Você está aqui: Página Inicial > Campus > Benedito Bentes > Notícias > Mulheres e crianças recebem orientações dos estudantes do curso técnico em Enfermagem

Alunas e alunos das disciplinas Saúde do Adulto, da Mulher e da Criança transmitem a esse público os procedimentos de prevenção da saúde

por Gerônimo Vicente Santos publicado: 02/05/2022 09h35, última modificação: 03/05/2022 08h10
Exibir carrossel de imagens Gerônimo Vicente Santos Mulheres da comunidade Selma Bandeira recebemn orientações dos estudantes do Campus Benedito bentes sobre Saúde da Mulher e Violência Psicológica.

Conduzir a teoria até onde ela  possa ser praticada se constitui em uma das atividades  dos estudantes  do curso técnico subsequente em Enfermagem do campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Desde o início do curso, em 2018, que as ações no âmbito comunitário têm aproximado o corpo discente da unidade de ensino  e os moradores circunvizinhos, por intermédio  das parcerias com os postos de atendimentos à população nas áreas de saúde e de assistência social. Na semana anterior, mais uma iniciativa deste porte ocorreu no campus, desta vez, envolvendo estudantes do 4º e 2º períodos das disciplinas de Saúde do Adulto, Saúde da Criança e Saúde da Mulher e o público específico, sob a orientação das docentes Patrícia Florência, Paulyanne Araújo e Virgínia Santana que ministram estes  componentes curriculares.

As atividades reuniram as crianças, homens e mulheres do Serviço de Convivência do Centro de Referência deCrianças recebem orientações dos (as) estudantes  do curso técnico em Enfermagem ( Gerônimo Vicente Santos) Assistência Social (Cras) do conjunto habitacional Selma Bandeira, localizado no bairro Benedito Bentes. Aos menores foram transmitidas orientações sobre  comportamento na relação entre eles e com os adultos. Para isso, foram apresentadas dinâmicas sobre as partes do corpo, sobre o combate ao bullying, e ainda  sobre a forma correta de troca de informações na hora de se comunicar.

Em outra sala, adultos, a maioria formada por mulheres da comunidade,  receberam orientações  dos estudantes sobre violência psicológica, saúde da mulher e violência moral.Algumas das participantes interagiram durante o encontro ao narrar casos ocorridos no local onde moram e relataram quais foram os procedimentos adotados.

A professora Patrícia Florêncio explicou que o momento é de interrelacionamento entre essas disciplinas do curso, por intermédio desses encontros entre os estudantes e  a comunidade atendida, e que  tem apresentado resultados satisfatórios. “A parceria já está consolidada e, periodicamente, trazemos  a comunidade para os campus ou fazemos a ação vice-versa, vamos até a ela, transmitindo ações preventivas na área da saúde e de outras com enfoque social”, afirmou a docente.

As visitas prosseguem nos dias 13 de maio e 10 de junho  com mais atividades na instituição de ensino.