúcar.
Período: de Março a Julho de 2019.
Orientador: Dr. Thiago Figueiredo Azevedo
Voluntária:Simone da Silva Ramos

 

Resumo: Esse trabalho trata da análise de falha da ponta de eixo diferencial traseiro de uma carregadora de cana de açúcar que rompeu em pouco menos de três anos de serviço. Para a análise da fratura, foram realizadas macrografias da superfície de fratura, perfil de microdureza, e análises metalográficas. Também foi realizada simulação numérica do eixo estimando de maneira fidedigna os esforços externos sofridos durante utilização. Para esta simulação numérica foi realizado no regime linear elástico. Tanto a metalografia como a dureza foram obtidos de acordo com que o fabricante apresentou. A falha ocorreu por fadiga de alto ciclo que observamos vários pontos de nucleação a uma singularidade junto ao raio de curvatura do eixo. A simulação numérica foi possível quantificar as tensões e nos mostrou que esta singularidade na base do eixo foi o que ocasionou concentrações de tensão que por consequência a falha do componente.



Título do projeto: MICROFABRICAÇÃO 3D DE DISPOSITIVOS ÓPTICOS POR MEIO DE ESCRITA DIRETA  LASER
Período: de Agosto de 2018 a Julho de 2019.
Orientador: MSc. Jonathas Matias
Bolsista: Charlayne Hélio Pereira 
Voluntário: José Vinícius Moura

 

Resumo: As técnicas de microfabricação 3D por escrita direta laser abriram um amplo leque de oportunidades de pesquisa e implementação de modelos estruturais milhões de vezes menores que a unidade métrica. Em especial, a polimerização por dois fótons (TPP) se tornou possível com o advento e a popularização dos lasers de pulsos ultracurtos e seus efeitos não lineares espacialmente bem localizados, possibilitando a construção de complexas estruturas micrométricas com resoluções submicrométricas. Neste projeto, estamos propondo a utilização da técnica de polimerização por 2 fótons (TPP) para a construção de dispositivos micro-ópticos, como micro-lentes e micro-hologramas, capazes de controlar e manipular de maneira eficiente a distribuição de intensidade e fase do feixe óptico. O projeto será desenvolvido em colaboração com o Grupo de Óptica e Nanoscopia (GON) do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (IF/UFAL) que possui laboratórios de preparação, caracterização de amostras e microfabricação tridimensional especificamente dedicados ao desenvolvimento desta técnica inovadora e ímpar em nossa região.



Título do projeto: Desenvolvimento de Aplicativo para a Aplicação e Análise das Instalações Elétricas Residenciais quanto às exigências da NBR5410
Período: de Agosto de 2018 a Julho de 2019.
Nome do orientador: Esp. Wisnner Franklin dos Santos Silva
Nome do co-orientador: Alisson Werner Arruda de Arruda
Bolsista: Simone da Silva Ramos
Voluntário(a): Thaíse Millene de Souza Araújo

 

Resumo:A necessidade de automatizar processos atualmente é indispensável, principalmente quando há uma quantidade considerável de informações que precisam ser analisadas, verificadas e monitoradas. O desenvolvimento de aplicativos móveis tem sido o avanço dos últimos anos nessa área oferecendo eficácia, eficiência e efetividade, além de portabilidade e flexibilidade. O presente estudo tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo para automatizar o gerenciamento de informações, mostrando assim as diretrizes das instalações elétricas com base na NBR5410. Desenvolvido por meio de ferramentas de programação com base nos requisitos coletados, gerando resultados satisfatórios, tendo em vista que os usuários poderão verificar as informações e resultados. As instalações elétricas inadequadas aparecem como sendo uma das principais causas de incêndio no Brasil, conforme as estatísticas do Corpo de Bombeiros e, segundo um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre), 50% das residências com mais de 20 anos de idade não passaram por nenhum tipo de reforma nas instalações elétricas. Instalações elétricas possuem uma limitação de uso, seja pelo tempo de utilização (desgaste natural dos componentes) ou pela mudança dos hábitos e necessidades dos moradores que, com o passar dos anos, acabam agregando vários equipamentos ou aumentando potências de chuveiros sem sequer verificar a instalação elétrica. O estudo visa utilizar, como principal fonte de referência, a norma NB5410. Esta norma estabelece as condições que as instalações elétricas de baixa tensão devem satisfazer para garantir a segurança de pessoas e o funcionamento adequado da instalação.



