Notícias
Do Norte ao Sudeste: estudantes e docentes representam o Ifal Arapiraca em eventos nacionais
Comitivas estiveram no Connepi 2024 e na fase final da Olimpíada Nacional de História do Brasil
De Belém - PA a Campinas - SP, nos últimas dias, estudantes e docentes do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca levaram os conhecimentos adquiridos na instituição para serem mostrados Brasil afora.
Nos dias 24 e 25 de agosto, as estudantes Anny Beatriz de Oliveira, Maria Vitória Correia de Farias e Emilly Mayara Brito dos Santos e o docente José Carlos Pessôa participaram da fase final da Olimpíada Nacional de História do Brasil - ONHB.
Já no período de 27 a 29 de agosto, os/as discentes Júlio César Dos Santos Oliveira, Vinícius Alves Pacheco, Carlos Eduardo Pinheiro e Anne Karolyne Caetano e a professora Renata Pereira expuseram cinco trabalhos científicos desenvolvidos no campus para o público do 14º Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação - Connepi.
Campus Arapiraca no Norte
No Connepi 2024, os/as representantes do Agreste alagoano integraram uma comitiva de cerca de 70 pessoas do Ifal presentes no evento. As iniciativas apresentadas por eles, em formato banner, foram:
- Sistema embarcado de baixo custo para irrigação automatizada e monitoramento remoto aplicado à horticultura familiar - Júlio César dos Santos Oliveira; saiba mais aqui.
- Plataforma web para publicização dos dados de geração fotovoltaica e do consumo de energia elétrica do ifal - Vinícius Alves Pacheco; saiba mais aqui.
- Inspeção termográfica de usinas fotovoltaicas através de análise de imagens com drone e inteligência artificial - Carlos Eduardo Pinheiro; saiba mais aqui.
- Desenvolvimento de máquina de reaproveitamento de garrafas pet para produção de filamento sustentável e de baixo custo para impressão 3d - Anne Karolyne Caetano; saiba mais aqui.
- Desenvolvimento e aplicação de realidade aumentada para ensino e inovação em saúde - Renata Pereira; saiba mais aqui.
Além disso, a docente do Ifal Arapiraca ministrou palestra, em parceria com chefe de gabinete da Reitoria, Zoroastro Neto, sobre os desafios, conexões e possibilidades da expansão dos Institutos Federais na era da Inteligência Artificial.
Para o estudante Júlio César, a vivência no evento pode ser definida como incrível e inspiradora. "Eu obtive novos conhecimentos e experiências que levarei para a minha vida toda, tanto ao apresentar meu projeto (o que eu desenvolvi e aprendi no decorrer do projeto), quanto ao observar e assistir a apresentação dos projetos de meus colegas de outros institutos, de outras cidades, de diversas áreas", afirmou.
Campus Arapiraca no Sudeste
A equipe classificada para a final da 16ª ONHB participou presencialmente da última etapa da competição, organizada pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, mas não obteve premiação.
No entanto, o docente responsável por orientar e acompanhar o grupo ressaltou que ter concorrido com mais de 30 mil equipes inscritas na Olimpíada e estar entre as 340 selecionadas para a fase final já foi "uma importante vitória".
"Foi muito bom, nós conhecemos museus, visitamos a cidade e pudemos conversar com várias pessoas de estados diferentes no dia da prova", complementou a discente Anny Beatriz, entusiasmada com a experiência de ter viajado mais de 2.300 km de distância graças aos aprendizados em sala de aula.