Notícias
Beneficiárias do Cras Selma Bandeira recebem informações sobre a saúde do idoso em visita ao campus
Estudantes transmitem ao público informações sobre saúde auditiva, ocular e sensorial, além de aferição de pressão arterial e glicemia
Participantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) visitam o Ifal Benedito Bentes e receberam oirientações sobre saúde preventiva.
A fase envelhecimento humano tem sido uma preocupação frequente nas ações extensivas do campus Benedito Bentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) junto à comunidade do bairro mais populoso de Maceió. A parceria, que já dura três anos, entre a unidade de ensino do instituto e o Centro de Referência de Assistência Social, (Cras) Selma Bandeira proporcionou na manhã de sexta-feira (8), mais um encontro entre cerca de 50 alunos, do 1º ao 5º períodos do curso técnico em Enfermagem com esse público estimado em 20 pessoas com idade acima dos 60 anos.
A atividade ocorreu no ginásio de esportes do campus, ocasião em que várias ações foram realizadas e que terão efeitos na saúde preventiva dos beneficiários. Os alunos foram divididos em equipes e transmitiram aos participantes informações sobre a saúde auditiva, paladar, ocular e sensorial. Além dessas atividades, a atenção a esse segmento social se voltou para a aferição de pressão arterial e exames de glicemia (verificação da quantidade de açúcar no sangue) edinâmica sobre a coordenação dos sentidos.
“É uma parceria, onde os nossos alunos utilizam as instalações do Cras para aulas práticas e nós retribuímos com essas atividades, trazendo o pessoal do Cras até o campus. Então, tanto os alunos quanto os beneficiários do Cras, aproveitem o campus, pois ele é pensado para vocês”, disse o diretor-geral do Campus Benedito Bentes, Alexandre Bonfim.
A professora do curso técnico em Enfermagem, Paulyanne Magalhães explicou que a atividade de sexta-feira foi um exercício de integração, entre o Ifal e o Cras Selma Bandeira, focada na saúde do idoso e que vem ajudando a comunidade do Benedito Bentes. “ Os alunos do curso aprendem desde o início da formação a trabalhar com a coletividade e a atenção voltada à sociedade. Assim temos que manter e fortalecer esses momentos de educação continuada com esse público”, explicou a docente.
Para a coordenadora do Cras Selma Bandeira, a coordenadora do Cras, Ana Lúcia Nogueira declarou que “a parceria com o Ifal é importante para trocarmos ideias sobre os equipamentos que existem no Benedito Bentes para valorizar e deixar para os filhos e para os netos também valorizarem".
A aposentada Maria das Dores, 62 anos, em depoimento ao site da Secretaria Municipal de Ação Social (Semas) declarou que o Cras Selma Bandeira supriu a ausência da família em seu dia a dia.“Eu quero dizer que o Cras representa, para mim, uma família. Eu que não tenho mais pai nem mãe, me vi em um momento muito triste da minha vida, mas a equipe do Selma Bandeira me acolheu como minha família”.
Também no mesmo veículo de comunicação oficial da Semas, a estudante de enfermagem, Lívia Maria, 22 anos, explicou que ”ao executar essa atividade, nossa turma pensou de coração, como se fossem nossos pais e avós, e foi algo muito gratificante para todos nós. Também foi muito emocionante, pois alguns colegas perderam entes queridos durante a pandemia e trataram o dia de hoje com muita seriedade para cuidar desse público", ressaltou a aluna.
O Campus Benedito Bentes dará sequência, ainda este mês, às atividades e, no dia 27 próximo será a vez de mulheres e crianças do Serviço de Convivência visitarem a unidade do Ifal. As visitas prosseguem nos dias 13 de maio e 10 de junho, quando estes grupos vão participar de atividades na instituição.