Título do projeto: ESTUDO DA EVASÃO DISCENTE NO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS CAMPUS CORURIPE
Período: de Agosto de 2018 a Julho de 2019.
ORIENTADOR: MSc. BRUNO ANDRADE DE FREITAS
BOLSISTA: LORENNA KELLY
VOLUNTÁRIO: LAERTHE LUÍDE

 

RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo conhecer os principais fatores da evasão discente, no curso técnico de nível médio integrado em edificações do IFAL campus Coruripe, analisando o fenômeno em um curso recém-criado. A motivação deste estudo ocorreu pelo fato do curso fazer parte de uma política de expansão do ensino técnico ao extremo Sul do estado de Alagoas, no primeiro semestre de 2015. Como instrumento de aquisição de dados será elaborado um questionário composto por 17 perguntas objetivas e subjetivas separadas por etapas, com os objetivos de: conhecer o perfil do discente, as dificuldades discentes, e possíveis soluções. Também serão coletadas junto à coordenação do curso informações da quantidade de alunos ingressantes e atualmente matriculados, desde 2015 até 2018. Espera-se que esta pesquisa possa revelar as diversas causas e situações que estão atreladas ao processo de evasão escolar, as quais precisam ser identificadas, com o intuito de serem evitadas. Conhecendo-se as dificuldades dos alunos, é possível orientar os gestores do curso a dar ênfase na melhoria da infraestrutura, promover qualificação docente e atualizar o fluxograma das disciplinas para um caráter mais prático, se necessário.



Título do projeto: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO A DEFICIENTES INTELECTUAIS EM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Período: de Agosto de 2018 a Julho de 2019.
ORIENTADOR: DR. EUGÊNIO BASTOS DA COSTA
BOLSISTA: MARCOS VINÍCIUS DOS SANTOS 
VOLUNTÁRIO: JOÃO ANTÔNIO FERREIRA BARROS DE FRANÇA

 

Resumo: Atualmente, o Instituto Federal de Alagoas possui alunos com Deficiência Intelectual (DI) matriculados em seus cursos técnicos integrados. Aos alunos com deficiência deve ser oferecido o Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno escolar. No entanto, no campus Coruripe não oferece o AEE ao aluno DI matriculado no curso Técnico em Edificações (1ª Série). Embora exista uma comissão interna do NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, os desafios são muitos e transcende a boa vontade das equipes pedagógica, técnica, docente e administrativa. Portanto, são necessárias proposições inovadoras para contornar tais desafios. Vislumbra-se as benesses holísticas no âmbito da educação especial técnica acessível a todos. O objetivo deste projeto é desenvolver instrumentos didáticos pedagógicos para o AEE em conjunto com o aluno DI matriculado no curso técnico em Edificações do campus IFAL Coruripe. As atividades experimentais serão realizadas no laboratório de Materiais de Construção e Estruturas do próprio Campus. Desta forma, busca-se a permanência desse aluno DI no contraturno escolar como bolsistas/desenvolvedor de protótipos para a prática da educação especial no campo técnico do curso em Edificações. Espera-se que tais instrumentos possam auxiliar o ensino acessível das disciplinas do referido curso, além de integrar os professores para promoção do AEE.



Título:AVALIAÇÃO E DESEMPENHO DA UTILIZAÇÃO DO PÓ DE CONCHAS DE OSTRAS EM MATRIZ CIMENTÍCIA
Orientador: Esdras Jonathan Honorato Costa
Bolsista: Jackson Martins 
Voluntário: Antônio Ferreira de Carvalho Neto

 

