Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Webrádio Fala, Ifal! é o mais recente produto educacional do mestrado Profept

Webrádio Fala, Ifal! é o mais recente produto educacional do mestrado Profept

Essa foi a nona dissertação da turma Profept/Ifal iniciada no segundo semestre de 2018

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 23/07/2020 14h56, última modificação: 12/11/2020 09h59
Exibir carrossel de imagens arquivo pessoal Produto educacional do mestrado Profept foi apresentado pela jornalista Gabriela Rodrigues

A nona defesa de dissertação do mestrado em Educação Profissional ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) ocorreu na tarde de quarta-feira (22) e foi apresentada pela jornalista Gabriela Rodrigues, servidora do campus Maceió que expôs o produto educacional Fala, Ifal! A Sua Webrádio Em Educação Profissional. Gabriela integra a primeira turma da pós-graduação iniciada em 2018 no Campus Benedito Bentes.O mestrado é ofertado pela rede federal de educação profissional e tecnológica e a unidade de ensino da parte alta de Maceió  funcionada como um dos polos nacionais. a defesa foi acompanhada pelo reitor do Ifal, Carlos Guedes.
O produto educacional consiste em um canal de podcast instalado na plataforma digital YouTube como uma proposta educomunicativa de construir vínculos colaborativos entre a comunidade acadêmica do campus Maceió. Segundo a pesquisadora, o projeto teve como motivação técnica a integração entre pensar e fazer.
A pesquisa foi iniciada após revisão de literatura sobre a proposta como aporte teórico, seguido por uma pesquisa-ação para verificar os interesses e as produções acadêmicas do campus Maceió. ”Aplicamos questionários tendo como sujeitos participantes onze docentes pesquisadores, oito estudantes, três gestores e quatro profissionais da área de Comunicação para avaliação”, explicou a autora.
Sob orientação da professora Rossana Viana Gaia, a pesquisa foi realizada com alunos e professores de turmas do Ensino Médio Integrado, além de gestores do campus Maceió, que manifestaram seus temas de interesse e sugeriram pautas para os podcast. Ao final da apresentação, Gabriela Rodrigues mostrou as reportagens temáticas publicadas no Fala, Ifal!

A banca examinadora foi composta pela professora Magnólia Rejane Santos (Ufal), Fábio Francisco de Almeida Castilho e Rossana Gaia, ambos do Ifal.
Para a professora Magnólia Rejane, o trabalho desperta para o mundo da ciência ao viabilizar e discutir a educomunicação. A docente apresentou algumas sugestões para o produto educacional, entre essas, a definição de uma linha editorial. O professor Fábio Castilho disse ter gostado do produto e da dissertação por tratarem de temas que agradam e atendem a comunidade acadêmica.

Acompanhe o Fala, Ifal!

Acompanhe-nos no Instagram: @ifal.maceio

No Facebook: IFAL - Campus Maceió

No YouTube:  Webradio Fala, Ifal!

registrado em: ,