Resumo: Alagoas é um dos maiores produtores de ostra do Brasil, no entanto, o descarte das conchas é realizado de forma inadequada, ocasionando impactos ambientais. A busca de alternativas para o uso das conchas é uma necessidade emergente e a sua utilização em matriz cimentícia é uma possibilidade viável. As conchas são constituídas principalmente de carbonato de cálcio, um dos produtos presentes na fabricação de cimento. Além do fator sustentável do uso das conchas na construção civil, há a possibilidade de agregar valor a um produto que, em sua maioria, é descartado na natureza. Este projeto tem como objetivo avaliar o desempenho mecânico do pó de conchas de ostras como agregado para argamassas e concretos. O pó utilizado nesse estudo será obtido através da trituração de conchas de ostras produzidas na região de Coruripe. Pretende-se demonstrar as semelhanças da granulometria do pó de concha com a do agregado miúdo utilizado em composto de matriz cimentícia; comparar a rigidez e resistência do composto cimentício convencional com os obtidos através da adição de pó de concha; verificar a porosidade e a absorção de água dos compostos obtidos neste projeto.
Título: ADITIVO PARA CONCRETO À BASE DE LIGNINA CONTIDA NO REJEITO DO COCO
Orientador: Esdras Jonathan Honorato Costa
Bolsista: Rayanny Maria Ferreira Alves
Voluntário: Lourivia Soares de Araújo

Resumo: A região Nordeste é a maior produtora de coco (Cocos nucifera) do país. Em nosso estado, segundo dados do IBGE, o município de Coruripe está liderando a produção anual desse fruto. A maior parte do produto é considerada rejeito, sendo subutilizada ou descartada no meio ambiente e gerando impactos ambientais e dificuldades no sistema de coleta de lixo da região, visto que o coco possui alta resistência à degradação
ambiental, pois demora em média 8 a 12 anos para se decompor. A casca do coco é rica em lignina e é considerada a fibra vegetal com o maio teor dessa substância. A indústria da construção civil utiliza aditivos à base de lignina no processo de produção de concretos especiais. Diante da abundância dessa substância no rejeito do coco, pretende-se obter um aditivo usando a casca do fruto. Tal procedimento se apresenta de forma sustentável, já que irá utiliza rejeitos que causariam impactos sócio-ambientais e não utilizaria aditivos sintéticos na indústria da construção civil. Para alcançar o objetivo proposto, será produzido aditivo através do pó da casca do coco e através de métodos de extração da lignina solúvel; em seguida, ensaios de qualidade serão realizados para aferir a usabilidade do produto. Após os ensaios, espera-se obter um aditivo com qualidade que proporcione o seu uso na construção civil de maneira sustentável e que garanta um custo adequado às construções da região.
Título: ANÁLISE DA PRECISÃO POSICIONAL DAS COORDENADAS DE VÉRTICES TIPO PONTO E TIPO VIRTUAL OBTIDAS A PARTIR DE UM VANT 
 Orientador(a) : Leopoldo Marcílio Gonçalves Souza
 Nomes do(a) bolsista e voluntário(a).
 Cícero Pereira de Andrade Neto
 Samuel Felipe da Silva Souza 
Resumo do projeto:
Este projeto tem como objetivo analisar a precisão posicional das coordenadas de vértices tipo ponto e tipo virtual obtidas a partir de aerofotogrametria. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) normatizou critérios para a validação do georreferenciamento de imóveis rurais através dessa metodologia e possibilitou a adoção de uma nova ferramenta para esse fim, a aplicação de veículos aéreos não tripulados (VANTs) dentre eles o drone. Apesar de normatizada, a recente aplicação dessa tecnologia abre uma infinidade de opções de equipamentos para a execução desse serviço e nesse novo modelo de trabalho será necessário avaliar algumas ferramentas disponíveis. A pesquisa será desenvolvida na área do Campus e serão implantados vértices do tipo marco, com coordenadas determinadas por receptores GNSS, e em seguida serão simulados vértices tipo ponto e tipo virtual para que seja possível realizar a determinação das coordenadas desses pontos. A obtenção das imagens aéreas se dará com o auxílio de um drone Dji Phanton 2 e a partir desse produto serão calculadas as coordenadas dos pontos simulados e será analisada a precisão posicional de acordo com os parâmetros estabelecidos pela norma do INCRA, legitimando a viabilidade da aplicação de drones para esse fim.
PROJETOS DE PESQUISA 2019-2020 CAMPUS IFAL CORURIPE: 


1. Orientador: Ewerton Roosewelt Bernardo da Silva
Título: Criação de um aplicativo para auxiliar no estudo de álgebra linear no ensino médio
Campus: Ifal campus Coruripe
Modalidade: PIBITI
Com bolsa: Sim / Ifal
bolsista: Thiago ribeiro da silva

Período de execução: de agosto de 2019 a junho de 2020.

 

Resumo:

 

O letramento matemático é indispensável aos processos educativos que têm por finalidade a formação de pessoas capazes de exercer plenamente sua cidadania. A escola contemporânea também não pode prescindir de tecnologias como a dos computadores e dos dispositivos eletrônicos móveis. Este projeto articula ambas necessidades com o objetivo de desenvolver um aplicativo para auxiliar processos de ensino-aprendizagem de matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares no Ensino Médio. Para tanto, pretende-se realizar pesquisa bibliográfica sobre o ensino desses tópicos da álgebra linear, definir o mínimo produto viável e o utilizar a linguagem Python para escrever o aplicativo. Com o fim da pesquisa, espera-se que seja registrado um programa de computador capaz de incrementar as aulas de matemática e os estudos individuais dos alunos sobre os conteúdos citados.



2. Orientador: Eugênio Bastos da Costa

Título: Miniforno à combustão para a produção de clínquer
Campus: Ifal campus Coruripe

Modalidade: PIBITI

Com Bolsa: SIM / IFAL

Bolsista: João Antônio Ferreira Barros de França

Voluntária: Maria Laysa Amaral

Período de execução: de agosto de 2019 a junho de 2020.

 

Resumo:

 

O clínquer é a matéria-prima base para a produção de cimentos hidráulicos. O clínquer Portland é produzido industrialmente em fornos rotativos na temperatura em torno de 1450°C. Em laboratório, a produção desse material possui uma série de limitações, pois geralmente são utilizados fornos elétricos de alta temperatura que possuem câmaras de queima pequenas, ou seja, consegue-se apenas a produção de uma reduzida quantidade de clínquer. Isso limita a realização de ensaios importantes com o cimento produzido. Outra limitação da produção de clinquer em laboratório com o auxílio de fornos elétricos deriva do material que constituem os cadinhos, recipientes onde os clinqueres são queimados. Esses cadinhos ainda sofrem um forte choque térmico, pois o clínquer precisa ser resfriado rapidamente para a estabilização dos compostos químicos formados em alta temperatura. Cadinhos de alumina podem simplesmente fundir a temleratura de 1450°C, o que pode ainda danificar a proteção refratária do forno. Cadinhos de platina seria o mais adequado, mas são extremamente caros. Adicionalmente, a instalação de fornos elétricos exige uma elevada demanda energética. Esse projeto objetiva desenvolver um forno de baixo custo a combustão para a produção de clínquer Portland em escala de bancada.


3. Orientador: Aléx Aguiar da Silva

Título: Construção de uma usina de médio porte para fabricação de biodiesel de óleo de fritura

Campus: Ifal campus Coruripe

Modalidade: PIBITI

Com bolsa imediata: Não

Voluntário(a): Fabrício Batista dos Santos

Voluntário(a): Gabriel dos Santos Cansanção

Período de execução: de agosto de 2019 a junho de 2020.

 

Resumo:

 

O crescente aumento da população atrelado ao crescente consumo de energia no mundo, vem trazendo consigo sérios problemas e danos ambientais severos e intensos. Atrelado a esse dramático cenário, o descarte incorreto de resíduos líquidos domiciliares, como óleos residuais, vem intensificando a agressão antropogênica ao meio ambiente. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo fabricar uma usina com capacidade de produção de 100L por batelada de biodiesel tendo como principal insumo a utilização de óleo residual, o que torna o projeto ainda mais atrativo, tendo em vista que o descarte desse resíduo líquido de forma indevida tem um elevado potencial de poluição do meio ambiente, além de ser um projeto inovador no estado de Alagoas, tendo em vista que o mesmo consta apenas com unidades experimentais de baixa escala de produção. A usina será composta por tanques reatores em polipropileno com capacidade de 100L, constará de motores elétricos para bombeamento e um sistema básico de automação com sensoriamento de temperatura e bombeamento dos produtos através de tubulações. Ao fim deste trabalho, pretende-se obter essa usina de médio porte e testar a fabricação desse biocombustível, a saber, o biodiesel de óleo de fritura. 

4. Orientador: José Diôgo Barbosa de Almeida

Título: Estudo da substituição de agregado por casca de maçunim na produção de concreto permeável

Campus: IFAL Campus Coruripe

Modalidade: PIBITI

Com Bolsa Imediata: NÃO

Voluntário(a): Elyson Vander dos Santos

Voluntário(a): Wanderson Ferreira da Silva

Período de execução: de agosto de 2019 a junho de 2020.

 

Resumo:

 

O consumo de recursos naturais pela indústria da construção civil tem uma importante representação. Além disso, a construção civil é responsável por grande geração de resíduos que levam a um maior impacto ambiental. Desta forma, torna-se de fundamental importância o planejamento do consumo dos bens naturais não-renováveis, além do gerenciamento dos resíduos, da reutilização e incorporação dos mesmos no processo de fabricação de novos materiais. O trabalho em questão consiste no estudo das características e propriedades tecnológicas do concreto permeável, formulado a partir da mistura de cimento Portland, cascas de Maçunim (Tivela mactroides) e agregado graúdo. Essa substituição tem o objetivo de melhorar o desempenho do concreto permeável, diminuindo seu custo e dando uma nova vida para o resíduo. A proposta é utilizar o cimento CPIIZ-32, cascas de maçunim, gerados em Coruripe-AL e adjacências e outros agregados. A avaliação dos corpos de prova será realizada a partir de ensaios de compressão simples e flexão, permeabilidade, taxa de infiltração e MEV de superfície fraturada, além da caracterização das matérias primas. A expectativa com relação aos resultados experimentais é conseguir comprovar a eficiência e o elevado potencial de utilização do resíduo de maçunim, tornando o concreto com uma maior resistência à compressão, permeabilidade e taxa de infiltração condizentes com o especificado pelas normas brasileiras.

5. Orientador: Ewerton Roosewelt Bernardo da Silva

Título: o ensino de logarítmos nos livros didáticos contemporâneos e a metodologia de ensino por investigação matemática

Campus: Ifal campus Coruripe

Modalidade: PIBIC

Com bolsa: Sim / Ifal

Bolsista: Íris Maria Ferreira dos Santos

Período de execução: de agosto de 2019 a junho de 2020.

 

Resumo:

 

Segundo as diretrizes atuais para o ensino de matemática, é esperado considerar a faceta investigativa da matemática na sala de aula. Esta pesquisa pretende descobrir se, e como, isso está presente nos livros didáticos contemporâneos para o ensino de logaritmos e função logarítmica, um conhecimento matemático com diversas aplicações no cotidiano e essencial para a compreensão do mundo. Para tanto, pretende-se realizar pesquisas bibliográficas sobre o tema e análise de livro didáticos. Como resultados, espera-se discutir as metodologias adotadas pelos autores desses livros e propor uma sequência didática para logaritmos segundo a metodologia de ensino por investigação.

6. Orientador: Esdras Jonathan Honorato Costa

Título: Estudo das propriedades mecânica do concreto com adição da casca do coco

Campus: Ifal campus Coruripe

Modalidade: PIBIC

Com bolsa imediata: Não

Voluntário(a): Cicero Pereira de Andrade Neto

Período de execução: de agosto de 2019 a junho de 2020.

 

Resumo:

 

Alagoas se apresenta como um forte produtor de coco, maior parte dessa produção está concentrada na região do município de Coruripe. Maior parte desse fruto é subutilizada e descartada no meio ambiente gerando impactos ambientais. Uma alternativa ao uso da casca do coco, maior parte do fruto, é utilizá-la como adição no concreto, devido ao alto teor de lignina que a casca tem. Entretanto outros elementos constituintes na casca podem ser prejudiciais ao concreto, como por exemplo, celulose e hemicelulose. Nesse caso deve-se produzir a cinza da casca do coco em uma temperatura em que haja degradação de elementos prejudiciais e conserve elementos que atuem diretamente no processo de hidratação do concreto. Outro ponto importante a ser analisado é a quantidade ideal dessa cinza afim de que atue diretamente nas propriedades mecânicas do concreto.